Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Extraordinário

Extraordinário
ANO DE LANÇAMENTO: 2013
AUTOR:  R.J. Palacio
EDITORA: Intrínseca
NÚMERO DE PÁGINAS: 320
CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★♦




Sinopse:
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. 
R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade. Um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.



Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.



Assim que vi pela primeira vez a sinopse do livro, fiquei com vontade de lê-lo. Parecia ser uma daquelas estórias que emocionam e ficam guardadas no coração para sempre. Confesso que, após a leitura, descobri que estava errado. O livro é muito, muito mais do que isso. É uma lição de vida, de amor e de humanidade.
O livro Extraordinário conta a vida de August Pullman, Auggie para os íntimos. Ele nasceu com uma doença de origem genética rara, o que atrapalhou grandemente a formação “normal” de sua face. Desde criança, Auggie foi submetido a diversas cirurgias com o intuito de melhorar sua aparência e sua qualidade de vida.
Por conta das cirurgias, Auggie nunca havia frequentado uma escola tradicional antes, suas aulas eram ministradas por sua mãe em sua própria casa. Porém, chega a hora de que o nosso pequeno Auggie terá que enfrentar a escola, o temido quinto ano. Se começar em um colégio novo é barra pesada, imagine tendo uma séria deformidade facial... Realmente a vida iria ser difícil para o protagonista.
Nessa nova fase, o maior desafio de Auggie não é ter boas notas, é provar para todos que, apesar de sua aparência, ele era uma criança normal. Com obstáculos quase intransponíveis pela frente, Auggie terá que enfrentar o preconceito, a dor, a humilhação e, principalmente, a rejeição.
O livro é tão emocionante e extraordinário, me perdoem o trocadilho, que chega ser difícil de resenhar. Me desculpem se a resenha não ficar tão boa. Com uma narração em primeira pessoa, nos é permitido ver o mundo pelos olhos de Auggie, sentir a sua dor, entender a sua felicidade e sua amargura, assim como seus desafios.
Auggie é um garoto tímido e indefeso no começo do livro, mas cresce de uma maneira surpreendente no transcorrer da obra. No fim do livro, olhamos para ele e vemos outro garoto, um verdadeiro homenzinho forte e que aceita a sua missão de desbravar o mundo. Ele sabe que será difícil, mas mesmo assim não desiste.
O livro está repleto de personagens maravilhosos. Além de Auggie, o livro também é narrado por Via, irmã de August, Summer e Jack, amigos de colégio do protagonista, Justin, namorado de Via, e, por fim, Miranda, amiga de Via. Todos eles nos emocionam fortemente.
Dos personagens citados anteriormente, Via é a que mais me prendeu. Não porque ela seja a mais bem construída, porque todos os são, mas por seus medos e anseios. Vemos nela a dor de ter um irmão com problemas faciais, os preconceitos e estigmas que ela carrega. Nela encontramos uma batalha interna que acontece com todos, o que gera uma reflexão profunda.
R. J. Palacio criou um livro sem igual, onde as emoções fluem a cada página. Não há grandes reviravoltas, mas elas são dispensáveis quando as palavras são constituídas de amor, afeto, carinho e superação. Extraordinário é um livro para que cada um tenha vários exemplares: um para colocar na estante, outro para ler constantemente e diversos outros para presentear a quem se ama de verdade. Ou se preferir no Kindle.
Sem dúvidas, é um livro indicado para todos: crianças, adultos, adolescentes, idosos. Leia para todos que puder, pois é uma leitura para o mundo ler. Certamente, você não vai se arrepender. Em resumo, Extraordinário é uma leitura que marca aquele que o lê. E o livro é maravilhosamente uma lição de vida para qualquer leitor. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Oi
    eu adoro esse livro, sempre recomendo a leitura dele, emocionante e também é um aprendizado, que bom que gostou de ler e se emocionar com ele.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! O livro é maravilhoso, é impossível não gostar de lê-lo. Abraço!

      Excluir
  2. Oie, tudo bem?
    Amo demais esse livro, emocionante, uma história que conquista!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felipe vou bem e você? O livro é emocionante. Abraço!

      Excluir
  3. Olá, Luciano.
    Esse livro entrou para os melhores livros que li na minha vida. E olha que relutei em ler, mas acredito que li ele na época certa. E pretendo reler porque a mensagem que o livro passa é tão linda que será um prazer reler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! O livro é espetacular. Espero que você o releia em breve. Abraço!

      Excluir
  4. Ahhh! Tenho vontade de ler esse livro. Assisti ao filme e gostei bastante. Parabéns pela resenha tão bem escrita.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! Quando puder leia este livro, pois é simplesmente espetacular. Que bom que a resenha lhe agradou. Bom fim de semana. Abraço!

      Excluir
  5. Oi, Fabiano! Este livro aqui é perfeito. Espero que você o leia em breve. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Ouvi falar muito bem sobre o filme, que ainda não cheguei a assistir. O livro deve ser tão tocante quanto, ainda mais sendo narrado em primeira pessoa.
    Sua resenha me causou forte interesse. Vou procurar o livro!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maju! Não deixe de ler este livro, pois é muito tocante. É uma lição de vida para o leitor. Uma obra espetacular. Abraço!

      Excluir
  7. Muitas pessoas me indicaram e ainda pretendo ler. O livro parece emocionante e rápido de, além de ter uma história que até eu que não li, já acho incrível.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyane! A obra é espetacular, quando puder leia-o. O livro irá te emocionar por completo. Abraço!

      Excluir
  8. Amo de mais essa história. Tanto o livro como o filme são incríveis de mais. Sempre choro nessa narrativa.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Luciano,
    Esse livro merece ser exaltado eternamente! Já o li há alguns anos atrás e foi muito marcante! Recomendo a todo mundo!

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu vi o filme logo que estreou e me apaixonei pela história. Imagino que o livro seja mais cativante ainda. É aquela história que a gente termina com aquele quentinho no coração, fora as lições que o Augie dá, que são sensacionais, que deixam qualquer adulto de queixo caído com a sabedoria de uma criança. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  11. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Eu morro de vontade de ler esse livro e ainda não li por pura enrolação mesmo porque minha irmã tem. E pela sua resenha essa história realmente te cativou e te deu valiosas lições, tentarei ler ainda esse ano.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Quando puder leia-o. Você irá amar o livro. Beijo!

      Excluir
  12. Oi Luciano, tudo bem?
    Não poderia concordar mais a respeito desse livro! Você tem total razão, quando uma história é bem construída e com uma linda mensagem, reviravoltas nem fazem falta. E como você, também me envolvi mais com Via. Os dilemas dela a tornam completamente humana e real. Ótima resenha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? O livro é perfeito. Que bom que gostou da resenha. Beijo!

      Excluir
  13. Penso que livro e filme sejam daquele estilo que "todos deveriam ler e ver ao menos uma vida na vida"!
    Necessários sim, para nos trazer ao menos, um pouquinho de empatia, coisa que hoje em dia, anda tão mínima!
    Adorei sua resenha e é bom ler que há um lado sensível aí rs
    Beijo, Luciano!

    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela! O livro é maravilhoso, a lição que Augie passa é tocante. Que bom que a resenha lhe agradou. Beijo!

      Excluir
  14. Li esse livro quando ele foi lançado aqui (recebi da editora), depois li em inglês também.
    Acho a história maravilhosa e o trabalho de tradução da intrínseca impecável (ainda mais, pq a vó deles é brasileira, mas no original fala um português mais próximo do de Portugal. A tradução fez adaptações necessárias quanto a isso).
    Amo essa história e indico para todo mundo!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Este livro é maravilhoso, fica até difícil resenhá-lo, pois sua grandiosidade é tamanha que fica complicado traduzir em palavras. É um livro que todo mundo deveria ler. Beijo!

      Excluir
  15. Ahhh, deve ser uma leitura muito emocionante! Não tenho o livro, mas tem o filme em pelo menos 2 dos streaming que assino. Vou assistir!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen! Assista o filme. Com relação ao livro, a obra é muito emocionante. O livro é perfeito. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog