Pular para o conteúdo principal

Poema: Olhos

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras!  Como estão? Hoje é dia de poema por aqui. Vamos conferir! Poema: Olhos Nos olhos se desvenda o universo.  Janelas da alma, fonte de emoção. Espelhos d'almas, razão de nosso verso. Repletos de mistérios, fogo e paixão. Olhos, abismo profundo e intenso. Revelam segredos, dizem a verdade. Expressando sentimentos com fluência. Cativando corações com fidelidade. No brilho dos olhos encontramos o amor. Intensidade pura, que nada pode esconder. É neles que se traduz a dor e amor. Refletindo as histórias de um ser. Olhos brilhantes, vivos e encantados. Expressam magia ao mero olhar. Criam conexões, laços apaixonados. Conduzem o desejo a se consumar. São janelas que captam o mundo lá fora. Absorvendo a beleza e o esplendor. Transmitem as cores da aurora. E o brilho das estrelas em seu fulgor. Nos olhos encontramos até mesmo a paz. A serenidade de um lago tranquilo. Um oásis em meio ao caos voraz. E que nossa alma encontra abrigo. Olhos que enfeita

Resenha: Diário de Uma Garota Normal

Livro: Diário de uma Garota Normal
Editora: Faro
Autor(a): Phoebe Gloeckner


Sinopse:
Minnie é uma garota de 15 anos que registra num diário tudo o que sente e acontece em sua vida. Seu relato é incomum apenas porque ela conta tudo. Não há aqui a sutileza das histórias para meninas, quase sempre romantizadas para parecerem mais leves. A descoberta da sexualidade, o interesse pelos garotos, as novas amizades, tudo é contado de forma tão natural que acaba por revelar como o mundo adulto é cáustico, doloroso e cruel, se visto pelos olhos de uma adolescente que está prestes a entrar nele.


Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

O que dizer sobre livros em formas de diário? Aliás, livros em formas de diário são bem comuns. Ou seja, livro nesse formato e que menciona, entre outras coisas, um relacionamento amoroso é praticamente um clichê. Porém, isso é tudo que você não encontra aqui: clichê. Há um diário e um relacionamento, mas não há nada romantizado; tudo que Phoebe nos entrega é a verdade nua crua, e esse é o diferencial da obra.
Minnie Goetze é uma garota normal de 15 anos. Não se acha linda, mas sabe que possui suas qualidades. Está naquela fase de mudanças e está começando a redescobrir diversas coisas sobre si e sobre a vida. Exatamente nesse período, ela começa a se envolver com um homem mais velho. Contudo, não é qualquer homem, mas sim um dos namorados da sua mãe.
A partir desse envolvimento, começamos a entender melhor a vida da protagonista e de como são seus relacionamentos. Apesar de Minnie se considerar normal, a estrutura familiar dela está longe disso. A mãe é separada e leva uma diversidade de homens para casa, deixando que suas duas filhas tenham contato com pessoas completamente desconhecidas. Como resultado das relações da mãe e da falta de atenção adequada, álcool e drogas passam a fazer parte da vida da garota, o que tornará o seu cotidiano uma verdadeira bagunça.
Partindo dessa premissa, Phoebe Gloeckner cria uma obra praticamente única. Ela apresenta, através de uma narrativa leve e direta, problemas complexos que merecem e devem ser tratados. Aliás, exatamente esse é o grande mérito da obra: tocar em alguns assuntos que a maior parte dos autores evita.
Temos uma visão bem clara do envolvimento de adolescentes com álcool e drogas, o que nos faz refletir sobre como a sociedade e a família, mais especificamente, trata das crianças e adolescentes que estão em risco social. Indo além, é possível perceber como uma vida família desajustada pode influenciar negativamente da formação dos filhos. Só por tais alertas a obra já merece os  parabéns.
Outro assunto para lá de polêmico que a obra trata é o envolvimento físico, sentimental e sexual de adultos com crianças e adolescentes. Com riqueza de detalhes, que muitas vezes é capaz de revoltar o leitor, a autora relata sobre a relação de Minnie e Moroe. Essas passagens também servem de ponto de partida para uma reflexão mais profunda por parte daquele que desbrava a obra, o que pode trazer uma visão mais crítica sobre o assunto, o que é essencial para o desenvolvimento da sociedade.
Além dos problemas sociais que são apresentados na obra, a autora também merece destaque pelo bom desenvolvimento dos personagens e pela carga psicológica forte que é inserida no livro. Em alguns momentos, a verdade da obra é tão forte que a tristeza, a revolta ou euforia da protagonista se torna palpável, o que deixa o livro muito mais envolvente.
Diante de tais características, resta-me indicar a obra. Se você gosta de livros que vão além do clichê e denunciem a realidade degradante, essa obra é para você.
No meu entender a frase exposta na capa do livro expôs nitidamente o preconceito da autora. Sou obrigado a não concordar com a frase de Marianne Heller exposta na capa. "Diário de Uma Garota Normal"realmente pode ser comparado com "O Apanhador no Campo de Centeio", que é uma excelente obra, aliás, mas ela não é, definitivamente, a sua versão para mulheres. O motivo é simples: não existem livros para homem ou para mulheres; livros são escritos para pessoas de um modo geral. Em resumo "Diário de Uma Garota Normal" é um bom livro, mas não espere nada além disso. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!



Comentários

  1. Oi Luciano, achei a premissa super diferente e real mesmo, acho que gostaria de ler sabe, de alguma forma sua resenha me deixou curiosa para saber mais!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! O livro é bom, presumo que você irá se agradar da leitura. Beijos!

      Excluir
  2. Olá, Luciano.
    Eu li bastante livros em forma de diário na minha época da escola. Hoje em dia temos mais nesse estilo para crianças. Achei interessante esse e se der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Leia sim, pois o livro é bom e certamente você gostará de o ler.

      Excluir
  3. Nossa, esse parece ser um livro para te fazer pensar na vida mesmo. Às vezes é bom um livro assim, para nos fazer sair de nossa zona de conforto.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Oi
    não conhecia essa história, parece ser interessante, mais um pouco pesada a situação da protagonista.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! No livro a protagonista enfrenta algumas situações pesadas.

      Excluir
  5. Adoro O Apanhador no Campo de Centeio e concordo completamente com o seu ponto de vista, livros não devem ter gênero, são apenas para pessoas. É uma pena que o livro não aborde de forma tão marcante temas tão sérios, se limitando a ser apenas um 'bom livro'.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Sim é um bom livro. Apesar de as falhas contidas no livro, vale a pena o ler. Abraço!

      Excluir
  6. Eu gosto de livros em forma de diário, acho a leitura bem dinâmica.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com seu posicionamento. Quando vi o título interpretei o livro como sendo algo mais divertido e não com uma gama cheia de preconceito. E nenhum livro pode ser visto como direcionado somente a um homem ou a uma mulher. Essa questão de gênero já foi discutida e devemos ser críticos quanto a isso. A leitura deve ser destinada a todos. Sem excessão.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Sim a leitura é para todos, independe de sexo. Beijos!

      Excluir
  8. Eu gosto bastante de livros em formato de diários, e fiquei surpresa em saber que não é mais uma história clichê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna. O livro é muito bom, tenho certeza de que você gostará de o ler.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog