Pular para o conteúdo principal

Poema: Apaixonado!

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui! Vem conferir! POEMA: APAIXONADO! Eu mentiria se dissesse que não sou apaixonado por você. Mentiria se negasse que meu olhar brilha ao se deparar com o seu.  Que meu sorriso não brota no cantinho, meio tímido e receoso. Mas que quando você sorri de volta com esse seu riso contido e o mesmo brilho no olhar, uma onda gigante de sensações gostosas me faz não querer mais parar de sorrir. Eu mentiria se dissesse que sua presença não mexe comigo. Mentiria se jurasse que não te procuro por onde vou, que por acaso não penso em me deparar contigo em algum canto. Pois, te procuro até mesmo do meu lado da cama sabendo que não está. Eu mentiria se dissesse que seu abraço não é conforto. Porque não há lugar mais confortável para estar que nos seus braços. Mentiria se negasse que o mundo facilmente poderia terminar se as suas mãos não estivessem a me guardar em você. Eu mentiria se dissesse que seu beijo nã...

Resenha: Extraordinário

Extraordinário
ANO DE LANÇAMENTO: 2013
AUTOR:  R.J. Palacio
EDITORA: Intrínseca
NÚMERO DE PÁGINAS: 320
CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★♦




Sinopse:
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. 
R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade. Um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.



Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.



Assim que vi pela primeira vez a sinopse do livro, fiquei com vontade de lê-lo. Parecia ser uma daquelas estórias que emocionam e ficam guardadas no coração para sempre. Confesso que, após a leitura, descobri que estava errado. O livro é muito, muito mais do que isso. É uma lição de vida, de amor e de humanidade.
O livro Extraordinário conta a vida de August Pullman, Auggie para os íntimos. Ele nasceu com uma doença de origem genética rara, o que atrapalhou grandemente a formação “normal” de sua face. Desde criança, Auggie foi submetido a diversas cirurgias com o intuito de melhorar sua aparência e sua qualidade de vida.
Por conta das cirurgias, Auggie nunca havia frequentado uma escola tradicional antes, suas aulas eram ministradas por sua mãe em sua própria casa. Porém, chega a hora de que o nosso pequeno Auggie terá que enfrentar a escola, o temido quinto ano. Se começar em um colégio novo é barra pesada, imagine tendo uma séria deformidade facial... Realmente a vida iria ser difícil para o protagonista.
Nessa nova fase, o maior desafio de Auggie não é ter boas notas, é provar para todos que, apesar de sua aparência, ele era uma criança normal. Com obstáculos quase intransponíveis pela frente, Auggie terá que enfrentar o preconceito, a dor, a humilhação e, principalmente, a rejeição.
O livro é tão emocionante e extraordinário, me perdoem o trocadilho, que chega ser difícil de resenhar. Me desculpem se a resenha não ficar tão boa. Com uma narração em primeira pessoa, nos é permitido ver o mundo pelos olhos de Auggie, sentir a sua dor, entender a sua felicidade e sua amargura, assim como seus desafios.
Auggie é um garoto tímido e indefeso no começo do livro, mas cresce de uma maneira surpreendente no transcorrer da obra. No fim do livro, olhamos para ele e vemos outro garoto, um verdadeiro homenzinho forte e que aceita a sua missão de desbravar o mundo. Ele sabe que será difícil, mas mesmo assim não desiste.
O livro está repleto de personagens maravilhosos. Além de Auggie, o livro também é narrado por Via, irmã de August, Summer e Jack, amigos de colégio do protagonista, Justin, namorado de Via, e, por fim, Miranda, amiga de Via. Todos eles nos emocionam fortemente.
Dos personagens citados anteriormente, Via é a que mais me prendeu. Não porque ela seja a mais bem construída, porque todos os são, mas por seus medos e anseios. Vemos nela a dor de ter um irmão com problemas faciais, os preconceitos e estigmas que ela carrega. Nela encontramos uma batalha interna que acontece com todos, o que gera uma reflexão profunda.
R. J. Palacio criou um livro sem igual, onde as emoções fluem a cada página. Não há grandes reviravoltas, mas elas são dispensáveis quando as palavras são constituídas de amor, afeto, carinho e superação. Extraordinário é um livro para que cada um tenha vários exemplares: um para colocar na estante, outro para ler constantemente e diversos outros para presentear a quem se ama de verdade. Ou se preferir no Kindle.
Sem dúvidas, é um livro indicado para todos: crianças, adultos, adolescentes, idosos. Leia para todos que puder, pois é uma leitura para o mundo ler. Certamente, você não vai se arrepender. Em resumo, Extraordinário é uma leitura que marca aquele que o lê. E o livro é maravilhosamente uma lição de vida para qualquer leitor. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Oi
    eu adoro esse livro, sempre recomendo a leitura dele, emocionante e também é um aprendizado, que bom que gostou de ler e se emocionar com ele.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! O livro é maravilhoso, é impossível não gostar de lê-lo. Abraço!

      Excluir
  2. Oie, tudo bem?
    Amo demais esse livro, emocionante, uma história que conquista!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felipe vou bem e você? O livro é emocionante. Abraço!

      Excluir
  3. Olá, Luciano.
    Esse livro entrou para os melhores livros que li na minha vida. E olha que relutei em ler, mas acredito que li ele na época certa. E pretendo reler porque a mensagem que o livro passa é tão linda que será um prazer reler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! O livro é espetacular. Espero que você o releia em breve. Abraço!

      Excluir
  4. Ahhh! Tenho vontade de ler esse livro. Assisti ao filme e gostei bastante. Parabéns pela resenha tão bem escrita.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! Quando puder leia este livro, pois é simplesmente espetacular. Que bom que a resenha lhe agradou. Bom fim de semana. Abraço!

      Excluir
  5. Oi, Fabiano! Este livro aqui é perfeito. Espero que você o leia em breve. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Ouvi falar muito bem sobre o filme, que ainda não cheguei a assistir. O livro deve ser tão tocante quanto, ainda mais sendo narrado em primeira pessoa.
    Sua resenha me causou forte interesse. Vou procurar o livro!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maju! Não deixe de ler este livro, pois é muito tocante. É uma lição de vida para o leitor. Uma obra espetacular. Abraço!

      Excluir
  7. Muitas pessoas me indicaram e ainda pretendo ler. O livro parece emocionante e rápido de, além de ter uma história que até eu que não li, já acho incrível.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyane! A obra é espetacular, quando puder leia-o. O livro irá te emocionar por completo. Abraço!

      Excluir
  8. Amo de mais essa história. Tanto o livro como o filme são incríveis de mais. Sempre choro nessa narrativa.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Luciano,
    Esse livro merece ser exaltado eternamente! Já o li há alguns anos atrás e foi muito marcante! Recomendo a todo mundo!

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu vi o filme logo que estreou e me apaixonei pela história. Imagino que o livro seja mais cativante ainda. É aquela história que a gente termina com aquele quentinho no coração, fora as lições que o Augie dá, que são sensacionais, que deixam qualquer adulto de queixo caído com a sabedoria de uma criança. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  11. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Eu morro de vontade de ler esse livro e ainda não li por pura enrolação mesmo porque minha irmã tem. E pela sua resenha essa história realmente te cativou e te deu valiosas lições, tentarei ler ainda esse ano.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Quando puder leia-o. Você irá amar o livro. Beijo!

      Excluir
  12. Oi Luciano, tudo bem?
    Não poderia concordar mais a respeito desse livro! Você tem total razão, quando uma história é bem construída e com uma linda mensagem, reviravoltas nem fazem falta. E como você, também me envolvi mais com Via. Os dilemas dela a tornam completamente humana e real. Ótima resenha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? O livro é perfeito. Que bom que gostou da resenha. Beijo!

      Excluir
  13. Penso que livro e filme sejam daquele estilo que "todos deveriam ler e ver ao menos uma vida na vida"!
    Necessários sim, para nos trazer ao menos, um pouquinho de empatia, coisa que hoje em dia, anda tão mínima!
    Adorei sua resenha e é bom ler que há um lado sensível aí rs
    Beijo, Luciano!

    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela! O livro é maravilhoso, a lição que Augie passa é tocante. Que bom que a resenha lhe agradou. Beijo!

      Excluir
  14. Li esse livro quando ele foi lançado aqui (recebi da editora), depois li em inglês também.
    Acho a história maravilhosa e o trabalho de tradução da intrínseca impecável (ainda mais, pq a vó deles é brasileira, mas no original fala um português mais próximo do de Portugal. A tradução fez adaptações necessárias quanto a isso).
    Amo essa história e indico para todo mundo!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Este livro é maravilhoso, fica até difícil resenhá-lo, pois sua grandiosidade é tamanha que fica complicado traduzir em palavras. É um livro que todo mundo deveria ler. Beijo!

      Excluir
  15. Ahhh, deve ser uma leitura muito emocionante! Não tenho o livro, mas tem o filme em pelo menos 2 dos streaming que assino. Vou assistir!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen! Assista o filme. Com relação ao livro, a obra é muito emocionante. O livro é perfeito. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog