Pular para o conteúdo principal

Poema: Apaixonado!

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui! Vem conferir! POEMA: APAIXONADO! Eu mentiria se dissesse que não sou apaixonado por você. Mentiria se negasse que meu olhar brilha ao se deparar com o seu.  Que meu sorriso não brota no cantinho, meio tímido e receoso. Mas que quando você sorri de volta com esse seu riso contido e o mesmo brilho no olhar, uma onda gigante de sensações gostosas me faz não querer mais parar de sorrir. Eu mentiria se dissesse que sua presença não mexe comigo. Mentiria se jurasse que não te procuro por onde vou, que por acaso não penso em me deparar contigo em algum canto. Pois, te procuro até mesmo do meu lado da cama sabendo que não está. Eu mentiria se dissesse que seu abraço não é conforto. Porque não há lugar mais confortável para estar que nos seus braços. Mentiria se negasse que o mundo facilmente poderia terminar se as suas mãos não estivessem a me guardar em você. Eu mentiria se dissesse que seu beijo nã...

Resenha: O Estranho Misterioso

Livro: O Estranho Misterioso
Editora: Axis Mundi
Autor: Mark Twain

Sinopse:
Mais do que um romance de aventuras, "O estranho misterioso" é um livro da maturidade, universalista, uma perturbadora indagação sobre a natureza do ser humano. Neste livro, Mark Twain nos leva para a Idade Média, numa pequena aldeia adormecida e apartada do mundo, onde surge um "estranho misterioso" que desafia a ordem estabelecida e se mostra capaz de realizar magias e proezas, ler mentes, ver passado e futuro, tornar-se invisível e mudar o destino das pessoas. Encontramos em "O estranho misterioso" uma idéia que C.G. Jung iria desenvolver: a realidade psicológica é a única que existe. Percebemos aqui a futura visão junguiana de que bem e mal são uma única coisa e estão ambos presentes em Deus, em Satã e na Natureza.


Olá queridos leitores e leitoras, preparados para a primeira resenha literária de 2020. Pois é! Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Não é segredo para os que me acompanham aqui no blog que, particularmente sou amante de leituras clássicas, e este aqui é um livro genial, que certamente não tem igual, principalmente se o compararmos com a maioria dos livros contemporâneos. O que dizer desse peculiar "O Estranho Misterioso", um ponto aparentemente tão fora da curva no conjunto da obra de Mark Twain? Como todos sabem, Mark Twain é famoso por seus livros ágeis e humorísticos, muitos deles infanto-juvenis, como "As Aventuras de Tom Sawyer" e "As Aventuras de Huckelberry Finn", a maioria dos quais se passa no Mississippi e são alegres e cheios de peripécias inocentes. Entretanto "O Estranho Misterioso" , tomando um rumo bem diferente, se passa na Idade Média e é bastante sombrio, com uma visão algo que niilista e talvez até pessimista acerca da existência humana.

O pacífico vilarejo de Eseldorf cochilava no interior da Áustria em plena a Idade Média. E assim seria para sempre, se não fosse a chegada de um ser enigmático e poderoso que causa sérias mudanças na vida da comunidade. Esse "Estranho", de comportamento tão imprevisível, diz apenas para as crianças do vilarejo que ele é um anjo, e, para provar que é quem diz ser, realiza magias impossíveis, das quais só elas podem saber que ele é o responsável, como fazer surgir frutas nas mãos das pessoas e dar vida a bonecos feitos de barro. Quando as crianças lhe perguntam seu nome, ele responde, sereno, que se chama "Satan". Recomendo à todos a leitura deste livro tão genial.

O livro é realmente singular e inesquecível. Por curiosidade, vale mencionar que o filme "As Aventuras de Mark Twain, uma animação em stop-motion de 1985 que faz uma maluquice bem divertida em misturar fatos reais da vida do autor e algumas de suas frases célebres com diversas de suas estórias, incluiu uma cena um tanto esquisita e até assustadora fazendo referência a "O Estranho Misterioso". Dizem que a cena foi censurada quando o filme foi exibido na tevê aberta de alguns países, pois era considerada sombria demais para as crianças. Não sei se a informação é verídica, mas vale a pena conferir o filme, o assisti e gostei bastante do longa metragem, muito embora eu tenha preferência pelo livro. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Hey Luciano! Tudo bem?
    Que maravilha ter ver nesse primeiro dia de 2020!
    Não conhecia o livro, mas por adorar clássicos como vc já o adicionei a minha lista.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamiris! Que bom que você gostou da dica, o livro é muito bom. Não deixe de o ler. É muito bom te ver também.

      Excluir
  2. Olá.

    Também não conhecia o livro. Hei-de pesquisar para saber se está à venda aqui em Portugal.

    https://asaventurasdemark.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog