Pular para o conteúdo principal

Poema: O Sol, o Azul Que Encena a Ilusão

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: O Sol, o Azul Que Encena a  Ilusão O céu — um manto azul que encena a ilusão — traz consigo o riso fácil da distração. O sol, farol de dentro, acende meu pensamento em claridade urgente. Busco sensatez no silêncio, discernimento entre as sombras do intento. Que a luz revele os contornos do caminho, mesmo quando sou apenas um eco do eu sozinho. Nasce o dia — tênue, terno, um sopro manso no inferno das dúvidas e da inquietação. O coração, cansado da repetição, grita calado sua exaustão. A natureza ferida em sua essência bela, dorme sob o concreto da era primitiva. O mar — vasto, intacto, abismo e cura — traz memória do que somos, sem censura. Papagaio falante corta o céu em desalinho, sem bússola, sem ninho. E o céu, cúmplice da alienação, pinta de festa a distração. A praia se entrega ao verão, a beleza exposta, moldada em tentação. Mulheres-escultura, sol e sedução, colír...

Expectativas!

Lhes convido a refletir sobre como reagimos emocionalmente a partir dos muitos eventos que marcam nossas vidas. É certo que estamos sempre reagindo aos eventos passados, aos eventos presentes e também com nossas expectativas de eventos futuros.
O passado é sem dúvida nosso mais forte desafio porque, como não podemos alterá-lo, costumamos carregá-lo com maior energia emocional, impotência, incapacidade, arrependimento. Enfim, muitos sentimentos pesados que nos causam sofrimentos e nos bloqueiam o sentimento de felicidade.
Os eventos presentes são aqueles que mais exigem nosso poder de ação e reação, isso porque que temos de ser rápidos, porque o agora não espera, ele acontece e logo vira passado. Desta forma, temos de estar preparados para agir e reagir instantaneamente e com sabedoria para que os efeitos que desejamos sentir em nossas vidas sejam sentidos com suavidade, leveza e causem bem estar.
As expectativas dos eventos futuros são também um desafio forte e merecem atenção porque nos colocam em uma situação de modo de espera constante, um stand by que consome nossas reservas de energia mental e emocional que afetam nosso comportamento saudável para vivermos então uma situação hipotética com muitos possíveis desdobramentos.
Seu poder de escolha, sua sabedoria e capacidade de consultar a si mesmo sobre qual a melhor forma de lidar com o passado, o presente e o futuro. Não permita que o passado lhe arraste para a depressão e o futuro para a ansiedade.
Confie, você tem o poder de decidir o que quer para sua vida. É certo que cada ser humano irá buscar seu próprio caminho e desenvolverá seu modus operandi, mas de qualquer forma afirmo que a confiança é o alicerce, a base da felicidade.
Confie que o passado foi o melhor que poderia ter sido; levando-se em conta o seu nível evolutivo, entenda que tudo que aconteceu em sua vida veio para o seu bem e das pessoas envolvidas no seu processo pessoal de evolução.
Confie que o presente é o que realmente merece sua maior atenção porque logo ele será passado e é você que decide que passado quer ter. Positivo ou negativo!
Confie que o futuro não está fora do seu controle porque é construído a cada segundo a partir do seu presente, das consequências de seus comportamentos agora, da forma como você lida com o seu agora.
Confie e sinta-se feliz por tudo que foi, é e será em sua vida.
Você foi, você é e será conforme suas escolhas. Decida-se!

Comentários

  1. Bom dia,

    Parabéns pelo excelente texto, concordo plenamente, precisamos acordar para a vida e analisar o agora de uma maneira mais intense e responsável, a consequência faz parte, seja positiva ou negativa...abraço.

    https://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog