Pular para o conteúdo principal

Poema: Olhos

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras!  Como estão? Hoje é dia de poema por aqui. Vamos conferir! Poema: Olhos Nos olhos se desvenda o universo.  Janelas da alma, fonte de emoção. Espelhos d'almas, razão de nosso verso. Repletos de mistérios, fogo e paixão. Olhos, abismo profundo e intenso. Revelam segredos, dizem a verdade. Expressando sentimentos com fluência. Cativando corações com fidelidade. No brilho dos olhos encontramos o amor. Intensidade pura, que nada pode esconder. É neles que se traduz a dor e amor. Refletindo as histórias de um ser. Olhos brilhantes, vivos e encantados. Expressam magia ao mero olhar. Criam conexões, laços apaixonados. Conduzem o desejo a se consumar. São janelas que captam o mundo lá fora. Absorvendo a beleza e o esplendor. Transmitem as cores da aurora. E o brilho das estrelas em seu fulgor. Nos olhos encontramos até mesmo a paz. A serenidade de um lago tranquilo. Um oásis em meio ao caos voraz. E que nossa alma encontra abrigo. Olhos que enfeita

Resenha: Um Filho Para Mariana

LIVRO: Um Filho Para Mariana

ANO DE LANÇAMENTO: 2017

AUTORA:  Vanessa Cardoso 

EDITORA: Amazon

NÚMERO DE PÁGINAS: 316

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★





Sinopse:

Ao descobrir que seu marido está gravemente doente. Mariana volta para a fazenda onde cresceu. Apesar de saber que a doença de Paulo é incurável, ela tem esperança de que juntos possam encontrar uma alternativa que prolongue o tempo de vida dele. 

Um acontecimento inesperado faz a vida de Mariana virar de pernas para o ar. Ter um filho se torna imperativo. E com a ajuda de Pedro, administrador da fazenda e primo de Paulo, ele irá enfrentar os segredos do passado e os desafios que a vida - e Paulo - a impõem.

Um filho para Mariana nos leva a uma viagem no tempo, a uma época em que temas como casamento, aborto, sexo e homossexualismo não eram abertamente discutidos, nos fazendo refletir a respeito das mudanças em nossa sociedade e ver que o amor é capaz de surgir nas situações mais inesperadas.





Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais um resenha literária. Vamos Conhecer!




Que livro incrível! Comecei a leitura de Um Filho para Mariana sem pretensão nenhuma e, quando menos esperava, já estava encantado pela trama. A escrita da Vanessa possui uma característica que todo romance precisa ter: fluidez. Não adianta negar, às vezes tudo o que queremos é uma história fácil e prazerosa de ler – e é exatamente isso que encontramos na obra! Inicialmente o romance parece ser previsível, e é previsível,  contudo ao decorrer das páginas fui surpreendido por encontrar uma leitura dramática e reflexiva. Aqui, além do romance contagiante, discutimos temas importantes como homossexualidade, preconceito, suicídio, aborto e doenças sexualmente transmissíveis. Ou seja, é impossível não se agradar com todas as facetas que essa história esconde, não é mesmo!

O ano é de 1988. Mariana está feliz e casada com Paulo, seu melhor amigo desde a juventude. A jovem teve uma infância pobre e abusiva mas, contra todas as expectativas, conseguiu mudar de vida ao encontrar seu salvador. Ao lado de Paulo ela abandonou os demônios do passado, construiu uma nova família, virou enfermeira, e leva uma vida feliz na capital – a única coisa que ela ainda não tem é um filho. E é aí que o destino resolveu agir. De repente Mariana fica presa em um testamento nada comum no qual precisará engravidar antes do prazo de quinze meses (o que deveria ser fácil, mas não é, pois Paulo não pode ter filhos no momento). E, enquanto decide a melhor maneira de realizar esse sonho, a jovem retorna para sua cidade natal na intenção de enfrentar todas as mágoas que manteve escondidas em seu coração. Partindo dessa premissa Vanessa cria uma obra envolvente, verossímil e muito bem desenvolvida.   

Quis manter o suspense com uma sinopse bem simples e que não representa tudo o que esse livro traz. Ainda assim, o mais importante aqui é deixar claro que Mariana é uma mulher forte que passou por várias dores e provações e que, ainda assim, nunca deixou de ter esperança. Seu sonho sempre foi ter um filho e seu marido, mesmo incapaz de ajudá-la diretamente, decidiu embarcar com ela nessa empreitada e fazer esse sonho acontecer (mas pode ter certeza que Paulo prepara algo surpreendente e que nunca iríamos imaginar). Nesse ponto vale dizer que senti na obra algo que me agrada: aquelas artimanhas típicas de novela, ou até menos dos livros da Nora Roberts. Nós sabemos o que vai acontecer e entendemos os motivos por trás de cada artifício usado pelo autor, mas ainda assim não conseguimos deixar de gostar da leitura. O fato é que esse toque de previsibilidade não diminuiu a intensidade do romance. Ainda sobre isso é importante dizer que o romance é intenso e previsível é verdade, cheio de paixão e descobertas, e do tipo que cresce no dia a dia, nos momentos compartilhados e, principalmente, nos diálogos. Outro ponto positivo na obra é o fato de o casal conversar, discutir e fazer esforços juntos para superar suas inseguranças, afinal todo casal experiencia inseguranças numa relação conjugal, embora muitos não admitam. Mas o livro vai muito além do drama, das artimanhas e do romance previsível, afinal desde o começo fica claro que a ideia da autora é discutir e quebrar preconceitos. Quando Mariana retorna para sua cidade natal, aquela típica cidade fofoqueira e preconceituosa do interior (não que todas sejam assim), a jovem é constantemente confrontada pelos ideais de pessoas que não entendem ou aceitam o diferente – e isso em 1988, quando os preceitos de certo e errado eram ainda mais duros e grosseiros do que nos dia de hoje. Portanto, o livro fala sobre homofobia, traição, fofoca, aborto, e até mesmo sobre os tabus que giram em torno do sexo. Fala sobre aqueles temas que não se podia discutir abertamente porque a sociedade ditava que era errado, principalmente quando vindos de uma mulher. Sendo assim, muito me agradou a maneira como Mariana enfrenta as dificuldades da vida no interior de cabeça erguida e, mesmo com sua personalidade mais calma e reservada, não deixa de lutar pelo que acha certo e por aqueles que ama. 

O livro é rápido e prazeroso de ler, tem um romance previsível e cativante (e sensual), e aborda temas reflexivos e – infelizmente – reais. Ademais é uma obra que emociona quem lê, e bem escrita também. Minha única ressalva é que a obra tem um público certo: aqueles que amam romances, sejam eles clichês ou não. Digo isso por é importante salientar que o livro tem seus pontos altos e baixos, mas que eles são esquecidos pelo leitor que conhece esse tipo de história e entende que é exatamente assim que ela deve ser: dramática, sensual, reflexiva e um tanto previsível. Então se você gosta de romances fluídos e cativantes, dê uma chance para a escrita da Vanessa, vale muito a pena! Agora se você não gosta desse tipo de leitura, vá com calma, crie poucas expectativas e deixe-se levar pela bela mensagem que a autora quis passar, não se importando tanto as pequenas falhas existentes no livro. Se recomendo a obra? Claro que sim!  Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!




Comentários

  1. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro, os fatores que compõe o enredo parece tornar a leitura sublime... Gostei bastante de seus comentários!
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diane! Leia sim, a obra é maravilhosa. Que bom que gostou da resenha. Beijo!

      Excluir
  2. Amei a resenha e achei muito bacana a premissa dessa história parece que é de tocar o coração e mexer com os sentimentos.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Leia sim, o livro é maravilhoso, certamente você gostará da leitura. Que bom que gostou. Abraço!

      Excluir
  3. Eu já tinha visto a capa desse livro, mas é a primeira resenha que leio sobre ele. Não faz muito meu estilo por ser mais chegado no drama (não curto dramas), mas fiquei curiosa sobre o passado da mocinha, a solução pra questão de ter um filho e o que Paulo faz, hehe.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen! Se você não gosta de drama, certamente não se agradará do livro. Abraço!

      Excluir
  4. Lembro de alguns livros que já li e pensei: a sinopse não faz jus ao livro. Que nem você se sentiu com esse. Esse eu não conhecia mas já anotei a dica!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luciano.
    Eu fiquei na duvida aqui ainda sobre ler ou não hehe. Não sou muito fã de dramas, mas me interessei na história por todos os assuntos que a autora levanta. E gosto de uma escrita fluida, as vezes é tudo o que a gente quer ler mesmo, ainda mais depois de um livro mais difícil.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Terá de ler para saber se gostará ou não. Abraço!

      Excluir
  6. Parece ser muito giro! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu! Que saudades de visitar seu cantinho! ♥️

    Adorei a trama, e como boa apreciadora de romances, me interessei muito. É difícil inovar no gênero, mas a fluidez que você citou torna a leitura mais leve.
    As resenhas permanecem incríveis. Saudades daqui.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maju! É sempre bom vê-la no meu blog, apareça mais vezes, pois gosto de te ver por aqui. Sobre o livro, a história é muito bem construída, quando puder leia-o, certamente você gostará da leitura. Que bom que as resenhas lhe agradem. Abraço!

      Excluir
  8. Oi
    nem conhecia essa história, fiquei interessada, pois gosto de um romance envolvente e leve, e achei interessante que esse trás temas interessantes, ainda mais pelo ano que passou, que bom que se encantou com a história.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Espero que você possa ler o livro e se encantar com ele, pois é uma obra encantadora. Abraço!

      Excluir
  9. Oi, Luciano!
    Achei o enredo muito característico de novela. Poderia ser adaptado, não?!
    Adorei a sua sensibilidade para a escrita da resenha.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Sim, poderia perfeitamente adaptada para novela. Que bom que gostou da resenha. Beijo!

      Excluir
  10. Dramas familiares não me chamam tanto atenção, embora alguns realmente fisgam. Que bom que a leitura foi boa!

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Este aqui irá certamente lhe fisgar, caso o leia. Abraço!

      Excluir
  11. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Como funciona o Bet69?

    ResponderExcluir
  12. Interessante o livro e sensacional sua resenha. Parabéns!

    Bom fim de semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! O livro é maravilhoso. Que bom que a resenha tenha lhe agradado. Bom fim de semana. Abraço!

      Excluir
  13. Olá, Luciano

    Não conhecia o livro e fiquei muito interessada. A história em si parece interessante, bate aquela curiosidade para saber os desdobramentos dela, mas o que me atraiu mesmo foram os assuntos abordados, pois a ambientação em 1988 é complicada para certos assuntos e queria ver como a autora desenvolveu essas questões. Bom que tem no KU, vou na Amazon botar na lista pra não esquecer.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires! Quando puder leia sim, pois autora abordou muito bem ambientação e assuntos do ano de 1988. A obra é maravilhosa. Beijo!

      Excluir
  14. Oi, Fabiano! O livro é maravilhoso, se puder leia-o, certamente vcê gostará da leitura. Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Lisa! Seja bem-vinda. Irei visitar seu blog, e lhe seguirei também. Um abraço para você e uma excelente tarde. Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Que resenha mais detalhada a sua. Gostei bastante de saber sobre esse livro e o quanto ele te cativou. Eu não conhecia os livros da autora, e acho que não leria, já que não sou tão fã de romances assim, rs, mas que bom que te foi uma experiência super agradável.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  17. Oi, Fernanda! Que bom que o artigo tenha lhe agradado. Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Oi Luciano, tudo bem?
    Estou há um tempão aqui procurando esse livro porque eu tinha anotado essa indicação daqui, vim falar que eu li e amei a história, gostei muito mesmo é super envolvente e achei a história muito bem elaborada.
    Abraços.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa. Vou bem, e você? Que bom que a obra tenha lhe agradado. É um livro de excelência. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog