Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Os Bons Segredos

Livro: Os Bons Segredos
Editora: Seguinte
Autor(a): Sarah Dessen


Sinopse:
Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.


Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Eu nunca fui muito ligado à literatura juvenil, com exceção da fantástica. Geralmente, os livros não me interessam tanto como fascinam grande parte dos leitores de um modo geral. Contudo, ultimamente, estou me permitindo ler mais o gênero: cada vez mais tenho tido sorte em apostas. "Os Bons Segredos" foi a minha nova aposta, novamente, fui surpreendido positivamente. Ainda bem não é mesmo!

Em "Os Bons Segredos", nós conhecemos Sidney. Ela é uma garota normal: boa aluna, mas nada espetacular; bonita, mas não estonteante. Seu maior presente é ser eternamente esquecida; por ser comum, acaba, muitas vezes, não sendo notada. Além disso, ela tem um irmão simplesmente lindo. Todos o acham incrível e legal, o que a torna ainda mais invisível diante da sombra dele.
Porém, seu irmão que tinha tudo para dar certo, dá errado. Belo, rico, inteligente, mas acaba se misturando com as pessoas erradas. A vida da família começa a descer bueiro abaixo, inclusive a de Sydney. Pior, sua invisibilidade acabou: agora ela é notada. Se antes ninguém a percebia, agora é irmã do encrenqueiro, quase criminoso da cidade. Como nada que esteja ruim não possa piorar, o irmão dela dirige embriagado e acaba causando um acidente. Entretanto, muitas vezes, há uma luz no fim do túnel.
Sarah Dessen me ganhou por causa da sua escrita espetacular. Sim, não é nenhum exagero; essa mulher escreve demais. É uma das escritoras mais completas que existe, se não for a melhor. Exagero! Não é! Se você lê o livro entenderá perfeitamente o motivo. De uma forma leve, fluída, mas conseguindo transmitir uma série de sentimentos, ela ganha o leitor sem qualquer dificuldade. Você se sente parte do enredo, parte dos problemas; mistura-se com os personagens.
Aliás, também gostei bastante dos personagens, principalmente os secundários. Não que a Sidney seja uma personagem ruim, o que não é, mas faltou um algo mais nela, algo que fosse impactante, sabe? Algo que a fizesse digna de ser protagonista. Contudo, ela compensa essa falta de algo mais com seu bom monólogo – o livro é narrado em primeira pessoa. Layla, amiga de Sidney, por outro lado, me pareceu mais completa, mais intensa, o que me agradou bastante.
Outro ponto que me chamou a atenção é a questão familiar tratada no livro. Geralmente vemos o amor romântico mais forte na literatura; aqui, o mais importante é o amor familiar e as amizades. Como aceitar que os que estão ao redor não são perfeitos? Além disso, é possível valorizar e amar sua família mesmo vendo que há outras “melhores” e mais "ricas" do que a sua?
Contudo, apesar dos pontos fortes, a narrativa possui algo que pode ser considerado um defeito por alguns: ela é incrivelmente linear. Sabe aquelas mudanças catastróficas? Aquelas reviravoltas inesperadas? Isso não acontece. Além disso, o final não é nada surpreendente. Não é algo que impeça o livro de ser bom, visto que a boa escrita compensa a leitura, mas faz com o livro não seja espetacular.
Diante de tais aspectos, me resta indicar "Os Bons Segredos". Esse não é o livro que irá te surpreender fortemente, mas a autora te ganha de outras formas. Além disso, se você busca algo que vai além do simples amor romântico, essa obra é para você. Em resumo  "Os Bons Segredos" é um excelente livro com uma trama coesa e bastante articulada em uma obra escrita competentemente por sua simplicidade. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Interessante a abordagem dessa parte familiar na história. Parece ser uma leitura muito interessante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! O livro é interessante, pois aborda alguns temas importantes como a parte familiar.

      Excluir
  2. Olá
    Gostei muito da sua resenha, você escreve muito bem e soube passar de forma direta a forma como a leitura foi boa para você e de como a escritora desenvolveu bem a história.
    Confesso que fiquei curiosa pra ler, vou anotar o nome do livro pra comprar ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata! Que bom que você gostou da resenha. Adquira o livro, pois é uma obra excelente para se ler. Beijos!

      Excluir
  3. Oi Luciano,
    Eu já li esse livro, não é o meu favorito da Sarah Dessen, mas gostei bastante!
    O meu favorito é 'Só Escute', mas preciso terminar 'Uma Canção de Ninar'.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Sara Dessen dispensa comentários não é mesmo! A mulher escreve demais. O meu livro favorito dela também é "Só Escute"embora qualquer livro que a Sara Dessen vier a escrever seja de excelência literária.

      Excluir
  4. Oi!

    Que bom que você se deu a chance de conhecer um novo gênero e as suas leituras tem sido boas, é tão bom quando isso acontece né?!
    Sempre leio comentários positivos acerca dos livros da Sarah Dessen e espero em breve -finalmente- ler uma obra da autora.

    Abraços,
    Andy -StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andy! Os livros da Sarah Dessen são maravilhosos. Não deixe de ler um livro da autora, você vai amar a leitura. Abraço!

      Excluir
  5. Olá, Luciano.
    Esse foi o único livro da autora que eu li até agora. mas pretendo ler outros porque amei o livro e principalmente a escrita da autora.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Ela escreve demais. Aconselho-te a ler outros livros da autora, pois assim como este é maravilhoso.

      Excluir
  6. Eu sou louca para ler algo dessa autora faz tempo, mas nunca tinha parado para ler uma resenha especificamente desse livro. Você citou que a narrativa é muito linear, então me parece um livro bom para sair de uma ressaca literária. Mesmo sabendo agora que ele não possui muitas reviravoltas extraordinárias, continuo interessada na leitura. Está na minha TBR de 2020, vamos ver se esse ano lerei...

    Au revoir ♡
    https://tecerfloresecheirarlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Polyana! Espero que você o leia, pois o livro é muito bom, juntamente com a escrita da autora torna o livro impecável. Au revoir.

      Excluir
  7. Eu ganhei esse livro através de uma amiga, que me indicou para a editora (na época do lançamento eles estavam procurando blogueiros que não fosse parceiros para lerem e darem a sua opinião sobre o livro). Nunca tinha lido nada da autora e não sabia bem o que esperar, mas tb fui gratamente surpreendida. Gostei demais desse livro, assim como vc.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen! O livro é espetacular. A escritora escreve super bem. Eu amei poder experienciar a leitura desse livro.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog