Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: As Espiãs no Dia D

LIVRO: AS ESPIÃS NO DIA D

ANO DE LANÇAMENTO: 2021

AUTOR: KEN FOLLETT

EDITORA: ARQUEIRO

NÚMERO DE PÁGINAS: 528

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆






Sinopse: Segunda Guerra Mundial. Na fúria expansionista do Terceiro Reich, a França é tomada pelas tropas alemãs. Os alemães estão cientes de que as forças aliadas planejam libertar a Europa. A oficial inglesa Felicity Clairet sabe que Hitler depende de suas linhas de comunicação para repelir um ataque. Assim, a dias da invasão pelos Aliados, a principal meta é inutilizar a maior central telefônica da Europa, alojada num palácio em Sainte-Cécile. Porém, esse local é altamente vigiado e à prova de bombardeios. Felicity e o marido, um dos líderes da Resistência francesa, tentam um ataque direto, mas Michel é baleado e seu grupo, dizimado. Com a credibilidade posta em questão por seus superiores, a oficial recebe uma última chance. Ela tem nove dias para formar uma equipe de mulheres e entrar no palácio sob o disfarce de faxineiras. Mesmo ciente do perigo, a equipe Jackdaws tentará explodir a fortaleza e aniquilar qualquer chance de comunicação alemã. 





Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Preparados para mais uma resenha? Vamos conhecer!





Ler sobre guerras sempre é uma experiência que vai além do texto, pelo menos para este que vos escreve. No caso dos romances, escolher colocar o leitor na posição vulnerável de um mero espectador sujeito aos eventos futuros de um cenário caótico e extremamente perigoso é um papel que pode ser certeiro ou catastrófico. No caso de Ken Follett em As espiãs do dia D, a segunda opção não acena nem de longe.

Em poucas páginas, o autor – conhecido pela trilogia O Século e pelo sucesso Os Pilares da Terra – prende a atenção e vai entregando aos poucos o que vem a ser um excelente livro de ação. O calhamaço passa das 520 páginas na edição Pop Chic da Arqueiro, mas o leitor nem sente de tão fluida e envolvente que é a leitura.

Através de uma narrativa cronológica marcada pelos dez dias da missão principal, a trama se desenrola entre os diversos personagens, mas principalmente entre Felicity “Flick” Clairet e Dieter Franck. Ela é uma espiã inglesa à frente da organização que quer atacar a maior central telefônica da Europa. Ele é um oficial alemão de uma das tropas e está tentando acabar com a Resistência Francesa a todo custo.

O jogo de gato e rato entre estes dois personagens permanece até as últimas páginas do livro e são desenvolvidas com maestria por Follett, que consegue ser cruel e despertar gatilhos fortes no leitor quando escreve pela perspectiva de Dieter, e extremamente calculista e dinâmico quando os olhos estão voltados para Flick.

Para além e do conceito de certo e errado, Follett também se aprofunda nas raízes mais dolorosas e sujas não só da 2ª Guerra Mundial, mas também de cada personagem. Dieter é responsável por prender, torturar e até matar muitos inocentes para conseguir mínimas informações. Despindo-o da posição de oficial alemão, Dieter tem duas crianças e uma esposa em casa, a qual trai com uma francesa por quem está se apaixonando aos poucos. Flick sonha em terminar seu doutorado, ter filhos, conhecer Nova York… mas a guerra a fez tomar uma responsabilidade que não esperava. O casamento não vai bem, seu marido a está traindo com outra mulher da Resistência e ela está começando a ter sentimentos por outro homem também. Bem, seres humanos. 

A ação está presente do início ao fim e é capaz de abalar e surpreender em diversos momentos. Bombardeios, planos que caem por terra, espionagens de ambos os lados, pessoas capturadas e cenas de tortura são alguns dos elementos utilizados pelo autor e que fazem a história não ter uma pausa sequer. O que parecem meses, na verdade, são apenas dez dias. Em resumo, AS ESPIÃS NO DIA D é uma ótima recomendação para quem busca um livro tenso, rápido e envolvente, uma vez que, a obra não deixa a desejar em nenhum quesito!

Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!




Comentários

  1. Oi Luciano!
    Ler sobre guerras me deixa ansiosa, não sei, pesa tanto e me deixa angustiada, tanto que evito um pouco o tema. Ainda mais agora com essa coisa toda da Ucrânia, não sabemos o que o futuro nos reserva, né? Mas para quem gosta, a obra deve ser ótima!
    Abraço
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Particularmente gosto bastante de obras com este cunho. Este aqui é sem dúvida, um dos melhores que li sobre guerra. Abraço!

      Excluir
  2. Oi
    até hoje eu só li dois livros do autor e gostei bastante, essa parece ser uma obra boa, mas confesso que tem histórias de guerra quando vou lendo acabo me revoltando com os acontecimentos.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Não deixe de conferir. Este livro aqui é excelente. Abraço!

      Excluir
  3. Oi!
    Já gostei mais de histórias com contexto de guerra (seja real ou totalmente fictícia), mas ultimamente ando evitando. Gostei de saber que a personagem feminina é uma espiã.

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie, nem conhecia essa obra do autor, mas assim como as outras, parece uma boa leitura e fiquei com vontade de conhecer.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Leia sim, certamente você irá gostar. Beijo!

      Excluir
  5. É bem por aí mesmo Fabiano. Se quiser saber mais terá de lê-lo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Luciano, tudo bem? Nossa não conhecia este livro, mas já havia visto outras obras do autor. Achei super interessante que ele se passa em uma guerra e o mistério de como eles vão conseguir fazer o que precisam é impressionante. Achei mais legal ainda que tem alguma pitada de romance em si neste livro e quero ler com toda certeza. Seguindo o blog para ver mais conteúdos.
    Beijinhos, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vou bem, e você? Leia sim, certamente você irá gostar da obra. Beijo!

      Excluir
  7. Oi Luciano, tudo bem?
    Parece um livro excelente. Apesar da temática difícil, esse autor é muito aclamado e certamente soube conduzir a trama. Achei legal que trabalhe os dramas humanos dos personagens também, o lado pessoal deles.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri. Vou bem, e você? Sim o livro é de excelência, quando puder não deixe de conferir. Beijo!

      Excluir
  8. Fiquei com vontade de ler esse livro. Parece ser incrível.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  9. Não é de hoje que eu tenho vontade de ler um livro desse autor. Eu tenho um audiobook dele, e tinha até me esquecido disso. Eu pegar para ouvir.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  10. Oi, Luciano outro dia quase comprei este livro, mas com sua resenha fiquei mais confiante. Segunda Guerra é tema que gosto bastante, muito bacana sua resenha. Abraços!

    https://leituracomigo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosemary! Leia sim, depois conte-me o que achou. Que bom que gostou da resenha. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog