Pular para o conteúdo principal

Resenha: Os Malaquias

LIVRO: OS MALAQUIAS  ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: ANDRÉA DEL FUEGO EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS NÚMERO DE PÁGINAS: 200 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse: Após perderem os pais, os irmãos Nico, Júlia e Antônio veem-se diante de nova realidade. O mais velho, ainda criança, passa a trabalhar na fazenda de um poderoso da região; a menina, por sua beleza, é adotada e levada para outra cidade; o caçula, um garoto que não cresce, é acolhido pelas freiras do orfanato. Separados ainda na infância, os três vão seguir diferentes caminhos, a um só tempo fantásticos e reais. A escassez de água, de amor e de unidade, que acompanha a família desde o raio que a originou, torna-se abundância à medida que as páginas do livro revelam novas e extraordinárias personagens ― freiras francesas, traficantes de bebês, espíritos ancestrais e pessoas que desaparecem no vapor de um bule a ferver ―, entremeadas por um vale mágico, despertado pela chegada de uma hidrelétrica à cidade de Serra Morena, onde pouco a pou

Expectativas!

Lhes convido a refletir sobre como reagimos emocionalmente a partir dos muitos eventos que marcam nossas vidas. É certo que estamos sempre reagindo aos eventos passados, aos eventos presentes e também com nossas expectativas de eventos futuros.
O passado é sem dúvida nosso mais forte desafio porque, como não podemos alterá-lo, costumamos carregá-lo com maior energia emocional, impotência, incapacidade, arrependimento. Enfim, muitos sentimentos pesados que nos causam sofrimentos e nos bloqueiam o sentimento de felicidade.
Os eventos presentes são aqueles que mais exigem nosso poder de ação e reação, isso porque que temos de ser rápidos, porque o agora não espera, ele acontece e logo vira passado. Desta forma, temos de estar preparados para agir e reagir instantaneamente e com sabedoria para que os efeitos que desejamos sentir em nossas vidas sejam sentidos com suavidade, leveza e causem bem estar.
As expectativas dos eventos futuros são também um desafio forte e merecem atenção porque nos colocam em uma situação de modo de espera constante, um stand by que consome nossas reservas de energia mental e emocional que afetam nosso comportamento saudável para vivermos então uma situação hipotética com muitos possíveis desdobramentos.
Seu poder de escolha, sua sabedoria e capacidade de consultar a si mesmo sobre qual a melhor forma de lidar com o passado, o presente e o futuro. Não permita que o passado lhe arraste para a depressão e o futuro para a ansiedade.
Confie, você tem o poder de decidir o que quer para sua vida. É certo que cada ser humano irá buscar seu próprio caminho e desenvolverá seu modus operandi, mas de qualquer forma afirmo que a confiança é o alicerce, a base da felicidade.
Confie que o passado foi o melhor que poderia ter sido; levando-se em conta o seu nível evolutivo, entenda que tudo que aconteceu em sua vida veio para o seu bem e das pessoas envolvidas no seu processo pessoal de evolução.
Confie que o presente é o que realmente merece sua maior atenção porque logo ele será passado e é você que decide que passado quer ter. Positivo ou negativo!
Confie que o futuro não está fora do seu controle porque é construído a cada segundo a partir do seu presente, das consequências de seus comportamentos agora, da forma como você lida com o seu agora.
Confie e sinta-se feliz por tudo que foi, é e será em sua vida.
Você foi, você é e será conforme suas escolhas. Decida-se!

Comentários

  1. Bom dia,

    Parabéns pelo excelente texto, concordo plenamente, precisamos acordar para a vida e analisar o agora de uma maneira mais intense e responsável, a consequência faz parte, seja positiva ou negativa...abraço.

    https://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog