Pular para o conteúdo principal

Resenha: Os Malaquias

LIVRO: OS MALAQUIAS  ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: ANDRÉA DEL FUEGO EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS NÚMERO DE PÁGINAS: 200 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse: Após perderem os pais, os irmãos Nico, Júlia e Antônio veem-se diante de nova realidade. O mais velho, ainda criança, passa a trabalhar na fazenda de um poderoso da região; a menina, por sua beleza, é adotada e levada para outra cidade; o caçula, um garoto que não cresce, é acolhido pelas freiras do orfanato. Separados ainda na infância, os três vão seguir diferentes caminhos, a um só tempo fantásticos e reais. A escassez de água, de amor e de unidade, que acompanha a família desde o raio que a originou, torna-se abundância à medida que as páginas do livro revelam novas e extraordinárias personagens ― freiras francesas, traficantes de bebês, espíritos ancestrais e pessoas que desaparecem no vapor de um bule a ferver ―, entremeadas por um vale mágico, despertado pela chegada de uma hidrelétrica à cidade de Serra Morena, onde pouco a pou

Resenha: De Repente Adolescente

LIVRO: DE REPENTE ADOLESCENTE

ANO DE LANÇAMENTO: 2021

AUTORA: ÍRIS FIGUEIREDO

EDITORA: SEGUINTE

NÚMERO DE PÁGINAS: 256

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆




Sinopse: A chegada da adolescência vem sempre acompanhada de momentos que podem marcar nossas vidas para sempre. Afinal, é nessa época que começamos a pensar em quem somos e o que queremos para o futuro, além de nos darmos conta de que, às vezes, a vida simplesmente foge do controle. Nesta antologia, Camila Fremder, Clara Alves, Iris Figueiredo, Jim Anotsu, Julie Dorrico, Keka Reis, Luly Trigo, Olívia Pilar, Socorro Acioli e Vitor Martins narram com honestidade experiências típicas do início da adolescência ― a mudança de escola, a separação dos pais, o despertar de um sentimento inesperado, o amadurecimento às vezes precoce… O resultado são contos diversos, que emocionam, fazem rir e promovem a reflexão ao mostrarem que, mesmo que a adolescência venha de repente, a gente sempre acaba se encontrando no meio do caminho. 





Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Preparados para mais uma resenha? Vamos conhecer!





Quem não se sente nostálgico ao assistir filmes adolescentes? Ok, geralmente o filme é americano, o elenco tem 20 e poucos anos, as escolas têm armários e sempre (SEMPRE) tem um drama no baile. Então, se você é brasileiro e quer realmente se sentir nostálgico relembrando uma fase intensa, complicada e divertida como a adolescência vivida no Brasil, a antologia de contos De repente adolescente é a sua próxima leitura ideal!

Lançado pela Seguinte (selo jovem da Companhia das Letras), o livro traz 10 jovens nomes da literatura brasileira como Iris Figueiredo, Clara Alves, Vitor Martins, Olívia Pilar, Luly Trigo e muitos outros em pequenos contos encantadores que, apesar de trazer a adolescência como tema principal, se divergem entre si e mostram as diferentes realidades do nosso país.

De repente adolescente pode facilmente servir como porta de entrada para muitos novos leitores que vão se apaixonar pelas histórias aqui desenvolvidas rapidamente. Seja pela identificação com uma jovem que passa o tempo da Educação Física na biblioteca, com a relação complicada com os pais, com os sonhos (aparentemente) impossíveis ou até mesmo com a escrita dos autores. Vale uma atenção especial aos contos de Iris Figueiredo, Jim Anotsu e Vitor Martins. Contos tocantes, simples e que conseguem surpreender os leitores de forma primorosa e emocionante. Em resumo, DE REPENTE ADOLESCENTE é uma antologia pra lá de satisfatória. No geral, não é possível dizer muito sobre cada história sem entregar os pontos principais. Contudo, fica a dica de uma antologia que vale muito a pena ser lida e degustada por todas as idades, inclusive adultos. O livro perfeito para uma folga!

Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!




Comentários

  1. Oi!
    Eu tenho um pouco de interesse em ler essa obra por conter alguns autores que eu já conheço a escrita e gosto, mas ultimamente não ando gostando muito de histórias para o público adolescente.

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tá aí, irei pesquisar sobre obras próprias dos autores que eu mais gostei.

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciano!
    Não costumo ler muitos livros de contos, mas gosto bastante da Iris Figueiredo, talvez eu leia só por causa dela! kkkkk

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luciano.
    Eu li esse livro quando lançou e gostei muito do que encontrei. Claro que tem alguns contos que chama mais a nossa atenção, como o citado do Vitor Martins que não tem como não amar. E essa capa com as referências de cada conto? Adorei.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciano, tudo bem?
    Achei muito legal sua comparação com a adolescência brasileira x a gringa, que é a que estamos acostumados a ver. Esse parece um livro legal e nostálgico!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi
    parece ser uma leitura interessante para os jovens leitores, e que a leitura é fácil de ser feita e que você gostou, quando eu tinha 15 queria muito chegar aos 18 e depois dos 18 os anos passaram mais rápido.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! É um livro bastante leve. Quando puder leia-o.

      Excluir
  7. Fiquei com vontade de ler.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  8. Oi Luciano, amo histórias que se desenvolvem de forma rápida. Gostei muito desse livro e se eu encontrar grátis vou ler.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Você irá gostar deste aqui. Não deixe de conferir. Abraço!

      Excluir
  9. Oie, ainda não me aventurei aos livros da autora, mas quero muito. Vejo bastantes elogios desse e quero conhecer também.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  10. Oi Luciano, tudo bem?
    Passando novamente pra desejar um ótimo restinho de semana!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog