Pular para o conteúdo principal

Resenha: Olhos D'Água

LIVRO: OLHOS D'ÁGUA  ANO DE LANÇAMENTO: 2014 AUTORA: CONCEIÇÃO EVARISTO  EDITORA: PALLAS  NÚMERO DE PÁGINAS: 116 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse:  Olhos d’água Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem. Sem sentimentalismos, mas sempre incorporando a tessitura poética à ficção, seus contos apresentam uma significativa galeria de mulheres: Ana Davenga, a mendiga Duzu-Querença, Natalina, Luamanda, Cida, a menina Zaíta. Ou serão todas a mesma mulher, captada e recriada no caleidoscópio da literatura em variados instantâneos da vida? Elas diferem em idade e em conjunturas de experiências, mas compartilham da mesma vida de ferro, equilibrando-se na “frágil vara” que, lemos no conto “O Cooper de Cida”, é a “corda bamba do tempo”. Em Olhos d’água estão presentes mães, muitas mães. E também filhas, avós, amantes, homens e mulheres – todos evocados em seus vínculos e...

Resenha: Assassinato No Campo De Golfe

LIVRO: ASSASSINATO NO CAMPO DE GOLFE

ANO DE LANÇAMENTO: 2009

AUTORA: AGATHA CHRISTIE

EDITORA: BEST SELLER

NÚMERO DE PÁGINAS: 266

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆



Sinopse: Uma carta de um desconhecido, com um pedido de socorro, leva o detetive belga Hercule Poirot e seu ajudante Hastings à França, em busca de respostas para uma série de perguntas. Qual seria a relação entre os dois assassinatos cometidos com um intervalo de mais de 20 anos? Qual a ligação entre a mulher de um misterioso milionário e sua amante? Qual a conexão entre um fio de cabelo, uma espátula ensangüentada, um cano de chumbo e um campo de golfe? Após desvendar o misterioso caso de Styles, Poirot embarca nesta segunda aventura repleta de suspense, lindas jovens e amores frustrados, e ainda precisa enfrentar seu melhor amigo, apaixonado pela mulher que pode ser uma perigosa assassina.



Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui! Vem conferir!



No segundo livro protagonizado pelo detetive belga Hercule Poirot, intitulado ASSASSINATO NO CAMPO DE GOLFE, a narrativa revela-se meticulosamente elaborada, destinada a perplexar os leitores que se aventuram a decifrar o autor do crime. Este, indubitavelmente, configura-se como um dos encantos inerentes aos enredos de suspense da consagrada Agatha Christie, que engenhosamente concebe tramas repletas de desdobramentos intrincados, os quais apenas uma mente tão perspicaz e sagaz quanto a de seu protagonista é capaz de desvelar, culminando em deduções e na identificação dos culpados.

Datado de 1923, portanto, um século atrás, ASSASSINATO NO CAMPO DE GOLFE não se distingue em demasia de sua obra predecessora, O MISTERIOSO  CASO DE STYLES. Pode-se considerar este livro como uma fase inaugural dos suspenses em que o detetive inicia sua caminhada ao lado dos leitores, começando a cativar a atenção do público. Neste contexto, é digno de nota a linha mestra que perpassa ambas as obras: ambas se desenrolam em pequenas aldeias, tendo como pano de fundo uma mansão, e limitando o número de suspeitos a um círculo restrito de pessoas próximas à vítima.

Assim, ASSASSINATO NO CAMPO DE GOLFE adere rigorosamente à fórmula de uma trama envolvente, permeada por interesses conflitantes, paixões clandestinas e reveses que culminam em tragédias. Como é habitual na obra de Agatha, os pormenores e sutilezas revelam-se perceptíveis apenas a olhos extremamente atentos. O mistério se desvela a partir do assassinato de um magnata, Paul Renauld, um homem com um passado algo nebuloso, que, oriundo da América do Sul, se estabeleceu na pacata localidade de Merlinville.

Como em toda a produção da autora, desenvolver uma resenha acurada sem revelar spoilers ou detalhes que possam comprometer a experiência do leitor revela-se um desafio. Contudo, é imperativo destacar, neste volume específico, a maestria com que Agatha sustenta seu mistério e proporciona sucessivas reviravoltas, reservando para o desfecho a revelação do verdadeiro perpetrador.

O fascínio que emana de certas obras de Agatha Christie reside precisamente na habilidade de conduzir o leitor a diferentes suspeitos, apresentando explicações plausíveis, para, em seguida, desconstruir todas as teorias e apresentar novas possibilidades até chegarmos à resolução final. Sempre de forma muito coesa, por sinal.

Em ASSASSINATO NO CAMPO DE GOLFE, deparamo-nos com uma morte engenhosamente arquitetada e personagens que, à primeira vista, parecem ocultar segredos da polícia. O intricado embate entre Poirot, um detetive da velha guarda, e Giraud, representante da modernidade nos métodos investigativos, confere um dinamismo bacana à narrativa. A rivalidade entre ambos, assim como as discrepâncias em suas abordagens investigativas, servem como o motor de uma história que não se desvia, em absoluto, do estilo característico do detetive em busca do criminoso.

Trata-se de um livro que nos envolve de tal maneira que nos esquecemos do mundo ao nosso redor, perdendo a noção do tempo. É isso leitores!  Até a próxima postagem!









Comentários

  1. Oi!
    Li poucos livros da autora e não conhecia esse, que bom que achou a leitura bem envlvente!

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana! Este aqui é dos melhores que li da Agatha. Abraço!

      Excluir
  2. Oi Luciano, tudo bem? Finalmente estou voltando a ativa nos blogs depois das férias. Ainda em tempo, um Feliz Ano Novo para você e sua família! Eu adoro os livros da Agatha, principalmente com a investigação do Poirot. Fiz uma lista com todos os livros onde ele aparece e pretendo ler todos. Ainda não li esse e concordo com você quanto à dificuldade de se resenhar os livros da Agatha sem entregar muito da trama. Acabo não resenhando e apenas comentando um pouco sobre eles na coluna 'Os Sem Resenha'. Tenho preferido assim. Pela sua resenha já vi que vou gostar desse livro também. Essa sensação de esquecer o mundo ao nosso redor é maravilhosa!

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! Estou bem, obrigado! Que bom que você também esteja voltando à ativa com seu blog. Este aqui é dos melhores livros que li da autora. Quando puder leia-o, certeza que você irá gostar da obra. Abraço!

      Excluir
  3. Adoro as obras da autora! Nunca desiludem!

    Bjxxx
    Teresa Isabel Silva
    Instagram | Pinterest | Linkedint

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog