Pular para o conteúdo principal

Poema: Olhos

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras!  Como estão? Hoje é dia de poema por aqui. Vamos conferir! Poema: Olhos Nos olhos se desvenda o universo.  Janelas da alma, fonte de emoção. Espelhos d'almas, razão de nosso verso. Repletos de mistérios, fogo e paixão. Olhos, abismo profundo e intenso. Revelam segredos, dizem a verdade. Expressando sentimentos com fluência. Cativando corações com fidelidade. No brilho dos olhos encontramos o amor. Intensidade pura, que nada pode esconder. É neles que se traduz a dor e amor. Refletindo as histórias de um ser. Olhos brilhantes, vivos e encantados. Expressam magia ao mero olhar. Criam conexões, laços apaixonados. Conduzem o desejo a se consumar. São janelas que captam o mundo lá fora. Absorvendo a beleza e o esplendor. Transmitem as cores da aurora. E o brilho das estrelas em seu fulgor. Nos olhos encontramos até mesmo a paz. A serenidade de um lago tranquilo. Um oásis em meio ao caos voraz. E que nossa alma encontra abrigo. Olhos que enfeita

Resenha: Blackout

LIVRO: BLACKOUT - O amor também brilha no escuro

ANO DE LANÇAMENTO: 2021

AUTORA: DHONIELLE CLAYTON E OUTRAS 

EDITORA: SEGUINTE

NÚMERO DE PÁGINAS: 272

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆






Sinopse: Uma onda de calor causa um apagão em Nova York. Multidões se formam nas ruas, o metrô para de funcionar e o trânsito fica congestionado. Conforme o sol se põe e a escuridão toma conta da cidade, seis jovens casais veem outro tipo de eletricidade surgir no ar… Um primeiro encontro ao acaso. Amigos de longa data. Ex-namorados ressentidos. Duas garotas feitas uma para a outra. Dois garotos escondidos sob máscaras. Um namoro repleto de dúvidas. Quando as luzes se apagam, os sentimentos se acendem. Relacionamentos se transformam, o amor desperta e novas possibilidades surgem ― até que a noite atinge seu ápice numa festa a céu aberto no Brooklyn. Neste romance envolvente e apaixonante, composto de seis histórias interligadas, as aclamadas autoras Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon celebram o amor entre adolescentes negros e nos dão esperança mesmo quando já não há mais luz. 





Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Preparados para mais uma resenha? Vamos conhecer!





Blackout é uma antologia escrita por 6 autoras que resolveram se unir para escrever sobre o amor jovem em meio a um apagão na “Grande Maçã”. Destaque para a importância da representatividade proposta pelas autoras. 

O leitor acompanha, então, 6 histórias que se interligam (apesar de todas serem independentes) durante esse apagão na cidade. E, veja bem, um dos pontos altos dessa experiência é justamente prestar atenção nas pequenas referências e identificar com um conto se conecta ao outro.

Tudo se inicia com o conto de Tiffany D. Jackson. Intitulado “Uma longa caminhada” (e bora longa nisso…), o conto apresenta ao leitor um pouco sobre Tam Wright, uma garota que está indo assinar seu contrato de estágio no mais famoso teatro negro de Nova York, o Apollo. Mas ela não contava com duas coisas: primeiro que um apagão fosse começar bem na hora e segundo que fosse reencontrar seu ex-namorado concorrendo a mesma vaga. A partir desse ponto, o leitor acompanha a caminhada desses dois jovens do Harlem até o Brooklyn. A autora, porém, teve uma sacada inteligente para contar essa história: dividí-la em atos seguindo os horários dos acontecimentos dos outros contos. Então, enquanto todas as outras histórias são contadas num determinado momento do apagão, a de Tam e Kareem duram a noite inteira. Contudo, há um prolongamento excessivo da narrativa, tendo “capítulos” um tanto quanto desnecessários para a conclusão e fazendo o conto ser o mais fraco da antologia. Foi uma ideia interessante, mas não tão bem executada.

Já em “Sem máscara”, Nic Stone opta por desenvolver a bissexualidade de JJ de uma forma natural e cuidadosa. É impressionante a forma como ela consegue apresentar os conflitos (tanto de JJ como de Tremaine) em tão poucas páginas. Tremaine é um garoto gay que sempre foi o alvo de provocações dos outros garotos. JJ nunca gostou da forma como seus amigos tratavam o menino e até o salvou de uma crise claustrofóbica quando mais novo e o que parecia ser apenas uma preocupação comum, foi se mostrando um cuidado inconsciente e o surgimento de uma atração. Porém, JJ demorou a entender o que sentia e o que significava. Até estar preso com Tremaine num metrô por conta do apagão. Nic Stone consegue entregar uma das melhores histórias do livro, faz o leitor se apegar aos personagens em poucas páginas e desejar mais e mais sobre os dois.

Ashley Woodfolk aposta no nascimento de um possível romance entre duas garotas. Nella é apresentada já apagando um mini-incêncio – que começou durante um jogo de baralho – com os pés. Em seguida, para acalmar os idosos da casa de repouso, o avô de Nella começa a contar a história de quando conheceu sua esposa (também durante um apagão). Quando a foto dos dois some e o dia começa a escurecer, Nella vai procurar pela relíquia do avô com a ajuda de Joss, uma jovem que está sempre visitando os idosos do lar. Elas começam a se conhecer melhor e chegam a conclusão de que, talvez, uma outra história de amor possa começar durante mais um apagão em Nova York.

Bom, e quem não ama um plot friends to lovers? Pois é exatamente a proposta de Dhonielle Clayton em seu conto “Todas as grandes histórias de amor”. Lana e Tritán são melhores amigos há muito tempo e ela sempre teve uma quedinha por ele. O problema, claro, é como contar para o rapaz, uma vez que ele está sempre com uma garota nova do lado. Durante uma das muitas apostas dos dois, Lana e Tristán acabam ficando na biblioteca até tarde – horas depois de o apagão começar – procurando o melhor livro de todos os tempos. Em meio a sugestões de romances entre amigos e mensagens ansiosas de uma amiga querendo saber se Lana já criou coragem para contar a verdade para Tristán, esses dois jovens podem descobrir que o amor sempre esteve ao lado, bastava eles deixarem o medo de lado.

Talvez a mais conhecida das 6 autoras aqui no Brasil, Angie Thomas – escritora de “O ódio que você semeia” e “Na hora da virada” – apresenta uma confusão na cabeça de jovens estudantes do Mississipi num ônibus de excursão escolar. O motivo? Um triângulo (ou quadrado, quem sabe?) amoroso. Kayla namora Tre’Shawn há muito tempo e, depois de um pequena mentira entre os dois, não sabe mais se estão juntos porque se amam ou porque é confortável e seguro. A jovem se vê, então, em conflito uma vez que está com um leve crush em Micah, seu colega de classe. E, pra complicar ainda mais a situação – ou, talvez, solucioná-la -, há uma quarta pessoa que possa estar interessada em Tre’Shawn há mais tempo do que Kayla poderia imaginar. Através de trocas de assentos e conversas com o motorista gente boa, a jovem percebe que a resposta para tudo está bem na sua frente, basta ela querer enxergá-la e aceitá-la.

Por fim, Nicola Yoon faz os caminhos de dois jovens desconhecidos se cruzarem no último conto desta antologia, “Seymour & Grace”. Seymour é motorista de aplicativo e está levando Grace a uma festa no Brooklyn. Festa esta para onde TODOS os protagonistas da antologia estão indo desde o início do livro. Passando por momentos de reflexão em relação aos relacionamentos amorosos e de amizade dos dois, Seymour e Grace percebem que podem usar melhor o tempo pensando no agora e não no que já foi ou no que ainda virá.

Prepare-se para ouvir “Look at the fireworks / Light up the night sky” a cada final de conto ou capítulo (como preferir). Em resumo, BLACKOUT é um conjunto de histórias muito representativas e aconchegantes. É fácil se apegar aos personagens, torcer por eles e ficar ansioso pelos próximos que estão por vir. Aliás, creio que ninguém iria reclamar se Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Ashley Woodfolk, Dhonielle Clayton, Angie Thomas e Nicola Yoon resolvessem desenvolver, aprofundar e transformar esses pequenos contos em romances, não é mesmo? 

Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!



Comentários

  1. Olá Luciano, só leio comentários positivos sobre essa antologia. Ela está no meu radar há um tempo e espero poder conferir em breve também. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hanna! Leia sim, certamente você irá gostar. Beijo!

      Excluir
  2. Oi, Fabiano! Boa semana para você também. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto outras pessoas comentando sobre esse livro. Tenho vontade de ler.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi
    esse parece ser contos bem gostosinhos de se ler e que deixa aquele gosto de quero mais, que bom que gostou da leitura desse livro de contos.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luciano!
    Faz tempo que não leio um livro de contos, e acho essa proposta muito interessante, principalmente pra sair de uma ressaca literária e para conhecer novos autores. Amei sua resenha!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Leia sim, certamente você irá gostar. Que bom que gostou da resenha. Abraço!

      Excluir
  6. Oi Luciano.
    Amei saber que o livro foi escrito por 6 autoras e as histórias acabam se encontrando e gerando muitas reflexões para o nosso dia a dia e relacionamentos. Vou querer ler em breve, dica anotada.
    Abraços.


    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Não deixe de conferir, depois conte-me o que achou. Abraço!

      Excluir
  7. Oi!
    Eu tenho um pouco de curiosidade em ler esse livro por ter histórias de duas autoras que gosto (Nicola Yoon e a Angie Thomas), mas ele ainda não é prioridade para mim, que não ando gostando muito de histórias YA ultimamente.

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Teresa! Leia sim, depois conte-me o que achou. Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oie, esse livro tem uma edição tão linda! Quero ler tanto pelos assuntos abordados quanto pelos autores que gosto.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Não deixe de conferir, certamente vocé irá gostar. Beijo!

      Excluir
  10. Oi Luciano, tudo bem?
    Concordo muito com você, esse livro reúne histórias muito aconchegantes. Adoro que estejamos vendo mais livros com representatividade positiva ganhando as prateleiras. ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Olá, Luciano
    Eu tinha certeza de que tinha comentado aqui nessa postagem. Acho que o comentário não foi hehe. Eu amei esse livro. Só conhecia a Angie e depois que terminei o livro fiquei querendo ler tudo de todas elas hehe. E sem falar na edição que está linda.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Por vez alguns comentários não aparecem. A edição está belíssima. Que bom que você tenha gostado do livro. Abraço!

      Excluir
  12. Eu acho bem legal uma série de contos multiautores. É uma ótima forma de conhecer autores novos.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog