Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Valsa Maldita

Livro: Valsa Maldita
Editora: Record
Autora: Tess Gerritsen



Sinopse:
Uma linda melodia poderia despertar o que há de mais sombrio no ser humano? Um thriller eletrizante da autora de O cirurgião e Jardim dos ossos
No ambiente frio e sombrio de um antiquário em Roma, a violinista americana Julia Ansdell depara com uma partitura intrigante — a valsa Incendio — e é imediatamente atraída pela peculiar composição. Carregada de paixão, tormento e de uma beleza arrepiante — e aparentemente inédita aos olhos do mundo —, a valsa com seu tom menor fúnebre e seus arpejos febris parece ter vida própria. Determinada a dominar a obra complexa, Julia decide ser o instrumento que fará com que sua melodia seja ouvida. Já de volta à Boston, no instante em que o arco de Julia começa a ser deslocado pelas cordas do violino, desenhando no ar aquelas notas intensas, algo sinistro é despertado — e a vida de Julia fica sob ameaça iminente. A música parece exercer um efeito inexplicável e macabro sobre sua filha pequena, que se mostra drasticamente transformada. Convencida de que a melodia hipnótica de Incêndio está desencadeando uma maldição, Julia decide investigar a história por trás da partitura e encontrar a pessoa que a compôs. Suas buscas a levam à milenar cidade de Veneza, onde Julia descobre um segredo sinistro de várias décadas envolvendo uma família perigosamente poderosa que fará de tudo para impedir que ela revele a verdade ao mundo — custe o que custar.



Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.



Julia Ansdell, quando volta de Roma, traz consigo um livro de partituras musicais. Juntamente com esse livro, vem uma partitura solta: a valsa Incêndio. A valsa é maravilhosa, inebriante, incrível... Porém, quando ela é tocada, algo totalmente aterrorizante acontece, deixando a vida de Julia de cabeça para baixo. Ela, desesperadamente, precisa saber o que de tão hediondo aquela música carrega.
Na busca pela verdade, Julia começa a fazer perguntas a pessoas e visitar lugares; alguns acham que ela está louca, obsessiva; outros, a apoiam. Contudo, as coisas começam a sair dos eixos quando a vida da protagonista fica em perigo, tudo por ter feito as perguntas erradas. Algumas vezes, a arte pode esconder segredos tão poderosos que há quem mate por eles.
Partindo dessa premissa Tess Gerritsen, em Valsa Maldita, prende o leitor do começo ao fim com uma trama poderosa, envolvente e muito inteligente. Os elementos foram muito bem encaixados dentro da obra: o suspense, os bons personagens, os focos narrativos e a alternância temporal são usados como só um bom escritor pode fazer. Além disso, a autora mostra uma habilidade incrível com as palavras, sendo simples e direta, mas sem perder a profundidade.
Mesmo tendo muitas qualidades, há uma característica que se destaca e salta aos olhos: o bom embasamento histórico. Gerritsen mostra que fez uma pesquisa longa e minuciosa ao escrever o livro. Isso dá à trama uma verossimilhança incrível, fazendo com que tudo se torne mais tocante e palpável. Ademais, para casar com essa pesquisa, a autora faz uma boa ambientação e um retrato perfeito da situação política e social da Itália no período da Segunda Guerra, dando à leitura, além do suspense, um toque de drama, principalmente no que se refere à situação do povo judeu.
Os excelentes personagens também são uma característica marcante do livro. Mesmo com apenas 238 páginas, Tess consegue fazer com que Julia e Lorenzo sejam memoráveis. A primeira ganha o leitor por seu lado psicológico bem trabalhado e, muitas vezes, abalado. Sentimos na pele toda a aflição de Julia: a vontade de ajudar a filha, o medo de estar errada, a dúvida sobre a sanidade. O jovem Lorenzo, por sua vez, ganha quem lê por sua profundidade, por sua música de qualidade e pelo amor que exala até as últimas páginas. A música, por ser sua vida, torna-se objeto essencial da obra, fazendo que a exposição dessa arte no livro seja muito mais intensa. Esses personagens, combinados, criam uma carga emocional excepcional, indo bem além do que alguns autores de suspense costumam.
Apesar de todos os excelentes pontos, a autora peca, porém, em um aspecto: a finalização da obra. O embasamento perfeito, o contexto histórico excelente e os personagens verossimilhantes pediam um final mais lento, mais trabalhado e profundo. No fim, fica a sensação de correria, como se a autora tivesse pressa em terminar a obra ou já tivesse esgotado o número permitido de páginas. Ademais, Gerritsen escolheu a desfecho mais fácil, apesar de ser um tanto surpreendente e bastante factível; essa escolha, porém, pode acabar frustrando alguns leitores. Claro, isso não tira os méritos da obra, mas faz que um livro que poderia ser perfeito fique apenas no status de muito bom.
Em resumo, "Valsa Maldita" é uma obra muito boa que beira a perfeição, que ganha o leitor e que merece destaque por toda a pesquisa que a autora fez. Apesar do ponto negativo, ganhou-me com facilidade. Aliás, os outros livros da autora já foram para a meta de leitura. Sem dúvidas, preciso conferir mais obras dessa talentosa escritora. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!






Comentários

  1. Caramba, fiquei suuuper curiosa agora pra conferir essa história! Sempre tive vontade de ler algo da autora, pq não é de hoje que ouço falar muito bem dela, mas ainda não li nenhum de seus livros. Mas tenho um dela (acho que é esse O CIRURGIÃO ´que é mencionado na sinopse).
    Uma pena o final ter sido corrido e ter decepcionado um pouco. Eu prefiro que o livro comece mais ou menos e termine mara, do que o contrário. Sempre dá aquele sentimento de frustração mesmo quando isso acontece. Mas mesmo assim eu fiquei MUITO interessada nessa leitura. E agora tô aqui pensando qual será a história por trás dessa partitura, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen! O livro é maravilhoso, praticamente perfeito. Tenho certeza de que você se agradará da leitura.

      Excluir
  2. Oii
    Não conhecia o livro e a autora mas me interessei muito por ele graças a sua resenha, fiquei presa na leitura dela e quero me aprofundar para descobrir o que realmente acontece, fiquei instigada. Que pena que o final ficou muito corrido, as vezes isso decepciona mesmo.
    Beijos
    http://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thayná! O livro beira a perfeição, só não é perfeito devido ao final corrido do livro. Quando puder leia-o, você ficará com vontade de ler outros livros da autora. Beijos!

      Excluir
  3. Olá!

    Não há volta a dar.
    Vamos todos cumprir a quarentena!

    Saudações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Que saiamos todos desta situação o mais breve possível. Saudações!

      Excluir
  4. Olá, Luciano.
    Eu já li alguns livros da autora. E apesar de não ter amado os livros, acho eles muito bons. Esse ainda não li, mas está na minha lista de leituras.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Para mim Tess Gerritsen é uma das melhores escritoras. Abraço!

      Excluir
  5. Ja impactou desde o nome.

    juliamodelodemodelo.blogspot.com
    instagram.com/juliamodelodemodelo

    ResponderExcluir
  6. Olá Luciano,


    Esse é mais um livro que eu fico conhecendo aqui, parece uma história bem tensa, gostei. Dica anotada.


    Abraço.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Essa aurora escreve muito bem! Conheço algumas obras suas mas li pouquíssimas. Já gostei desse imediatamente e pretendo procurar mais sobre ele. Apesar querer ler, também fico temerosa por conta do final. Geralmente os finais corridos acabam com o brilho da história.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! A Tess escreve muitíssimo bem. Quanto ao final corrido, esse detalhe, embora seja importante não desvaloriza o livro de uma maneira geral. Beijos!

      Excluir
  8. INSTEAD OF GETTING A LOAN,, I GOT SOMETHING NEW
    Get $5,500 USD every day, for six months!

    See how it works

    Do you know you can hack into any ATM machine with a hacked ATM card??
    Make up you mind before applying, straight deal...

    Order for a blank ATM card now and get millions within a week!: contact us
    via email address::{Universalcardshackers@gmail.com}

    We have specially programmed ATM cards that can be use to hack ATM
    machines, the ATM cards can be used to withdraw at the ATM or swipe, at
    stores and POS. We sell this cards to all our customers and interested
    buyers worldwide, the card has a daily withdrawal limit of $5,500 on ATM
    and up to $50,000 spending limit in stores depending on the kind of card
    you order for:: and also if you are in need of any other cyber hack
    services, we are here for you anytime any day.

    Here is our price lists for the ATM CARDS:

    Cards that withdraw $5,500 per day costs $200 USD
    Cards that withdraw $10,000 per day costs $850 USD
    Cards that withdraw $35,000 per day costs $2,200 USD
    Cards that withdraw $50,000 per day costs $5,500 USD
    Cards that withdraw $100,000 per day costs $8,500 USD

    make up your mind before applying, straight deal!!!

    The price include shipping fees and charges, order now: contact us via
    email address:::::: {Universalcardshackers@gmail.com}
    Whatsapp:::::+31687835881

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog