Pular para o conteúdo principal

Poema: Rosa

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Rosa Rosa, com tua cor encantadora. Tão bela és, ó flor sedutora. Tu és símbolo de amor e paixão.  Transbordas vida em cada coração. Teu perfume exala em cada canto. Enfeitando jardins, o mundo encantando.  Tuas pétalas macias desabrocham.  Como um abraço que o coração deseja. Rosa rubra, intensa e vermelha. Expressas a paixão que se atrela. Tu és o símbolo da força feminina. Com tua beleza que fascina. Mas há também a rosa branca. Que transmite paz e alma inocente. Com sua delicadeza e pureza. Enfeitiça em sua beleza. As rosas amarelas irradiam alegria. Espalham sorrisos na grande metrópole da monotonia. Com seu brilho dourado e vibrante. Colorem a vida, como um instante. Rosas, flores tão especiais. Que embelezam os dias e são naturais. A tua imortalidade em poesia se traduz. Ensinando o amor e a resiliência à luz. Que a rosa, em toda sua exuberância. Continue a ser símbolo de e

Resenha: Apenas Amigos?

Livro: Apenas Amigos?
Editora: Amazon/Independente
Autores: Érica Christieh e Leonardo Otaciano


Sinopse:
Melhores amigos, Charlote e Allan cresceram juntos no arquipélago de Fernando de Noronha. Charlote, sofre bullying na escola por causa do seu peso. Allan , o mais popular do colégio, ver o destino mudar a sua vida quando o seu pai é aceito no novo emprego e se mudam para São Paulo. Quando parece que a vida vai separá-los, nasce um sentimento. Será que o tempo é capaz de apagar um amor da adolescência? Será que Allan e Charlote estão dispostos a descobrir que são Apenas Amigos? É uma história de superação, de dramas, mas que fará o leitor também dar boas risadas. É a história de meninos e meninas que superam suas limitações e medos, para descobrirem a vida adulta de uma maneira extraordinária.


Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Este que vos escreve ultimamente tem visto na literatura nacional livros surpreendentes e muito bem elaborados. Para os que me acompanham com certa frequência aqui no blog já sabe que, particularmente romances não são o tipo de leitura que leio com frequência, no entanto eu encontro romances bem escritos quando leio esse gênero. Que bom não é mesmo!


Para quem conhece Pernambuco sabe que lá existem praias lindas, talvez as mais belas praias de nosso país. E é nesse lugar paradisíaco que começa a estória de Charlote e Allan Gesser. Fernando de Noronha guarda riquezas há muito esquecidas em território nacional e encanta e fascina com sua beleza inenarrável de sol e paisagens deslumbrantes, por quem por ali tem o privilégio de estar. Charlote é uma adolescente comum, semelhante a outras várias adolescentes que existem e que, se não fosse pelo fato de ela ser gorda, talvez passasse despercebida pela multidão. Embora a garota seja bonita, com pele clara e olhos esverdeados a jovem sofre de bullying no colégio onde estuda. Para piorar a situação da desafortunada garota no que diz respeito à sua aparência de possuir alguns quilos à mais em seu corpo a jovem nutre um sentimento amoroso pelo cara mais popular do colégio onde a mesma estuda e, ainda por cima o rapaz é amigo desde a infância da garota, o que certamente resultará em conflitos entre os dois. Em meio a isso, temos uma mudança repentina nos planos do rapaz devido aos seus pais se mudarem para a cidade grande, precisamente em São Paulo a maior metropóle brasileira. Partindo dessa premissa temos um livro envolvente, embora o foco seja sem dúvida os adolescentes, podemos afirmar que, a obra vai muito além dos estereótipos mostrados na sinopse do livro. A trama é super ágil com uma linguagem contemporânea crível e carregada de sotaque nordestino. Isso mesmo o sotaque permambucano invade a obra de uma maneira tão agradável, que mesmo, para os que não estão habituados com as gírias decorrentes do estado nordestino de Pernambuco, irão apreciar os variados diálogos presentes no livro. E, por falar em diálogos, o livro apresenta uma infinidade deles, o que me causou certa surpresa, já que geralmente livros dessa temática não possuem tantos diálogos presentes no contexto geral da obra, no entanto esse detalhe é ínfimo, se compararmos com a elaboração perfeita do livro em si. A leitura me fez refletir o quão grandiosa uma amizade verdadeira e sincera pode ser, se o sentimento é nutrido como uma pequena semente que, quando plantada precisa de estímulos e cuidados adequados para se perpertuar. A carga de dramaticidade presente neste livro é alta, muito embora, às vezes o leitor não se dá conta, devido a suavidade da escrita da autora. Eu conheço a escrita da autora por ter lido todos os livros que ela publicou, e posso garantir que este livro sua escrita está mais madura, consequentemente muito mais agradável de ser lida. A mescla da suavidade da escrita da autora com o pragmatismo da escrita do autor, que por sinal é meu irmão e um exímio escritor formam uma união praticamente perfeita. A elaboração de um tema até meio clichê, no caso o bullyng com outros assuntos de cunho sentimental dão ao livro uma dramaticidade inesperadamente plausível, principalmente quando olharmos para a fragilidade humana quando o assunto é o amor. O livro me surpreendeu de maneira muito agradável, embora eu já soubesse de antemão que o livro seria bem escrito, fui surpreendido por ter encontrado uma obra bem escrita e também muito bem elaborada, com as nuances de um dramalhão à la novela mexicana com seus pormenores e inusitados, mas não menos corriqueiros casos e acasos da vida cotidiana. Os personagens secundários tem importância elevada neste livro, não revelarei mais detalhes, senão cometerei spoiler, no entanto já aviso de antemão que, quando vocês lerem, saberão do meu relato aqui nesta resenha. Se você curte um romance intenso, com dramas e reviravoltas extravagantes, como em uma estória de novela mexicana, que te faz rir, chorar, se emocionar e ainda o leva a refletir sobre temas importantes este livro é para você. Ademais é uma leitura agradabilíssima.
Em resumo "Apenas amigos" é para os aficcionados do gênero romance, certamente irão apreciar uma estória real que certamente poderia acontecer com gente como a gente. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Oi Luciano, que bela resenha!
    Eu ando bem eclética com os livros lidos, tenho fugido de romances no momento, mas eu anotei a dica aqui, vira e mexe a gente quer ler um romance não é mesmo?!

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Para os amantes desse gênero este livro é maravilhoso. Quando puder não deixe de conferir, pois você vai amar a leitura. Beijos!

      Excluir
  2. Oie, Luciano. Obrigada mais uma vez por resenhar um livro meu, e dessa vez em parceria com o Léo. É uma história especial, principalmente por tudo que há por detrás dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Érica! Parabéns pelo livro, pois é muito bem escrito e elaborado. Eu adorei a leitura.

      Excluir
  3. Olá, Luciano.
    Eu não sou muito fã dessa premissa amigos que se tornam namorados. E também no momento ando fugindo de dramas. Por isso não sei se leria. Mas quem sabe mais para frente.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Quando quiser ler, a obra é envolvente e vale a pena ser lida, além de bem escrita.

      Excluir
  4. Fala Luciano, beleza?
    Grato por mais uma resenha. Admiro o trabalho que vocês blogueiros resenhistas fazem para ajudar-nos com as obras nacionais. Foi uma verdadeira vitória a publicação desse livro, e estamos felizes com isso. Sua resenha está excelente, e você percebeu muito bem os pontos que quisemos explorar, pois a obra vai mesmo muito além dos padrões mostrados na sinopse.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, mano! O livro é maravilhoso, parabéns pela publicação. A leitura muito me agradou e que bom que tenha gostado da resenha. Abraço!

      Excluir
  5. Oie eu fiquei interessada na leitura do livro. Amo romance e fiquei encantada com a resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, aproveite e leia o livro, pois a leitura é bastante prazerosa. Beijos!

      Excluir
  6. Eu também sempre me aventuro por livros nacionais e adoro ler romance quando estou de ressaca. Esse eu ainda não conhecia, mas me interessei bastante pelo enredo.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! O livro é excelente. Se você gosta de ler romance, este vai lhe agradar. Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog