Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Vidas Secas

Livro: Vidas Secas
Editora: Record
Autor: Graciliano Ramos


Sinopse:
O que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e paradoxalmente a ligação telúrica, afetiva, que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e um futuro. Apesar desse sentimento de transbordante solidariedade e compaixão com que a narrativa acompanha a miúda saga do vaqueiro Fabiano e sua gente, o autor contou: "Procurei auscultar a alma do ser rude e quase primitivo que mora na zona mais recuada do sertão... os meus personagens são quase selvagens.



Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


“A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer”, afirmava Graciliano Ramos. Em "Vidas Secas", encontramos essa premissa levada ao máximo, gerando uma obra enxuta, seca, como as vidas, como o Sertão. As palavras são feitas para dizer, assim como a vida é feita para viver. Porém, o que é viver? Há vida em meio à seca?
Nesta obra, acompanhamos a vida de Fabiano, que, juntamente como a sua família, perambula pelo Sertão em busca de uma qualidade de vida melhor. A seca se reflete em sua alma e na vida de sua família; magros, com fome, com cansaço, com dor. Ao encontrarem um abrigo, a felicidade aparece, ou melhor, um entusiasmo momentâneo. Afinal, a felicidade parece já ter mudado para outras bandas, onde a chuva a rega.
Estabelecendo uma nova moradia, somos levados a conhecer um pouco mais do cotidiano dessa família: Fabiano, o bicho-homem, forte e decidido, querendo um pouco mais para os seus e cuidar dos bichos para ganhar dinheiro; Sinha Vitória, uma esposa respeitável, que sonha em ter uma cama confortável para repousar à noite; os dois filhos, o mais velho e o mais novo, com sua sede de conhecimento, com o medo das pancadas, com a dor de só ver morte ao redor; e Baleia, a cadela que derrete corações, sendo valorosa.
Através desses personagens, gente comum, sofrida, encontramos a vívida imagem da desigualdade social, da dor, da vida à margem, da seca que devora tudo e da enchente que tudo devora. A educação e a saúde são inexistentes; vemos também o governo e a polícia que só aparecem para agredir e cobrar impostos. Uma vida de cão, mas uma vida tão parecida com a de milhares de brasileiros.
Com uma linguagem simples, direta, ressequida como o chão que Fabiano pisa, Graciliano vai esfregando na face do leitor a realidade social do Brasil; o tom da obra é reflexivo, levando-nos a imaginar as dificuldades passadas e analisar o que mudou desde os anos 30 no Brasil. O olhar mais psicológico também é abordado, apresentando os dilemas dos protagonistas, as suas ansiedades e suas dores, sem deixar, é claro, de dar também o foco necessário no ambiente que cerca Fabiano e a sua família.
A tentativa de entender o mundo a sua volta, porém, não é apenas do leitor, mas também de Fabiano. Por muitas vezes ele se questiona porque o mundo é desta forma, repleta de gente explorada, agredida; repleta de morte e dor. Por que o governo, omisso, só aparece para comer-lhe as economias? Se ele cria o porco, cuida, alimenta, sustenta, não faz sentido, na hora da venda, der que perder parte do porco para as autoridades. É melhor não criar porco, essa é a conclusão do protagonista, já que o pouco que se tem, que se luta, é roubado.
A obra "Vidas Secas" é única porque, enquanto a literatura se ocupa da construção, seja do arco narrativo, seja dos personagens e da sua história, Graciliano Ramos se ocupa da desconstrução, do homem, da vida, da realidade. O mundo vai desabando lentamente, assim como a vida em sociedade. O único elemento que parece se construir, página a página, é a angústia da família.
Vidas Secas é uma obra densa em sua simplicidade. A escrita é leve, direta, fácil. Porém, quando se atenta aos detalhes, às entrelinhas, encontramos um dos livros mais importantes e reflexivos da literatura brasileira. Não é sem motivo que, através dessa obra, Graciliano tenha se imortalizado. O triste é perceber que, talvez, a sua análise seja sempre viva, pois a realidade degradante do Brasil também parece imortal.
Em resumo, "Vidas Secas" é uma obra simples, mas densa; de aparente facilidade, mas complexa nas entrelinhas; é uma análise social crível, forte. Esta é uma obra obrigatória para todo leitor brasileiro, não por se tratar de um clássico, mas por se tratar de nós, das nossas vidas secas e angústias. Recomendo. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!


Comentários

  1. Vidas Secas é um dos meus livros preferidos da literatura nacional
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felipe! É um dos melhores da nossa querida literatura brasileira.

      Excluir
  2. Olá...
    Amei encontrar esse livro por aqui, por que ele é muuuuuito importante pra mim! Sabe, de certa forma, foi VIDAS SECAS que me colocou nesse mundo da leitura e foi também o primeiro livro que me fez chorar.... eu não aguentei ler sobre a morte de Baleia, dá vontade de chorar só de lembrar!
    Enfim, me falta palavras pra falar sobre esse livro, mas, saiba que ele é muito, muito especial pra mim!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane! É um livro muito rico, e também bastante carregado de dramaticidade. A morte de baleia foi bastante chocante. Beijo!

      Excluir
  3. Com certeza uma daquelas leituras que tem que ser feita com calma e prestando atenção em toda mensagem que quer passar.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Uma excelente leitura da literatura nacional!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Com certeza gostei da resenha. Inclusive isso me lembrou que preciso ler este clássico.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Não deixe de o ler, certeza de que vais gostar da experiência. Beijos!

      Excluir
  6. Oi Luciano, tudo bem?
    Estudei sobre essa obra nas aulas de literatura e, apesar de não tê-la lido, sempre achei muito triste sua ambientação e a trama (afinal, quem não lembra da morte da Baleia?). Parece um daqueles livros que expõe com veracidade como é a realidade de um povo que ainda hoje sofre muito no Brasil.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! O livro narra em detalhes grande parte da realidade do sofrimento de um povo "esquecido". Beijos!

      Excluir
  7. Olá, Luciano.
    Eu fiquei curiosa com esse livro depois de ver ele sendo citado na novela da sete. Mas fico com medo de ler e achar chato. Não sou muito fã de clássicos porque era obrigada a ler na escola hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil! Recomendo a leitura. O livro não é chato, se você o ler e não gostar, é porque você não gosta de ler clássicos. Mas o livro vale a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Eu amo demais esse livro.
    Primeiro vi o filme com minha irmã e minha mãe, depois achei o livro em um sebo e o li, amo os dois. Meu coração ficou tão apertado em ambos, e espero que Baleia tenha acordado em um mundo cheio de preás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! O livro é muito bom, o filme também, mas eu particularmente prefiro o livro.

      Excluir
  10. Li esse livro no meu ensino médio. É incrível a crítica social que o autor realiza.

    O JJ está em Hiatus de verão de 17 de janeiro à 2 de março. Nesse período acompanharemos e comentaremos os blogs de vocês.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! O livro é incrível mesmo. Tenha um bom hiatus de verão. Até mais!

      Excluir
  11. Olá Luciano,

    Goto demais dos clássicos e esse é um dos meus favoritos, ainda não resenhei ele no blog, mas futuramente postarei uma resenha dele.

    Abraço.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marco! Eu também adoro ler livros clássicos. Leia-o e resenhe, pois o livro é excelente. Abraço!

      Excluir
  12. AAAH! Eu amo muito esse livro, do início ao fim, do fim ao início. Amo muito a forma como Graciliano escreve. Li uma vez no 8° ano do Ensino Fundamental e outro no 1° ano do Ensino Médio. Indico muito a leitura!

    Abraços e obrigado pela dica!

    Victor Wallace - Wall's Books
    https://wallsbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Se eu gostei? Eu amei essa resenha! Como assim você leu? A quantidade de páginas me assusta um pouco, sempre tive receio de o ler por isso, mas uma hora ou outra vou ser obrigada a ler haha Eu amei sua análise, suas palavras foram direto no ponto, suas críticas, caramba, nem sei como dizer, mas espero que me entenda: Você conseguiu me impactar de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa! Fico feliz em saber que você gostou da resenha, espero que você o leia, pois o livro é maravilhoso. Abraço!

      Excluir
  14. Um dos meus livros preferidos da literatura brasileira. A primeira vez que tive contato com Graciliano foi ainda na escola. Lembro até hoje, e nesse exato momento encontro-me saudosista. Que delícia de escrita, que história!
    Obrigado por resenhar essa obra-prima do nosso pais que representa tão bem as vidas desafortunadas e tão icônicas do nosso nordeste.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Léo! Este clássico nacional é sem dúvida um dos melhores. O livro narra muito bem as vidas desafortunadas do povo nordestino. Abraço!

      Excluir
  15. Queria ter achado sua resenha na época do vestibular kkk. Ainda lerei esse livro. Na época eu tive que ver a aula mesmo, pois o cobrado era mais a ver com a análise do que com a história... Mas preciso tirar o atraso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gaby! Leia-o, você irá gostar deste excelente clássico nacional. Abraço!

      Excluir
  16. Já li esse livro e foi bem na época do colégio, na verdade creio que foi um dos primeiros livros que li, incluindo Restos mortais, eu odiava esse livro só pela capa haha, mas quando li, tive que lê outra vez só para ter certeza e, sim eu gostei, esse vidas secas é um dos que amo, na verdade me via na paisagem, sabe como se eu tivesse lá, apenas olhando tudo acontecer de longe. Amoo

    www.mulhernovaera.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Érica! Eu também gosto bastante de Vidas Secas, para mim é um dos melhores clássicos da literatura nacional. Abraço!

      Excluir
  17. Li o livro do Graciliano e vi o filme!

    Gostei muito.

    ResponderExcluir
  18. Thank you for nice information Please visit our website
    Unimuda Sorong.......

    ResponderExcluir
  19. Vou aproveitar sua publicação e vou ler, sempre deixo para depois, mas esse depois é agora ou seja 2024. Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rô! Leia sim, certeza de que você irá amar a leitura. Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog