Pular para o conteúdo principal

Resenha: A Hora Do Lobisomem

LIVRO: A HORA DO LOBISOMEM ANO DE LANÇAMENTO: 2017 AUTOR: STEPHEN KING EDITORA: SUMA NÚMERO DE PÁGINAS: 115 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse: primeiro grito veio de um trabalhador da ferrovia isolado pela neve, enquanto as presas do monstro dilaceravam sua garganta. No mês seguinte, um grito de êxtase e agonia vem de uma mulher atacada no próprio quarto. Agora, a cada vez que a lua cheia brilha sobre a cidade de Tarker’s Mill, surgem novas cenas de terror inimaginável. Quem será o próximo? Quando a lua cresce no céu, um terror paralisante toma os moradores da cidade. Uivos quase humanos ecoam no vento. E por todo lado as pegadas de um monstro cuja fome nunca é saciada. Um clássico de Stephen King, com as ilustrações originais de Bernie Wrightson.  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhecer a obra! Um dos livros mais curtos e menos perturbadores do mestre do horror, A HORA DO LOBISOMEM pode ser lido de uma tacada só. A linguagem rá

Resenha: TANTO TEMPO DIRIGINDO SEM NINGUÉM NO RETROVISOR: Contos da Era Bolsonaro

Livro: TANTO TEMPO DIRIGINDO SEM NINGUÉM NO RETROVISOR: Contos da Era Bolsonaro
Editora: Caligo
Autor: Fábio Shiva


Sinopse:
Os contos deste livro nascem de uma perplexidade comum a milhões de brasileiros: como é que Bolsonaro foi eleito? Como é possível que, depois de tantos absurdos, ainda tenhamos parentes e amigos apoiando fanaticamente o governo? O que aconteceu com essas pessoas? O que aconteceu com o Brasil?
Para lidar com os horrores do obscurantismo que assola o país, precisamos mais do que nunca das luzes da Arte. E é assim que a Literatura Fantástica surge como uma resposta lúdica e inesperada diante de mesquinhas realidades.
Nas oito histórias aqui reunidas, Fabio Shiva explora os pontos cardeais desse grande enigma brasileiro:

* Será que o bolsonarismo surgiu de uma epidemia cósmica? - “O ódio que veio do espaço”
* Ou será tudo parte de um audacioso plano traçado na espiritualidade? - “Acima de todos”
* Será que isso implica no fim do mundo como o conhecemos? - “A espera”
* Como será o futuro dominado pelas Fake News? - “Notícias da Democracia”
* E o que aconteceria se ninguém mais pudesse mentir? - “Verdade e Consequência”



Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Eu particularmente tenho uma queda por ler livros de contos, geralmente são estórias curtas, mas não menos envolvente se compararmos com um livro, ou até mesmo calhamaços.
Que tal ir desbravando o conhecido mundo real onde vivemos e adentrar neste cenário corrupto e cheios de mazelas, mas muito bem construído pelo Fábio Shiva nesse livro que te deixará com a sensação de "quero mais" ao término da leitura. Aqui Shiva dá um tapa na cara da sociedade de maneira explícita, mas não menos inteligente se formos agraciados com as nuances claras e precisas de toda grandiosidade que há por detrás dos 8 contos contidos em poucas páginas presente no livro. Pra ser preciso são exatos 63 páginas, o que dá a impressão, pelo menos em um primeiro momento de que os contos aqui presentes sejam superficiais e rasos. Não condeno o leitor que, aparentemente e logicamente pensar desta maneira, contudo posso afirmar que tal constatação estará equivocada, pois para os que lerem o livro, e eu espero que muitos leitores o leiam perceberão que o livro, apesar de poucas páginas possui conteúdo suficiente para se destacar positivamente em nossa literatura nacional.
Por que o Brasil elegeu Jair Bolsonaro para presidir um país cheio de desigualdades sociais e mazelas que se formaram ao longo dos anos através de vários governos incompetentes e corruptos. Será que existe uma força maior acima de todos que influenciou neste cenário quase que apocalíptico em nosso país?
Partindo dessa premissa temos o conto que dá título ao livro, nesse conto vemos toda a capacidade do autor em mostrar-mo nos a ferida enraizada na sociedade brasileira, a chaga aberta que mancha o presente do Brasil. Certamente tudo de errado que há no Brasil não é culpa exclusivamente de Bolsonaro, pois antes de Jair o presidir já existiram outros incompetentes e corruptos iguais ou piores que ele, entretanto o que se vê no país hoje é um caos em praticamente todas as areas da sociedade, tudo o que deveria funcionar decentemente simplesmente não funciona. Aqui podemos observar a perspicácia e inteligência de Shiva fluir como água que jorra em uma torneira aberta. É impressionante a capacidade intelectual que o autor possui de nos revelar aquilo que já sabemos, nos chocando de uma maneira quase que surreal. Não há dúvida de que TANTO TEMPO DIRIGINDO SEM NINGUÉM NO RETROVISOR é o melhor conto do livro, muito embora os outros contos não deixem uma falsa impressão de inferioridade em relação ao conto citado. Contos como; Acima de Todos, A Redescoberta do Brasil, Verdade e Consequência, Notícias da Democracia, A Arma, O Ódio que veio do Espaço e A Espera são contos muitíssimo bem escritos e de qualidade literária acima da média. E todos esses contos estão presentes neste livro ímpar. Outro ponto que vou salientar é que, o livro é atualíssimo, ainda mais se atentarmos ao fato de o Brasil e o planeta de uma maneira geral que está passando por um momento difícilimo devido à pandemia do CODE-19. Fábio Shiva consegue transceder os temas proposto no livro como poucos escritores nacionais conseguem, não é demérito dos outros, pelo contrário é o Shiva que merece os méritos creditados por este que vos escreve à ele por conseguir ser tão competente naquilo que faz, ou seja escrever. Este livro é de uma grandiosidade inquestionável. Eu já li outros livros do autor e fiquei maravilhado com sua escrita formidável e peculiar, no entanto este aqui é um livro essencial para a sociedade brasileira ler e reler, e fazê-lo refletir antes de escolhas equivocadas no qual todo ser é capaz de cometer se não estiver atento ao sistema e como o mesmo funciona. Sendo assim não posso deixar de indicar o livro. Em resumo "TANTO TEMPO DIRIGINDO SEM NINGUÉM NO RETROVISOR: Contos da Era Bolsonaro" é um livro esclarecedor sobre o atual momento tenebroso em que o Brasil atravessa e, que certamente fará o leitor se atentar ao que o cerca. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Olá, Luciano.
    Diferente de você eu só leio contos em ultimo caso hehe. Não sei se leria esse livro porque não gosto de livros de politicas. Assim como não gosto de livros que envolvam religião. Até porque o autor sempre vai puxar a sardinha para seu lado.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Eu amo contos. Que pena que você não goste de contos e nem de livros com politica e religião.

      Excluir
  2. Olá Luciano! Eu amo ler contos, mas acho que são mais difíceis de resenhar... rs Eu gostei dessa ideia do autor e, às vezes, acho que seria a única explicação para ele ter sido eleito: uma doença cósmica que causa fanatismo... kkk
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! Assim como você eu amo ler livros de contos, concordo com você que é mais difícil para resenhar. Eis uma questão indecifrável até este presente momento; o que levou Jair Bolsonaro a presidir o Brasil. Beijos!

      Excluir
  3. Hey Luciano! Tudo bem?
    Interessante e curiosa a proposta desse livro.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Se cuida e Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  4. Socorro hauhau batendo palmas, nunca pensei que alguém escreveria contos fantásticos sobre Bolsonaro no poder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Pois é, o livro é maravilhoso. Se puder leia-o.

      Excluir
  5. Oi
    não é um tipo de leitura que realizaria, mas o que importa é que você gostou dos contos apresentados na obra.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Eu vi que tem vários livros sobre Bolsonaro, mas todos eram análises dele ou comparações com outros poderes, realmente não sabia que existe um de conto e parece ser bem interessante.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa vou bem e você? Este aqui é de contos, é interessantíssimo. Eu recomendo. Beijos!

      Excluir
  7. Oi Luciano,
    Confesso que não tenho vontade de ler algo assim. Para mim, já basta ver as notícias para passar raiva... Não seria uma leitura gostosa e fluída.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Entendo e concordo com seu ponto de vista no que diz passar raiva ao assistir noticiário. Neste livro temos uma visão um pouco mais aprofundada do assunto politica, apesar de ser contos dá para se ter uma ideia clara do pensamento do autor neste livro.

      Excluir
  8. Oie, tudo bem?
    Não sou muito fã de contos, mas com certeza leria esse! Não sabia que tinha livros nesse estilo fazendo esse tipo de reflexão e críticas, acho uma leitura válida!
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Ana estou bem e você? Sim a leitura desse livro é válida. Se você ler vai gostar.

      Excluir
  9. Oie Luciano!

    É importante estarmos abertos a esse tipo de leitura e parece ser o tipo de livro que abre os olhos...
    Infelizmente nossos corruptos... ops, governantes são horríveis, todos kkkkk e existem muitas situações que às vezes nem percebemos
    Não sei se leria agora, mas futuramente, não descarto a possibilidade não!

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pâmela! É muito importante este tipo de leitura, embora não agrade a todos. Quando tiver a oportunidade não deixe de ler o livro. Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog