Pular para o conteúdo principal

Poema: Olhos

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras!  Como estão? Hoje é dia de poema por aqui. Vamos conferir! Poema: Olhos Nos olhos se desvenda o universo.  Janelas da alma, fonte de emoção. Espelhos d'almas, razão de nosso verso. Repletos de mistérios, fogo e paixão. Olhos, abismo profundo e intenso. Revelam segredos, dizem a verdade. Expressando sentimentos com fluência. Cativando corações com fidelidade. No brilho dos olhos encontramos o amor. Intensidade pura, que nada pode esconder. É neles que se traduz a dor e amor. Refletindo as histórias de um ser. Olhos brilhantes, vivos e encantados. Expressam magia ao mero olhar. Criam conexões, laços apaixonados. Conduzem o desejo a se consumar. São janelas que captam o mundo lá fora. Absorvendo a beleza e o esplendor. Transmitem as cores da aurora. E o brilho das estrelas em seu fulgor. Nos olhos encontramos até mesmo a paz. A serenidade de um lago tranquilo. Um oásis em meio ao caos voraz. E que nossa alma encontra abrigo. Olhos que enfeita

Resenha: O Céu Noturno em Minha Mente

Livro: O Céu Noturno em Minha Mente
Editora: Galera
Autora: Sarah Hammond



Sinopse:
Mikey Baxter tem 14 anos, mas muitas coisas o diferenciam dos outros garotos da sua idade. Para começar, o pai está na prisão e a mãe se recusa a falar sobre o assunto. Ele sabe que, de alguma forma, isso está ligado à cicatriz em sua cabeça e ao fato de ele parecer ter mais dificuldade em entender certos assuntos do que os outros. Quando um misterioso assassinato ocorre em sua cidade e Mikey é o primeiro a chegar à cena do crime, ele não sabe o que pensar. O que o levou até ali? Quem teria matado o morador de rua da cidade, que parecia nunca ter feito mal a ninguém? E quem era o homem caipira que estava nos arredores?



Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.



Quando eu comecei a leitura de "O Céu Noturno em Minha Mente", imaginava um livro juvenil bom, mas confesso que não criei muitas expectativas. Contudo, quando comecei a mergulhar no mundo de Mikey, fiquei completamente surpreso. Sarah Hammond criou um livro que me envolveu de forma surpreendente. Como isso aconteceu? Confira abaixo.
Mikey Baxter é um garoto de 14 anos, porém, tem diversas diferenças dos garotos da sua idade. A primeira grande diferença é que ele tem certa dificuldade de entender algumas coisas. A segunda é que ele possui um dom que muitos gostariam de ter: o Pra Trás. Mikey consegue enxergar o passado e, muitas vezes, suas visões estão interligadas com o presente. Porém, ele não consegue dominar muito bem esse dom.
Ainda há outra diferença entre Baxter e os demais garotos: seu pai está preso. Ele não sabe exatamente o motivo, afinal, sua mãe se recusa a falar sobre as razões. Na verdade, falar sobre o pai é proibido. Isso sempre intrigou Mikey, mas ele tinha que aceitar. Contudo, tudo parece que começará a mudar quando o Pra Trás mostra algo ao garoto. Para piorar, um assassinato acontece na cidade e ele é o primeiro a chegar à cena do crime. Daí em diante, a vida dele vira uma aventura.
Partindo dessa premissa, Sarah cria um livro fantástico. Isso acontece porque a autora foge de uma estrutura já batida e previsível. Mikey está fora do padrão de protagonista juvenil; ele não tem os mesmos desafios dos demais protagonistas e, principalmente, tem um dom bem incomum. Isso, somado com o ar de mistério que encontramos na obra, torna o livro envolvente, deixando a leitura deliciosa e envolvente ao extremo.
A autora também merece os parabéns pela sábia escolha da estratégia narrativa. Ao usar da primeira pessoa para narrar o enredo, ela aproxima o leitor da mente e da vida do protagonista. É possível entender todos os anseios, as dúvidas e as confusões que o Pra Trás causa no garoto. Além disso, como Mikey ainda tem que conviver com o trauma de não ter o pai por perto, há um aprofundamento psicológico acima da média na obra, o que deixa tudo ainda mais interessante.
Por fim, a autora também criou um mistério muito plausível e envolvente. É impossível não ficar na torcida para que Mikey consiga juntar as peças do quebra-cabeça e aliviar sua consciência. Obviamente, o Pra Trás tem um papel muito importante na construção desse mistério, o que deixa tudo ainda mais angustiante, já que o dom nem sempre entrega as respostas exatas no momento necessário.
De um modo geral, "O Céu Noturno em Minha Mente" mostra-se um livro muito acima da média. Há um aprofundamento psicológico maior, personagens bem desenvolvidos e um mistério bem articulado que deixará crianças e adolescentes totalmente presas ao enredo. Sem dúvidas, essa é uma obra perfeita para o público infanto-juvenil, mas que também pode ser lida por leitores mais maduros. Livro mais do que recomendado! Em resumo "O Céu Noturno em Minha Mente" é uma obra que deixará os apreciadores do gênero extasiados. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. O título me chamou bastante atenção de cara. Quando olhei a capa já imaginei, na hora, que se tratava de um livro com personagem com algum tipo de transtorno psicológico... e me lembrou muito "O fim é epenas o começo". Engraçado, sinto que a maioria dos livros que tratam, de alguma forma, de transtornos mentais seguem um certo padrão (e são azuis). A sinopse deu a entender mas não deixou claro se Mikey tem algum tipo de transtorno, então não posso afirmar com certeza sobre isso.

    Achei interessante o fato de o livro, apesar de ser sobre um adolescente e ser, também, voltado para esse público, tratar de assuntos diferentes do clichê do gênero (escola, amigos, bullyng, namorados). Fiquei muito curiosa sobre a história, principalmente por esse fato. Também fiquei curiosa sobre o dom do garoto e sobre o que o pai dele fez.

    Personagens bem construídos, mistério intrigante e aprofundamento psicológico parece uma combinação muito boa para um livro. Nunca tinha ouvido falar sobre mas fiquei interessada na leitura.

    Au revoir <3
    http://tecerfloresecheirarlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Polyana! O livro é interessantíssimo, pois aborda certos assuntos de maneira pouco usual em livros. Para quem gosta de um bom livro infanto-juvenil este aqui é sem dúvidas um dos melhores que eu li neste ano. Fica a dica para você conhecer Mikey e suas aventuras. Au revoir.

      Excluir
  2. Olá, Luciano.
    Eu não vi a editora divulgando esse livro. É engraçado como fazem tanta divulgação em alguns títulos e outros passam batido. Mas fiquei bastante interessada nele. Parabéns pela resenha.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! É verdade existem muitos livros pouco ou que não são divulgados como deveriam. E existem outros em que, a divulgação é tão exagerada que parece que só existe aquele livro para o leitor ler. O livro é excelente.

      Excluir
  3. Oi Luciano, tudo bem?
    Achei o dom do Mikey bem diferente e instigante. Mas confesso que a questão do pai dele ser um mistério (o motivo da prisão, o motivo de não poder falar no assunto) foi o que fez um "click" na minha curiosidade. Ótima dica!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? Que bom qur você gostou da dica. Se puder leia o livro, pois certamente você vai gostar. Beijos!

      Excluir
  4. Olá, Luciano

    Que bom que o livro te surpreendeu positivamente. Achei bem diferente ele ter o dom de enxergar o passado, já que estamos mais acostumados com personagens que veem o futuro, né?
    E fiquei curiosa para saber qual é a questão acerca do pai dele!
    Olha que eu nem gosto de livros juvenis e infantojuvenis, mas realmente este não parece ser um personagem comum.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Se tiver oportunidade não deixe de ler o livro, você vai gostar da leitura. Beijos!

      Excluir
  5. Voce, como sempre, despertando nossa atençao.

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luciano!
    Não conhecia esse livro, nunca nem tinha visto a capa dele.
    Achei a premissa muito interessante e muito diferente.
    Fico feliz que tenha se surpreendido com a obra.
    E achei muito legal esse enxergar o passado.
    Uma abordagem nova!

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca! Este livro não teve a divulgação adequada, muitos leitores nem sabem de sua existência, infelizmente. Se tiver oportunidade leia-o, você vai gostar. Beijos!

      Excluir
  7. Eu li esse livro a um tempo atrás e confesso que me comoveu e me prendeu muito. É bem tocante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! O livro é envolvente e tocante. Que bom que você gostou do livro, pois fui surpreendido positivamente com a obra.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog