Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Ferinos

LIVRO:  Ferinos - O Encantador de Corvos
ANO DE LANÇAMENTO: 2017
AUTOR:  Jacob Grey
EDITORA: Record
NUMERO DE PAGINAS: 256
CLASSIFICAÇÃO: ★★★★



Sinopse:
Abandonado pelos pais. Criado por corvos. Caçado pela escuridão. Caw, abandonado pelos pais quando tinha apenas 5 anos, sobrevive sozinho numa cidade governada pelo crime. Mas ele não está desamparado - é o último representante da linhagem dos ferinos de corvos e tem o poder de comandar e conversar com as soturnas aves. Caw vive escondido em um ninho, no alto de uma árvore, no parque da cidade de Blackstone, até que uma fuga na prisão local o força a se revelar aos humanos... E à Lydia, a filha do diretor do presídio. Juntos descobrem que os fugitivos também são ferinos que planejam trazer seu temido líder, o Mestre da Seda, de volta da Terra dos Mortos. Para impedi-los, Caw e Lydia precisam encontrar os ferinos que se escondem pela cidade e convencê-los a mais uma vez lutar pelas forças do bem.




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.



Neste primeiro livro da série o autor nos apresenta os Ferinos, pessoas que têm o dom de controlar animais de todas as espécies e que não pensam duas vezes antes de utilizar essa característica, seja para o bem ou para o mal. Nosso protagonista leva a vida nas sombras se escondendo de humanos e se mantendo o mais invisível possível. Ele teme muitas coisas e uma delas é ser separado de seus companheiros corvos, que são a única família que ele tem. Algo interessante aqui é que cada um dos animais apresenta uma personalidade diferente, que vai da mais tagarela até a mais sábia (ou louca, dependendo do momento), principalmente em se tratando de Alvo, o corvo cego, calado e albino. Tendo essa ideia em mente, me preparei para embarcar em uma leitura curiosa, divertida e cheia de aventura. Posso dizer que, dentro das possibilidades, não me enganei.
No começo da estória ele conhece Lydia, a primeira amiga humana que se aproxima o suficiente para enxergar quem ele realmente é.  Ela é curiosa, aventureira e não pensa duas vezes quando precisa desafiar os pais e sair em busca da verdade, mesmo que isso signifique correr os mais diversos riscos. Já Caw é um garoto solitário, meio arisco e bastante desconfiado,  características de alguém que vive há tempos demais nas ruas.  É justamente por ser assim e por ter um histórico de abandono que, no começo, não leva a aproximação de Lydia muito à sério; essa resistência aumenta por causa dos conselhos dos amigos corvos, que não acreditam que se aproximar de humanos fará bem ao garoto.
Felizmente vemos essas características de Caw se transformarem em  autoaceitação, na necessidade de descobrir sua força e em um abertura para receber ajuda de outras pessoas, na medida em que sua relação com Lydia se fortalece. A resistência dos corvos é explicada conforme a leitura avança, e aos poucos eles também se apegam à garota; transformando essa dupla de adolescentes em um grupo formado por humanos e pássaros prontos para enfrentarem o que vier pela frente. Acontece que, em determinado momento, os problemas crescem de maneira que a única opção é  sair em busca de mais ajuda. É neste ponto que conhecemos outros personagens que, sem dúvidas, acompanharão Caw e Lydia nos próximos livros. Partindo dessa premissa Grey conseguiu criar um livro envolvente, embora previsível.  
Como ponto de partida de uma série temos os dois jovens saindo em busca de aliados, ao mesmo tempo em que tentam se preparar para o que está por vir. Descobrir mais sobre quem são, de onde vieram e do que são capazes é o primeiro passo, e o ponto principal deste livro.
Ferinos ainda tem muito para oferecer e amadurecer, e entendo que ele propõe uma contextualização do leitor na estória, apresentando uma situação que é resolvida ainda neste livro, mas que deixa pontas soltas que provavelmente serão amarradas nos livros seguintes. Porém, ainda é, de certa forma, uma trama bem básica e como mencionado anteriormente previsível.
Com um misto de aventura e magia, é uma estória que tende a agradar  leitores mais jovens que estão em busca de uma série para chamar de sua, ou que estão descobrindo o gênero fantástico agora. Para quem já mergulhou fundo em estórias assim, o livro tende a ser um pouco raso e infantil, mas ainda assim tem sua valia. Acredito que esta seja uma daquelas estórias com potencial para se tornar queridinha de muita gente conforme a narrativa comprove ser capaz de ganhar corpo e força. Ademais é uma leitura prazerosa e que não cansa o leitor em momento algum, apesar da previsibilidade contida no livro, a obra cumpre satisfatoriamente o seu papel de entreter. Em resumo "O Encantador de Corvos" é um bom livro inicial de uma série que certamente agradará os leitores mais jovens que apreciam o gênero. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!


Comentários

  1. Oi Luciano,
    Não me lembro dessa série da Galera Record... Acho que não lançaram as continuações, né?
    Não gosto quando isso acontece, me desanima a ler!

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Se você souber ler inglês tem a opção de ler neste idioma, caso não saiba é melhor não iniciar esta série, visto que, a editora não lançou a sequência por aqui, infelizmente. Eu li a sequência em inglês. Beijo!

      Excluir
  2. Olá, Luciano.
    Eu achei a premissa do livro muito interessante e fiquei com vontade de ler. Mas dai li o comentário da Ale e vi que não tem continuação. É uma pena pois parecia ser uma serie muito promissora.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! A série é muito boa, no entanto a continuação somente em inglês. A editora não continuou esta série no Brasil, infelizmente. Beijo!

      Excluir
  3. Oi, Luciano!
    Achei a premissa bem interessante, vou salvar a indicação ;)

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! O livro é muito bom. Se tiver a oportunidade não deixe de o ler.

      Excluir
  4. Oi, Fabiano! O livro é muito bom. Tudo bem, acontece às vezes de o corretor ortográfico se equivocar, ainda mais quando se comenta pelo celular. Bom fim de semana. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciano, tudo bem?
    Achei a premissa criativa e bem diferente. Gostaria de ler!
    Mas, assim como a Ale, desanimei ao descobrir que não tem continuação no Brasil. :(
    Sou meio preguiçosa pra ler em inglês.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? Entendo, não é todo leitor que gosta e ou consegue ler em inglês. Beijos!

      Excluir
  6. Essa parece ser uma série incrível, uma pena que não está completa aqui no Brasil. Eu fico bem chateada quando isso acontece, só para encher os leitores de esperança, e acabam com nossa alegria do nada... Eu até leio em inglês, mas sou beeeem preguiçosa e a leitura acaba não rendendo como eu gostaria. =/ Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! O livro é muito bom, embora haja este pequeno empecilho do idioma para alguns leitores, a leitura vale a pena. Beijos!

      Excluir
  7. Oi
    eu li esse livro e lembro que gostei, só que a leitura não me deixou com aquele gostinho de quero mais, uma pena que a editora não deu continuidade nas publicações.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! É verdade uma pena a editora não ter continuado com a série. De todo o modo o livro é muito bom. Beijo!

      Excluir
  8. Confesso que eu não conhecia essa série. Achei a premissa bem interessante! Gosto bastante do gênero, mas, ultimamente, não tenho lido tantas obras assim quanto eu gostaria. Vou pesquisar mais sobre e, quem sabe, posso dar uma chance haha. Curti bastante a resenha!

    Abraços! 😃
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gleydson! Se o ler você vai gostar certamente, ainda mais, você que gosta de fantasia. Que bom que gostou da resenha. Abraços!

      Excluir
  9. Eu não conhecia ainda, mas se tem Corvo já me deixou animada pra ler! Eu adoro o pássaro e adorei ler livros que fazem referências a eles.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Eu particularmente adoro um corvo. Esta ave é bastante significativa na literatura mundial. Você vai gostar da leitura, pois o livro é muito bom. Abraço!

      Excluir
  10. Olá, Maria! Estou seguindo o seu blog. Obrigado pela sua visita e comentário. Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog