Pular para o conteúdo principal

Poema: Rosa

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Rosa Rosa, com tua cor encantadora. Tão bela és, ó flor sedutora. Tu és símbolo de amor e paixão.  Transbordas vida em cada coração. Teu perfume exala em cada canto. Enfeitando jardins, o mundo encantando.  Tuas pétalas macias desabrocham.  Como um abraço que o coração deseja. Rosa rubra, intensa e vermelha. Expressas a paixão que se atrela. Tu és o símbolo da força feminina. Com tua beleza que fascina. Mas há também a rosa branca. Que transmite paz e alma inocente. Com sua delicadeza e pureza. Enfeitiça em sua beleza. As rosas amarelas irradiam alegria. Espalham sorrisos na grande metrópole da monotonia. Com seu brilho dourado e vibrante. Colorem a vida, como um instante. Rosas, flores tão especiais. Que embelezam os dias e são naturais. A tua imortalidade em poesia se traduz. Ensinando o amor e a resiliência à luz. Que a rosa, em toda sua exuberância. Continue a ser símbolo de e

As Primeiras Impressões de FACES DO VAZIO.

Olá caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão? Na primeira postagem de 2023 eu trago para vocês as Primeiras impressões que tive ao ler A FACE DO VAZIO da autora nacional Ellen Costa. A obra está sendo publicada pela editora ALARDE. Quer saber minhas impressões sobre à obra? Confira abaixo!





Ao ler A FACE DO VAZIO percebe-se claramente a importância de conversar sobre a morte e sobre o luto. Aqui autora parece trabalhar bem a questão do luto, que geralmente é considerado um tema difícil pela intensidade da dor, mas é de suma importância aprender a lidar com ele e é justamente o que ensina a figura do vazio aqui neste livro.

A FACE DO VAZIO não é uma leitura simples porque o tema também não o é. É angustiante, embora sensível e impactante, além é claro poético. É através deste texto poético, às vezes desconexo, mas repleto de metáforas, vamos acompanhando as angústias e como lidar com o luto da melhor maneira possível.  Afinal, o luto não dura pra sempre, mas passamos por estágios dele que podem durar às vezes mais do que gostaríamos. O livro é narrado em primeira pessoa. 

A perda de um ente querido nunca será fácil de ser compreendida, embora todos nós saibamos que um dia ela virá. 

O texto de Ellen é carregado de sentimentos, sentimentos este que afloram no leitor com passar das páginas. A narrativa é contada em uma espécie de diário íntimo e confessional carregado de boa complexidade, a cada trecho precisava parar para analisar todas as frases porque a autora trabalha com muita sutileza o luto, mas também tem certo amargor, inusitado em alguns momentos pela figura do vazio.

Aqui a poesia mescla-se com a intensidade da dor experienciada,  tornando o texto bastante profundo e reflexivo. A escrita de Ellen é fluida e muito funcional, embora a carga emotiva presente na obra  seja o ponto alto do livro, a sutileza em alguns momentos faz o leitor desacelerar o turbilhão de sensações sentidas durante a narrativa. Gostei muito de poder conhecer essa autora talentosa. O gostinho de quero mais surgiu em mim depois de finalizar as primeiras páginas do livro. Sendo assim não posso deixar de indicar o livro para aqueles leitores que curtem uma obra emotiva, poética e reflexiva. Até a próxima postagem pessoal!




Comentários

  1. Penso não ser fácil falar sobre a morte. Nunca ninguém dessa regressou para falar sobre o que se "sente", ou não "sente", o que se "vê" ou não "vê" do outro lado da vida.
    Acredito que seja um livro muito interessante de ler.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma obra necessária, embora triste. Espero que leia-o. Abraço!

      Excluir
  2. Oi, Fabiano! Sim estou de volta. É um tema difícil de se lidar quando experiencia-se. É um livro muito bom. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luciano! A obra parece ser carregada de emoção, e acredito que não seria por menos, pois o Luto as vezes nos desestabiliza, e o caminho é longo até recuperar nossas forças. Quanto a autora não conhecia, confesso que estou em débito com as leituras nacionais, as suas obras foram as últimas nacionais que li. E como sempre você arrasa nas resenhas! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosemary! Se tiver oportunidade não deixe de conferir, certamente você irá se emocionar. Que bom que gostou da resenha. Abraço!

      Excluir
  4. Parece ser um livro encantador e marcante.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Parece interessante!
    Aproveito para desejar um bom fim de semana!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa! É sim. Bom fim de semana pra você também. Beijo!

      Excluir
  6. Oi Luciano, tudo bem?
    Esse é um tema difícil e delicado, que bom que a autora consegue trabalhá-lo com sensibilidade. Se você gosta desse estilo, recomendo Notas Sobre o Luto, da Chimamanda Ngozi Adichie.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? Obrigado pela dica de leitura, ainda não li este livro da Chimananda. Beijo!

      Excluir
  7. Oi Luciano!
    Não conhecia a obra indicada, não é muito minha praia, mas parece ser uma ótima experiência!
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Esse tipo de leitura não faz muito o meu tipo, mas que bom saber que é uma leitura que passa muito bem as emoções.

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie, pela intensidade, precisamos nos preparar para essa leitura. Fico contente por ser inspiradora e tocante.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  10. Oi Luciano, tudo bom?
    Fico feliz que tenha gostado, não sei se é uma obra que me agradaria... mas é uma ótima dica para quem gosta!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Alessandra! Sim, e você? Para quem gosta é muito boa essa dica. Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Olá Luciano, tudo bem?
    Nossa eu venho escutando bastante sobre esse livro e gostei de saber que gostou dos primeiros capítulos dele mesmo que seja uma leitura mais densa e que tem um tema muito importante. Vou buscar mais sobre ele e quem sabe eu possa ler também.
    Abraços, Thamila
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thamila! Estou bem, e você? Não deixe de conferir, certamente você irá gostar. Abraço!

      Excluir
  13. Oi Luciano, tudo bem?
    Realmente é um tema muito importante que a maior parte das pessoas (com quem eu convivo pelo menos) prefere simplesmente esperar passar. Dessa forma acabamos não processando as coisas da melhor maneira. É um livro que eu fiquei com vontade de ler, mas prefiro me sentir mais estável psicologicamente para embarcar na leitura.

    Bom final de semana para você!
    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! Vou bem, e você? Sim quando você sentir que está psicologicamente estável leia-o. Bom fim de semana para você também. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog