Pular para o conteúdo principal

Poema: Apaixonado!

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui! Vem conferir! POEMA: APAIXONADO! Eu mentiria se dissesse que não sou apaixonado por você. Mentiria se negasse que meu olhar brilha ao se deparar com o seu.  Que meu sorriso não brota no cantinho, meio tímido e receoso. Mas que quando você sorri de volta com esse seu riso contido e o mesmo brilho no olhar, uma onda gigante de sensações gostosas me faz não querer mais parar de sorrir. Eu mentiria se dissesse que sua presença não mexe comigo. Mentiria se jurasse que não te procuro por onde vou, que por acaso não penso em me deparar contigo em algum canto. Pois, te procuro até mesmo do meu lado da cama sabendo que não está. Eu mentiria se dissesse que seu abraço não é conforto. Porque não há lugar mais confortável para estar que nos seus braços. Mentiria se negasse que o mundo facilmente poderia terminar se as suas mãos não estivessem a me guardar em você. Eu mentiria se dissesse que seu beijo nã...

Resenha: As Espiãs no Dia D

LIVRO: AS ESPIÃS NO DIA D

ANO DE LANÇAMENTO: 2021

AUTOR: KEN FOLLETT

EDITORA: ARQUEIRO

NÚMERO DE PÁGINAS: 528

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆






Sinopse: Segunda Guerra Mundial. Na fúria expansionista do Terceiro Reich, a França é tomada pelas tropas alemãs. Os alemães estão cientes de que as forças aliadas planejam libertar a Europa. A oficial inglesa Felicity Clairet sabe que Hitler depende de suas linhas de comunicação para repelir um ataque. Assim, a dias da invasão pelos Aliados, a principal meta é inutilizar a maior central telefônica da Europa, alojada num palácio em Sainte-Cécile. Porém, esse local é altamente vigiado e à prova de bombardeios. Felicity e o marido, um dos líderes da Resistência francesa, tentam um ataque direto, mas Michel é baleado e seu grupo, dizimado. Com a credibilidade posta em questão por seus superiores, a oficial recebe uma última chance. Ela tem nove dias para formar uma equipe de mulheres e entrar no palácio sob o disfarce de faxineiras. Mesmo ciente do perigo, a equipe Jackdaws tentará explodir a fortaleza e aniquilar qualquer chance de comunicação alemã. 





Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Preparados para mais uma resenha? Vamos conhecer!





Ler sobre guerras sempre é uma experiência que vai além do texto, pelo menos para este que vos escreve. No caso dos romances, escolher colocar o leitor na posição vulnerável de um mero espectador sujeito aos eventos futuros de um cenário caótico e extremamente perigoso é um papel que pode ser certeiro ou catastrófico. No caso de Ken Follett em As espiãs do dia D, a segunda opção não acena nem de longe.

Em poucas páginas, o autor – conhecido pela trilogia O Século e pelo sucesso Os Pilares da Terra – prende a atenção e vai entregando aos poucos o que vem a ser um excelente livro de ação. O calhamaço passa das 520 páginas na edição Pop Chic da Arqueiro, mas o leitor nem sente de tão fluida e envolvente que é a leitura.

Através de uma narrativa cronológica marcada pelos dez dias da missão principal, a trama se desenrola entre os diversos personagens, mas principalmente entre Felicity “Flick” Clairet e Dieter Franck. Ela é uma espiã inglesa à frente da organização que quer atacar a maior central telefônica da Europa. Ele é um oficial alemão de uma das tropas e está tentando acabar com a Resistência Francesa a todo custo.

O jogo de gato e rato entre estes dois personagens permanece até as últimas páginas do livro e são desenvolvidas com maestria por Follett, que consegue ser cruel e despertar gatilhos fortes no leitor quando escreve pela perspectiva de Dieter, e extremamente calculista e dinâmico quando os olhos estão voltados para Flick.

Para além e do conceito de certo e errado, Follett também se aprofunda nas raízes mais dolorosas e sujas não só da 2ª Guerra Mundial, mas também de cada personagem. Dieter é responsável por prender, torturar e até matar muitos inocentes para conseguir mínimas informações. Despindo-o da posição de oficial alemão, Dieter tem duas crianças e uma esposa em casa, a qual trai com uma francesa por quem está se apaixonando aos poucos. Flick sonha em terminar seu doutorado, ter filhos, conhecer Nova York… mas a guerra a fez tomar uma responsabilidade que não esperava. O casamento não vai bem, seu marido a está traindo com outra mulher da Resistência e ela está começando a ter sentimentos por outro homem também. Bem, seres humanos. 

A ação está presente do início ao fim e é capaz de abalar e surpreender em diversos momentos. Bombardeios, planos que caem por terra, espionagens de ambos os lados, pessoas capturadas e cenas de tortura são alguns dos elementos utilizados pelo autor e que fazem a história não ter uma pausa sequer. O que parecem meses, na verdade, são apenas dez dias. Em resumo, AS ESPIÃS NO DIA D é uma ótima recomendação para quem busca um livro tenso, rápido e envolvente, uma vez que, a obra não deixa a desejar em nenhum quesito!

Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!




Comentários

  1. Oi Luciano!
    Ler sobre guerras me deixa ansiosa, não sei, pesa tanto e me deixa angustiada, tanto que evito um pouco o tema. Ainda mais agora com essa coisa toda da Ucrânia, não sabemos o que o futuro nos reserva, né? Mas para quem gosta, a obra deve ser ótima!
    Abraço
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Particularmente gosto bastante de obras com este cunho. Este aqui é sem dúvida, um dos melhores que li sobre guerra. Abraço!

      Excluir
  2. Oi
    até hoje eu só li dois livros do autor e gostei bastante, essa parece ser uma obra boa, mas confesso que tem histórias de guerra quando vou lendo acabo me revoltando com os acontecimentos.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Não deixe de conferir. Este livro aqui é excelente. Abraço!

      Excluir
  3. Oi!
    Já gostei mais de histórias com contexto de guerra (seja real ou totalmente fictícia), mas ultimamente ando evitando. Gostei de saber que a personagem feminina é uma espiã.

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie, nem conhecia essa obra do autor, mas assim como as outras, parece uma boa leitura e fiquei com vontade de conhecer.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Leia sim, certamente você irá gostar. Beijo!

      Excluir
  5. É bem por aí mesmo Fabiano. Se quiser saber mais terá de lê-lo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Luciano, tudo bem? Nossa não conhecia este livro, mas já havia visto outras obras do autor. Achei super interessante que ele se passa em uma guerra e o mistério de como eles vão conseguir fazer o que precisam é impressionante. Achei mais legal ainda que tem alguma pitada de romance em si neste livro e quero ler com toda certeza. Seguindo o blog para ver mais conteúdos.
    Beijinhos, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vou bem, e você? Leia sim, certamente você irá gostar da obra. Beijo!

      Excluir
  7. Oi Luciano, tudo bem?
    Parece um livro excelente. Apesar da temática difícil, esse autor é muito aclamado e certamente soube conduzir a trama. Achei legal que trabalhe os dramas humanos dos personagens também, o lado pessoal deles.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri. Vou bem, e você? Sim o livro é de excelência, quando puder não deixe de conferir. Beijo!

      Excluir
  8. Fiquei com vontade de ler esse livro. Parece ser incrível.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  9. Não é de hoje que eu tenho vontade de ler um livro desse autor. Eu tenho um audiobook dele, e tinha até me esquecido disso. Eu pegar para ouvir.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  10. Oi, Luciano outro dia quase comprei este livro, mas com sua resenha fiquei mais confiante. Segunda Guerra é tema que gosto bastante, muito bacana sua resenha. Abraços!

    https://leituracomigo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosemary! Leia sim, depois conte-me o que achou. Que bom que gostou da resenha. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog