Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: O Estranho Misterioso

Livro: O Estranho Misterioso
Editora: Axis Mundi
Autor: Mark Twain

Sinopse:
Mais do que um romance de aventuras, "O estranho misterioso" é um livro da maturidade, universalista, uma perturbadora indagação sobre a natureza do ser humano. Neste livro, Mark Twain nos leva para a Idade Média, numa pequena aldeia adormecida e apartada do mundo, onde surge um "estranho misterioso" que desafia a ordem estabelecida e se mostra capaz de realizar magias e proezas, ler mentes, ver passado e futuro, tornar-se invisível e mudar o destino das pessoas. Encontramos em "O estranho misterioso" uma idéia que C.G. Jung iria desenvolver: a realidade psicológica é a única que existe. Percebemos aqui a futura visão junguiana de que bem e mal são uma única coisa e estão ambos presentes em Deus, em Satã e na Natureza.


Olá queridos leitores e leitoras, preparados para a primeira resenha literária de 2020. Pois é! Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Não é segredo para os que me acompanham aqui no blog que, particularmente sou amante de leituras clássicas, e este aqui é um livro genial, que certamente não tem igual, principalmente se o compararmos com a maioria dos livros contemporâneos. O que dizer desse peculiar "O Estranho Misterioso", um ponto aparentemente tão fora da curva no conjunto da obra de Mark Twain? Como todos sabem, Mark Twain é famoso por seus livros ágeis e humorísticos, muitos deles infanto-juvenis, como "As Aventuras de Tom Sawyer" e "As Aventuras de Huckelberry Finn", a maioria dos quais se passa no Mississippi e são alegres e cheios de peripécias inocentes. Entretanto "O Estranho Misterioso" , tomando um rumo bem diferente, se passa na Idade Média e é bastante sombrio, com uma visão algo que niilista e talvez até pessimista acerca da existência humana.

O pacífico vilarejo de Eseldorf cochilava no interior da Áustria em plena a Idade Média. E assim seria para sempre, se não fosse a chegada de um ser enigmático e poderoso que causa sérias mudanças na vida da comunidade. Esse "Estranho", de comportamento tão imprevisível, diz apenas para as crianças do vilarejo que ele é um anjo, e, para provar que é quem diz ser, realiza magias impossíveis, das quais só elas podem saber que ele é o responsável, como fazer surgir frutas nas mãos das pessoas e dar vida a bonecos feitos de barro. Quando as crianças lhe perguntam seu nome, ele responde, sereno, que se chama "Satan". Recomendo à todos a leitura deste livro tão genial.

O livro é realmente singular e inesquecível. Por curiosidade, vale mencionar que o filme "As Aventuras de Mark Twain, uma animação em stop-motion de 1985 que faz uma maluquice bem divertida em misturar fatos reais da vida do autor e algumas de suas frases célebres com diversas de suas estórias, incluiu uma cena um tanto esquisita e até assustadora fazendo referência a "O Estranho Misterioso". Dizem que a cena foi censurada quando o filme foi exibido na tevê aberta de alguns países, pois era considerada sombria demais para as crianças. Não sei se a informação é verídica, mas vale a pena conferir o filme, o assisti e gostei bastante do longa metragem, muito embora eu tenha preferência pelo livro. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Hey Luciano! Tudo bem?
    Que maravilha ter ver nesse primeiro dia de 2020!
    Não conhecia o livro, mas por adorar clássicos como vc já o adicionei a minha lista.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamiris! Que bom que você gostou da dica, o livro é muito bom. Não deixe de o ler. É muito bom te ver também.

      Excluir
  2. Olá.

    Também não conhecia o livro. Hei-de pesquisar para saber se está à venda aqui em Portugal.

    https://asaventurasdemark.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog