LIVRO: Apenas Um Dia
ANO DE LANÇAMENTO: 2021
AUTORA: Gayle Forman
EDITORA: Arqueiro
NÚMERO DE PÁGINAS: 320
CLASSIFICAÇÃO: ★★★★
Sinopse: Allyson sabia muito bem quem era: uma jovem quieta e organizada que colecionava despertadores antigos e queria cursar medicina. Sua vida estava planejada e ela estava satisfeita com o que tinha. Até que, no último dia de uma excursão pela Europa, ela conhece Willem, um ator holandês que lhe oferece a chance de ser outra pessoa, apenas por um dia. Em uma viagem inesperada a Paris, Allyson conhece um mundo inteiro que nunca pensou que pudesse existir: o amor, o desejo de explorar as possibilidades, a vontade de traçar um novo destino para si mesma.
Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Vamos Conhecer!
Esse foi um daqueles livros que agarram o leitor logo na primeira página. A proposta de largar tudo pro alto, fazer uma “loucura” por um dia e, simplesmente, viver o que a vida tem para oferecer é tentadora e praticamente todo mundo já passou por um momento assim. É aí que conhecemos a jornada de Allyson, uma jovem bem tranquila, que sempre foi uma filha exemplar, uma aluna exemplar, sem muitas surpresas, sempre seguindo as regras… Eis que, ao final de um excursão de formatura pela Europa, ela esbarra com um holandês charmoso e de espírito livre que a convence a ir para Paris com ele por um dia. Vamos acompanhar, então, um dia na vida dessa garota com um cara que ela acabou de conhecer, numa cidade apaixonante que ela nunca visitou e com poucos euros no bolso. O pesadelo de qualquer mãe ou pai, o sonho de (quase) todo jovem. É encantadora a forma como Gayle Forman cria o ambiente, a personalidade dos dois (principalmente de Allyson), os conflitos de dois turistas aproveitando um único dia juntos numa cidade com tanto para ver e absorver. Realmente, a escrita da autora tem uma melhora absurda de, por exemplo, Se Eu Ficar (mais sucesso de Gayle, que até teve uma adaptação para as telonas) para Apenas Um Dia. Allyson é uma personagem muito real e fácil de se identificar. Se você foi o nerd da época da escola, que preferia ficar em casa fazendo qualquer coisa à ir numa festa beber ilegalmente, 99% de chances de se ver na personagem. Os medos, as expectativas para o futuro, as dúvidas são todas muito pertinentes e conversam bastante com a fase de fim do ensino médio e início da faculdade. Essa vontade de ser uma versão melhorada de si mesmo, mostrar-se diferente para novas pessoas que ainda não te conhecem, mas ao mesmo tempo sem perder sua essência é uma grande preocupação dessa idade e Gayle Forman conseguiu passar isso para sua personagem com maestria.
Mas é claro que tudo que é bom dura pouco… Depois dessa aventura inusitada somos jogados na vida da Allyson universitária, já um ano depois dos acontecimentos daquele dia. E é aí que tudo começa a ficar muito melhor. Embarcamos numa jornada de autoconhecimento e discussões sobre o sentido da vida e a consequência das escolhas que fazemos. A jovem se vê perdida num curso que não sabe se é o que realmente quer para sua vida, ainda pensando naquele dia em Paris ao lado de um completo desconhecido, tendo algumas desavenças com os pais super controladores e com a melhor amiga de infância. Novas amizades surgem, novas oportunidades também e Allyson percebe que precisa tomar as rédeas de sua vida e, quem sabe, mudar o rumo de sua história. Não vou falar muito mais que isso para que você possa aproveitar a história em sua experiência completa e, para não soltar spoiler. Porém, preciso dizer que, ao criar diversas teorias e expectativas sobre o final que (para mim) seria o ideal, acabei me frustrando um pouquinho. Contudo a obra é excelente. Recomendo! Em resumo, APENAS UM DIA é um livro muito bom de ser desbravado, principalmente se você o ler sem altas expectativas, uma vez que, a experiência pode se tornar uma grande frustração, ou não dependendo do grau de expectativas que o leitor coloca na obra. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!
Olá...
ResponderExcluirSou muito fã da Gayle Forman, já li vários livros dela, mas essa duologia ainda não li. Amei sua resenha e fiquei com vontade de ler logo...
http://coisasdediane.blogspot.com/
Olá, Diane! Leia sim, pois é uma obra excelente. Você certamente irá gostar da leitura. Que bom que gostou da resenha. Abraço!
ExcluirAcredita que não li nenhum lançamento desse ano?!
ResponderExcluirEstava relendo alguns livros e lendo alguns que peguei emprestado, já faz quase dois anos ou mais um pouco que não compro livros.
Gostei da sinopse principalmente quando ela se vê perdida num curso e acredito que aos poucos ela vá se descobrindo e vendo o que ela gosta.
Beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Oi, Vanessa! Espero que você consiga ler alguns lançanentos deste ano, pois tem muito livro bom. Este aqui é um exemplo. Se puder não deixe de conferir. Beijo!
ExcluirA gente deveria ler todos os livros sem muita expectativa, para não se frustrar. Mas nem sempre isso acontece hehehe. Não conhecia esse.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oi, Monique! Não deixe de conferir. Abraço!
ExcluirOie
ResponderExcluirAdoro os livros dessa autora, ainda não conhecia este lançamento. Adorei o enredo e pelos teus comentários não vou ir com muita cede ao pote. Adorei sua resenha.
Beijinhos
https://tecendoaliteratura.blogspot.com/
Oi, Nessa! Você irá gostar da obra. Que bom que gostou da resenha. Beijo!
ExcluirOlá, Luciano.
ResponderExcluirEu gostei muito desse livro na época que li ele. Li na edição da Novo Conceito. Mas hoje em dia esse tipo de livro já não me atrai tanto assim. E fiquei até hoje sem saber se eles ficaram juntos ou não porque na edição que li não tinha o conto hehe
Prefácio
Olá, Sil! Que bom que gostou da obra. Com o passar do tempo os gostos literários costumam mudar mesmo. Abraço!
ExcluirAinda não conhecia a obra. Apesar das ressalvas, que bom que tiveram pontos positivos.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária
Oi, Leyanne! Se puder não deixe de conferir. Beijo!
ExcluirOi Luciano,
ResponderExcluirJá tinha visto antes uma resenha desse livro. Concordo com vc, se iniciamos uma leitura sem muita expectativa a chance de gostarmos é muito maior. Que bom que curtiu o livro.
Abraço,
Kelen Vasconcelos
https://www.kelenvasconcelos.com.br/
Oi, Kelen! Sim curti bastante este livro. Abraço!
ExcluirAssisti à adaptação de "Se eu ficar" e gostei bastante.
ResponderExcluirBoa semana!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Oi, Emerson! Que bom que gostou. Boa semana. Abraço!
ExcluirOi Luciano, tudo bem?
ResponderExcluirGostei bastante da dica e me identifiquei com a protagonista. Sou bem certinha e me questionei muuuito na minha primeira faculdade. Tanto que troquei rs. Adoraria ter tido um dia desses, bem marcante, com uma pessoa legal numa cidade legal.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi, Pri. Vou bem, e você? Que bom que gostou, espero que leia o livro. Beijo!
ExcluirOi
ResponderExcluirEu já li alguns livros da autora e gosto, ainda não li esse, mas a proposta é boa e que legal que achou que deu uma melhorada na escrita da autora.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Oi, Denise! Não deixe de conferir. Sim a escrita da autora melhorou neste livro. Abraço!
ExcluirOlá Luciano, tudo bem?
ResponderExcluirEu li esse livro, gostei mas não achei isso tudo, não sei se leria novamente.
Ótima resenha.
Abraço.
https://devoradordeletras.blogspot.com/
Oi, Marco. Tudo bom sim. Que pena que o livro não tenha lhe agradado tanto. Para mim funcionou. Abraço!
ExcluirOi Luciano
ResponderExcluirEu sou do grupo de pessoas que não gostei de " Se eu ficar " .Tive até uma opinião melhor sobre a Gayle Forman quando li "O que há errado em mim?" . Faz uns 5 anos que eu não leio nada dela e acredite , achei que ela nem publicava mais livro pois não via mais ninguém falar nada.
Então fiquei surpresa de saber que teve lançamento dela em 2021.
Lendo a sua resenha eu acredito que tem tudo para eu gostar desse livro.Certeza que vou me identificar com ela
Abraços !
Babi
mundinhoquaseperfeito.blogspot.com
Oi, Babi! Leia sim e me conte o que achou. O livro é muito bom. Abraço!
ExcluirOi, Fabiano! O livro é de fácil assimilação, sabe aquele clichê gostoso de ler é este aqui. Que bom que gostou. Tudo de bom para você e sua família. Abraço!
ResponderExcluirAcho esse tipo de leitura ótima para quem quer espairecer. A realidade tão dura merece um respiro como um livro desses.
ResponderExcluirUm beijo,
Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
Algumas Observações
Projeto Escrita Criativa
Oi, Fernanda! O livro é muito bom, quando puder não deixe de conferir. Beijo!
ExcluirOi Luciano,
ResponderExcluirSe eu ler, será bem sem expectativas mesmo, porque o outro livro da autora que li achava que ia amar, chorar e me descabelar e na verdade, foi tão morno que me decepcionei... Tomara que essa experiência seja melhor!
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi, Alessandra! Leia sim, pois é um livro muito bom, contudo vá com baixas expectativas. Depois me conte o que achou. Abraço!
ExcluirEu acho muito legal quando vamos acompanhando essa evolução da escrita dos autores. Que bom que você pode fazer isso com os livros e, também, foi uma experiência positiva. =)
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Oi, Hanna! Sim é muito legal poder acompanhar a evolução na escrita dos escritores(as) que tanto gostamos. Beijo!
ExcluirOie Luciano!
ResponderExcluirAcho que a sua dica de ler sem expectativas é uma boa dica. O último que li da autora não me apeguei tanto assim, mas val e a dica do proximo romance para ler da autora egeheheh
Beijos!
Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Oi, Pam! Leia sim, pois é um bom livro. Quando ler me conte o que achou. Beijo!
ExcluirOi Luciano, tudo bem?
ResponderExcluirInfelizmente os livros da Gayle Forman não funcionam comigo. Essa duologia mesmo, foi bem decepcionante tanto que depois dela, nunca mais me interessei por nenhum outro lançamento da autora. Fico feliz em saber que com você a experiência é diferente e que de alguma forma a sua experiência é positiva. Quem sabe um dia eu resolva dar uma chance nova para a autora.
Beijos;***
Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.
Oi, Ariane. Vou bem, e você? Que pena que os livros da autora não funcionem com você. Para mim foi uma leitura muito boa. Beijo!
ExcluirOi Luciano, tudo bem?
ResponderExcluirPassando aqui no post novamente pra agradecer a visita e desejar uma ótima semana!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi, Pri. Vou bem, e você? Tenha uma ótima semana também. Beijo!
ExcluirOi, Fabiano! Vi o review de Desamante em seu canal no Youtube e gostei bastante. Grato pela resenha meu caro. Um abraco!
ResponderExcluirOi Luciano
ResponderExcluirAinda não li esse livro, e é uma pena quando o livro não é exatamente aquilo que imaginamos, mas faz parte, não é? :) Eu só li um livro dessa autora, "Eu estive aqui" e o tema não me agradou muito, mas a escrita dela é boa ;)
Beijinhos
Renata
Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter
Oi, Renata! Faz parte uma obra não ser como inaginamos. A escrita desta autora melhorou consideravelmente. Beijo!
ExcluirAdorei ler seu artigo! Muito bom mesmo, vou salvar em meus sites favoritos para ler todo final de semana.
ResponderExcluirluckypatcher.app.br brasil
Acredito que seja um livro super interessante de ler
ResponderExcluir.
Feliz domingo. Saudações cordiais.
.
Poema: “ Depois … saindo de mão dadas “
.