Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Dagon

OBRA: DAGON

ANO DE LANÇAMENTO: 2015

AUTOR:  H.P. Lovecraft

EDITORA: Iluminuras

NÚMERO DE PÁGINAS: 6

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★





Sinopse:

Dagon é uma divindade que habita o sombrio mundo criado por H.P. Lovecraft em seus contos. Ele foi inspirado em um antigo Deus Semita (de mesmo nome), que representava a fertilidade e a abundância na pesca. ... Dagon aparece como peça-chave nos contos ambientados na ficticia cidade de Innsmouth.





Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.




Dagon, uma de suas obras primordiais, é um conto deveras curto – apenas seis páginas -, que conta a estória de um supervisor de carga que, na época da grande guerra, é aprisionado pelas forças alemãs. Por gentileza dos captores, o protagonista consegue fugir, ficando à deriva em alto mar, e utilizando de seu conhecimento de navegação para salvar sua pele. Então, como em um pesadelo, o cenário muda completamente, e um pântano negro e fétido é apresentado.

Partindo dessa premissa Lovecraft cria um conto envolvente e bastante sensorial. 

Lovecraft, mesmo que um pouco prolixo, descreve a paisagem com perfeição. Desde a cor do lodo até o cheiro nauseante que paira sobre o ar, nos transporta para o ambiente degradante de sua estória, na visão do pobre homem que se vê atracado num inferno lamacento. Utilizando-se de sua principal artimanha, a falta de detalhes de certos elementos descritivos faz com que o leitor tome conhecimento da magnitude do terror. Afinal, o que é tão assustador a ponto de não poder ser descrito em palavras, em troca de sua saúde mental?

Assim como diversos autores de fantasia (J.R.R. Tolkien e J.K. Rowling, por exemplo), Lovecraft se utiliza de criaturas maravilhosas, tão sinistras quanto intrigantes. Seres mitológicos, deuses de outros universos, divindades terrestres e frutos de magia negra… Toda uma gama que, conto após conto, é inserido ao leitor, além de criar um vínculo com cada estória, unificando as dimensões literárias do autor. Dagon nos introduz ao primeiro ser místico deste vasto universo, nos preparando para o folclore que se ergue de povos antigos, tão antigos quanto o Homem de Neanderthal.

Depois de uma grande revelação, é colocado à prova se todo o ocorrido é real, ou apenas meras alucinações. A psique humana, sendo usada como um elemento chave para a narrativa, é tensa, quase sufocante. Questões são levantadas, a curiosidade cresce, e nota-se que o conto de introdução já nos envolve e puxa para dentro de um abismo sem fim, conhecido como curiosidade. “Seria tudo isso um sonho? Sonhos podem ser tão reais, a ponto de criar feridas tão profundas? O que é real? Posso confiar no que a minha mente cria?” Isto, caro leitor, cabe a você decidir… Se recomendo a obra? Claro que sim! Em resumo, Dagon é um conto muitíssimo bem escrito e elaborado de forma magistral. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!



Comentários

  1. Fiquei curioso por ler esse conto. Parece ser incrível.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! O conto é incrível. Não deixe de lê-lo. Bom fim de semana. Abraço!

      Excluir
  2. Oi, Fabiano! Que bom que gosta das resenhas dos contos que eu trago para cá. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Luciano.
    Você falou prolixo e já fiquei com um pé atrás. Eu não gosto das obras do King exatamente por isso. Custa falar logo sem enrolar hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! O conto é maravilhoso, não deixe de lê-lo por ser prolixo. A leitura é bastante agradável. Você gostará. Abraço!

      Excluir
  4. Oi Luciano, tudo bem?
    Achei a proposta bem legal e sua resenha me deixou interessada na obra. Só fiquei surpresa por ter apenas 6 páginas, me parece tão pouquinho...
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? Não deixe de o ler, você gostará da leitura. Beijo!

      Excluir
  5. Olá, Luciano!
    Como você está? Espero que esteja bem.
    Eu sou muito fã das histórias de Lovecraft. Sua resenha foi incrível, esse é um dos contos dele que eu ainda não li. Fiquei ainda mais curiosa.


    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Eduarda! Estou bem, e você? Eu particularmente gosto bastante de ler obras de Lovecraft. Que bom que gostou da resenha. Espero que leia o conto, pois é muito bom. Beijo!

      Excluir
  6. Oi, Luciano

    Nunca li nada do Lovecraft, mas sei que ele é uma grande fonte de inspiração para diversos autores. Pelo visto ele é como o king; prolixo, mas ainda assim consegue fazer a gente mergulhar na narrativa. Incrível que um conto tão pequeno entregue tanta coisa.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Sério, este conto é uma excelente oportunidade para você conhecê-lo, e se encantar com sua escrita, apesar da prolixidade que sempre permeia suas obras. Espero que leia, e que goste também. Contos são incríveis, pois possuem esta magia de entregar muita coisa em poucas páginas. Beijo!

      Excluir
  7. Oi, Luciano!
    O que mais me chamou a atenção não foi nem a premissa si, mas o número de páginas!!
    Admiro muito o autor por ter criado uma história tão envolvente e um universo desses em apenas 6 páginas!! Fiquei com vontade de ler :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! É sim, não é tarefa fácil criar uma estória tão bem feita e envolvente, somente em 6 páginas. Espero que leia, você irá gostar. Abraço!

      Excluir
  8. Oi Luciano,
    Por ser só 6 páginas, eu até arriscaria a leitura. Nunca li nada do Lovecraft, acredita?

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! O conto é excelente. Tens de ler algo de Lovecraft, pois suas obras são de excelência. Abraço!

      Excluir
  9. Nunca li nada de Lovcraft. Mas seis páginas apenas? Acho que vai ser meu primeiro contato com as obras do autor... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! Este conto é uma boa oportunidade de conhecê-lo, e se encantar com sua escrita. Não deixe de conferir, você irá gostar. Beijo!

      Excluir
  10. Oie Luciano!

    Não li nada do autor, mas depois dessa sua resenha, por ser apenas 6 páginas acho que deve ter sido construído algo interessante, fiquei tentada e já quero ler! hehehehe

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâmela! Este conto aqui é muitíssimo bem construído, e bem escrito também, tudo isso em apenas 6 páginas. A leitura vale muito a pena. Não deixe de lê-lo. Beijo!

      Excluir
  11. Oi
    eu sempre vejo livros lovecraft em promoção, mas confesso que nem sei muito bem do que falam, mas esse por ser curto pode ser uma boa chance de conhecer um pouco esse universo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Quando tiver oportunidade não deixe de adquirir os livros do Lovecraft em promoção, pois suas obras são de excelência. Howard Philips Lovecraft é um dos maiores nomes do terror de todos os tempos, mas o seu terror é diferenciado, pois ele utiliza-se de elementos cósmicos e psicológicos, o que consequentemente torna suas obras únicas. Leia sem preconceito, tenho certeza de que irá se agradar da experiência. Abraço!

      Excluir
  12. Oi Luciano, tudo bem?
    Passando aqui novamente para agradecer a visita e desejar um ótimo domingo.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? Obrigado por me visitar novamente, e bom Domingo para você também. Beijo!

      Excluir
  13. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Eu vejo muitos elogios ao HP Lovecraft e acabei lendo A Cor que Caiu do Espaço e não me agradou muito, achei esse mais interessante e usarei para dar mais uma chance para o autor. Amei a resenha.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Vou bem, e você? Que chato que a A Cor Que Caiu do Espaço não tenha lhe agradado. Eu acho este conto o mais fraco dos que eu já li do Lovecraft, apesar que o mesmo tenha me agradado. Que bom que gostou da resenha. Espero que leia Dagon. Beijo!

      Excluir
  14. Respostas
    1. Oi, Monique! O conto é interessante, você gostará da leitura. Abraço!

      Excluir
  15. Oi, Luciano!
    Adorei a resenha, porque você traz um texto curto, de um autor de cânone, de forma acessível.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  16. Gosto de algumas obras do autor e essa eu ainda não conhecia. Alguns aspectos das obras dele são bem marcantes e característicos e gosto bastante disso.


    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Sim as obras de Lovecraft são marcantes e únicas. Quando puder leia-o, você irá gostar da leitura. Abraço!

      Excluir
  17. Eu nunca li nada do autor, mas é impossível não ter ouvido falar dele. Aliás, vi que uma coleção com todas as obras dele estava gratuita na Amazon, em inglês. Vou dar uma olhadinha lá pra ver se ainda está grátis. 😁

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen! Aproveite e não deixe de conferir a leitura, pois vale muito a pena. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog