Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Abundante

Livro: Abundante
Editora: Independente
Autor: Léo Otaciano


Sinopse
Nesta inspiradora antologia toda a inquietação que sinto quanto homem torna-se expressão poética em prosas e poemas versados do fundo da alma. Entre meus parágrafos, versos, estrofes e rimas a angústia escondida faz com que eu me apresente urgentemente abundante em todas as formas do meu mimetismo particular para assumir-me, finalmente, poeta ao mundo. A literalidade é expor, como uma figura a desnudar-se sem medo. Abundante é a livre expressão de sentimentos e desejos adensados, previamente internos, agora retratados em poética.

"Abundante nada mais é do que o próprio título já sugere: abundante. As palavras que nele se encontram e se interconectam dão vida e significado a um mundo pessoal que vai muito além do seu próprio criador, já que transborda as suas próprias bordas e inunda o coração e a alma de quem se permite ser tocado... Os mesmos anseios tragos pelo poeta, como o amor, a saudade, a distância, a infância e a solidão nos arrematam, exclusivamente porque compartilhamos do mesmo fardo... Ler Abundante é, antes de tudo e mais do que nunca, ler o espírito do poeta que habita em si mesmo, pois tudo o que se vive e mesmo o que se deixa de viver é po-e-sia." - Rafael Rodrigues.




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Livros poéticos são um bálsamo para alma sair revigorada, depois da experienciação da leitura. Felizmente, saí revigorado; essa, sem dúvidas, está entre as melhores leituras que fiz até agora em 2020. Quer saber o motivo. Confira abaixo!
A escrita de Léo Otaciano é esmagadora e apaixonante. Sim, a leitura é densa, complexa, profunda, mas totalmente prazerosa. O autor possui um jeito único de escrever poesia. Pode apostar! Encontramos na obra uma melancolia profunda, versos reais e dolorosos, uma métrica invejável e sentimentos exacerbados. Contudo a melancolia e tristeza presente em alguns dos poemas é prazeroso de ser lido, principalmente para os amantes do gênero, pois a poesia/poema não agrada a todos, infelizmente. Ademais, o fato de o autor ter experienciações e experiências na composição dos poemas, traz para sua escrita um elemento novo: a cientificidade. Seus textos possuem elementos científicos, termos filosóficos e culturais. Isso faz com que seus versos exijam mais do leitor; porém, é nos desafios que somos verdadeiramente agraciados.
Contudo, vale ressaltar, a escrita de Otaciano não deve ser confundida com a dos parnasianos, por exemplo, e nem com a dos simbolistas. Apesar de usar palavras mais incomuns e prezar pela métrica em alguns de seus escritos, o autor passa longe do ideal de tais escolas literária. Em primeiro lugar a escrita do autor, apesar de ainda rebuscada, é muito mais próxima do leitor do que as dos parnasianos. Os temas tratados e a forma quase sepulcral da escrita também diferem totalmente das supracitadas escolas. Assim sendo, Léo Otaciano aproxima-se muito mais do modernismo contemporâneo do que das escolas anteriores. Isso, sem dúvidas, deixará seu texto mais aprazível para quem lê. Como mencionado em linhas anteriores, apesar de os textos serem fúnebres e melancólicos em sua maioria, sua fluidez e harmonia é perfeita, tornando a leitura agradabilíssima. Leitores eu peço que leiam o livro, mesmo que, porventura não apreciem livros do gênero, pois eu garanto a qualidade literária presente neste livro.
Assim sendo, diante dos aspectos abordados no presente texto, resta-me indicar veementemente a obra. Leia! É essencial e deve estar na estante, ou se preferir no kindle. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!


Comentários

  1. Ótima resenha! Muito bom! Valeu!
    Como sempre você não poupa palavras para elogiar-me em abundância, fico grato pela admiração. Qual foi o seu poema preferido, Luciano?

    Escrever poemas não é um caminho polido, ainda há certo preconceito e/ou nem todos são fãs. Acho que pelo fato de o leitor ter de explorar seu lado mais sensível para interpretar os versos. Às vezes sabemos que esse lado ainda não foi despertado. Mas estou contente que você tenha saído revigorado da sua leitura.

    Escrever Abundante foi um novo desafio, contudo acredito que tenha sido vencido. Encontrei-me mais firme do que pensava, consegui introduzir uma escrita mais madura. Estou satisfeito em saber que todo esse sentimento e profundidade que inseri na obra foram notados por você, um aficionado leitor que não deixa aqueles detalhes importantíssimos.

    Muito obrigado, mais uma vez, e que após a leitura você se torne, a cada nova poesia, mais abundante para si mesmo.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querido irmão! Fico muito contente em saber que você se agradou da resenha. Espero que muitas pessoas venham ler o livro. Parabéns pela obra, está perfeita. Abraço!

      Excluir
  2. Quero informar para os seus seguidores nesse período de quarentena quem comprar a versão digital de Abundante na AMAZON, SERÁ PRESENTEADO COM 2 BOOKS meus, o 1º e 2º volume da trilogia A RUA SEVERIN. Que tal?

    Quem estiver interessado, só mandar print da compra de Abundante na Amazon pro email:
    poetaleootc@gmail.com

    Muito obrigado pelo espaço, Luciano.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente essa promoção, pois assim o leitor terá o prazer de ler outro livro excelente. Respondendo a sua pergunta sobre o meu poema favorito. O preferido por mim foi "Estrelas". Abraço!

      Excluir
  3. Olá, Luciano.
    Que bom que gostou tanto. Mas eu não vou me arriscar porque é um gênero que não gosto de ler. Sou mais de ler livros de ficção.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Entendo, infelizmente o gênero não agrada todo tipo de leitor. Existe um nicho especifíco que aprecia esta Arte. Abraço!

      Excluir
  4. Possui um título incrível. Fiquei com vontade de ler essas poesias.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! O livro está incrível. Tenho certeza de que você gostará. Bom fim de semana para você também. Até mais..

      Excluir
  5. Olá, Luciano! Adorei a resenha, livros poéticos são incríveis.
    Vou comprar a versão digital, estou ansiosa!!

    Até mais, abraços <3
    Deetz Blog| Instagram| Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica! Assim como você eu também adoro livros poéticos. Este aqui está perfeito. Você se agradará certamente. Até mais, abraços.

      Excluir
  6. Gosto muito de ler livros que me despertam esses sentimentos, mas no momento estou focada em outros livros. Mas não deixa de despertar meu interesse.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Tenho certeza de que você se apaixonará pelo livro. Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog