Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Copo Vazio

 


LIVRO: COPO VAZIO

ANO DE LANÇAMENTO: 2021

AUTORA:  NATÁLIA TIMERMAN

EDITORA:  TODAVIA

NÚMERO DE PÁGINAS: 144

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★







Sinopse: Um romance forte e sensível sobre perda, amor e abandono no mundo contemporâneo. 

Mulheres abandonadas. Desde sempre, a literatura é permeada de histórias trágicas de figuras fascinantes, como Medeia e Dido, que se desfazem diante do abandono masculino. Agora é a vez de Natalia Timerman e seu Copo vazio. O romance conta a história de Mirela, uma mulher inteligente e bem-sucedida, que acaba submergida em afetos perturbadores quando se apaixona por Pedro. Primeiro, experimenta aquilo que Clarice Lispector chamou de “felicidade insuportável”. Daí para a dúvida e o desalento é um passo.







Olá caros leitores e caríssimas leitoras. Como estão? Preparados para mais uma resenha literária. Vem comigo conhecer! 







Mirela tem trinta e poucos anos, é arquiteta, está solteira e conhece Pedro em um aplicativo. Desde o começo sabemos que essa história não teve o fim esperado — amor e companheirismo. Com sua filha, Mirela tromba com Pedro no supermercado após não vê-lo por anos. E o motivo disso é porque ele simplesmente sumiu. Meteu o ghosting justo quando ela pensou que as coisas poderiam evoluir para algo mais sério. 

Narrado por Mirela, o livro explora muito bem os sentimentos de alguém que é deixado de lado sem maiores explicações. Em um momento, estamos procurando motivos para o afastamento da pessoa, procurando gatilhos em cada lembrança de momentos com ela. E essas memórias, por mais que não sejam exatas, vão deixando claro que esse afastamento foi estranho. Pedro e Mirela pareciam ter se entrosado perfeitamente. Não foi uma idealização de Mirela os sentimentos que Pedro despertava. Ela não foi nenhuma mulher emocionada e desesperada por atenção, forçando uma intimidade. Muitos dos avanços na relação foram dados pelo próprio Pedro, então ele sumir sem deixar recado após convidar Mirela para conhecer sua avó realmente não fez sentido. Ela não estava louca. Mas por que ele sumiu? 

Você pode ser a mulher mais esclarecida, bem-sucedida, inteligente e bonita, e mesmo assim vai procurar nos mínimos detalhes o que você poderia ter feito para afastar alguém. Timerman descreve muito bem como toda essa insegurança vai se instaurando nas mulheres quando isso acontece. Elas param de acreditar em si mesmas porque, mesmo sendo a mulher mais feminista do mundo, ainda se tem no fundo aquele desejo pela validação de um homem. As mulheres crescem  ouvindo que precisam dessa validação, e não é do nada que elas abandonam essa REGRA sem sentido. A falta de Pedro atrapalha Mirela em sua vida pessoal e profissional, leva ela a apelar para métodos que nunca antes teria cogitado só para poder falar com ele novamente. 

O mais doloroso quando se é deixada de lado por alguém que gosta é deixar essa história inacabada. Terminar sempre é ruim, mas quando esse término vem do nada, sem explicações e nem sequer um adeus, é como se não tivesse acabado. A falta de conclusão acaba por enlouquecer muitas mulheres porque elas sentem que aquilo segue crescendo dentro delas. Como se recuperar de um fim que você nem sabe exatamente se foi um fim? Quando você tem esperança de que a pessoa dará um sinal de vida a qualquer momento?

Outra questão que fica evidente é a incompatibilidade de expectativas. Por mais que Pedro desse todos os sinais da relação estar caminhando para ALGO MAIS eles nunca tiveram uma conversa concreta sobre o que era essa relação. Não há acordo de fidelidade, ou de não fidelidade. Não tem um martelo sendo batido dizendo OH, ESTAMOS JUNTOS. É uma coisa indefinida, e todas essas lacunas sentimentais acabam sendo preenchidas pelas expectativas de Mirela. Porque ela mesma nem sabe o que Pedro quer ou o que espera dela. É como se o relacionamento tivesse apenas um agente, Mirela, enquanto Pedro é essa figura meio assombrosa, difusa. Um fantasma que deu um ghosting. Embora o livro tenha seus deslizes, certamente é uma leitura que recomendo bastante. 

Em resumo, COPO VAZIO é um desses livros que explora bem a insegurança feminina tão comum nos relacionamentos modernos. É uma obra que não pega apenas pelo fator de identificação. É bem escrito, bem estruturado nas idas e vindas no tempo que Timerman coloca na trama. É essa construção da narrativa que te mantém interessado, curioso. Mas como a identificação é forte, ela acaba se sobressaindo. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!




Comentários

  1. Olá, Luciano.
    Está de volta com o blog? Eu ainda não conhecia o livro, mas achei os questionamentos abordados super interessantes. Porque é como você disse na resenha, a gente cresce ouvindo certas coisas e não é fácil se livrar disso não. Se der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Sim o blog está ativo novamente. Quando puder leia-o, certamente você irá gostar da obra. Abraço!

      Excluir
  2. Gostei de saber que é bem escrito. Primeira vez que ouvi falar sobre o livro.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vocé é muito gentil. Se puder nâo deixe de conferir. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Interessante. Não conhecia o livro ainda.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos. Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Amei a referência do título do livro com o significado de apenas existir a Mirela como agente do relacionamento. Me parece uma leitura bem interessante.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa. Vou bem, e você? O livro é sim bastante interessante, quando puder leia-o. Beijo!

      Excluir
  6. Oi Luciano,
    Como foi de férias? Espero que bem :)
    Gostei muito da sua resenha, como sempre muito bem escrita e explicada. Apesar do livro ser curtinho, gostei de saber que a trama é densa ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata! Foi boa minhas férias. Que bom que você gostou da resenha. Se puder, leia-o. Beijo!

      Excluir
  7. Oi, Lu!
    Que legal ver um livro da Natália por aqui. Ela é uma querida! :)
    A escrita dela é muito potente e eu fico fascinada pela literatura dela.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda. Realmente a escrita da autora fascina e encanta. Beijo!

      Excluir
  8. Oi Luciano,
    Gostei bastante da temática do livro, ele me parece mais um conto do que um livro extenso mesmo.
    Obrigada pela indicação ^^
    Abraço,
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kelen! Que bom que gostou. Quando puder não deixe de conferir, certamente você irá gostar. Abraço!

      Excluir
  9. Oi Luciano, estava aqui passeando pelo seu blog e lendo algumas resenhas, procurando algumas novas leituras para eu fazer, encontrei essa resenha e é o tipo de leitura que gosto fazer. gosto dessas premissas e histórias que condizem com um pouco da realidade. Dica mais que anotada e muito obrigada.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Não deixe de conferir, certamente você irá gostar da obra. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog