Pular para o conteúdo principal

Conto: Amnesia

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de conto por aqui. Vem conferir! Conto: Amnesia No início, nada parecia fora do lugar. As cidades continuavam a respirar em ritmos previsíveis, as pessoas atravessavam os mesmos caminhos, e o tempo — ao menos aparentemente — seguia sua sequência intacta. Ele não saberia dizer quando começou. Não houve evento. Nenhuma ruptura. Nenhum instante que pudesse ser apontado como origem. Apenas uma pequena falha. Quase imperceptível. A primeira vez foi enquanto observava uma xícara sobre a mesa. Nada de incomum — exceto pela sensação de que já havia olhado para ela não uma vez, mas inúmeras vezes naquele mesmo momento. Não como lembrança. Mas como repetição sem intervalo. Ele piscou. A sensação cessou. A xícara permaneceu. Nos dias seguintes, algo semelhante começou a acontecer com mais frequência. Conversas que pareciam já ter ocorrido — não no passado, mas ali mesmo, ainda em andamento. Passos que pareciam se completar ant...

Ilusão

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de reflexão por aqui. Vem conferir!




Ilusão 




Você não vive na ilusão.

Você vive na versão da realidade que consegue manter.

A ilusão não é falsa.

É incompleta.

Você não está enganado.

Está parcialmente certo.

A ilusão funciona porque resolve o suficiente.

Você não quer a verdade.

Quer uma versão dela que não te desmonte.

A mente não mente.

Ela adapta.

Você não foge da realidade.

Você a reorganiza.

A ilusão não esconde.

Ela suaviza.

E, ao suavizar, mantém tudo no lugar.

Você não está preso.

Está confortável demais para sair.





É isso! Até a próxima!




Autoria: Luciano Otaciano 

Comentários

  1. Luciano, meu novo amigo ... sua poesia é provocadora e profundamente reflexiva.
    Ela nos faz encarar como moldamos a realidade para continuar de pé.
    Gostei muito da ideia de que a ilusão não engana, apenas suaviza.
    Há uma verdade incômoda, mas muito humana, em cada verso.
    Você traduz com precisão esse equilíbrio entre lucidez e conforto.
    Um texto forte, que fica ecoando na mente depois da leitura.
    Já me torno seu seguidor. Abração!

    Daniel
    https://gagopoetico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel! Que bom que você gostou. Pode deixar que seguirei você também. Um abraço!

      Excluir
  2. Oi!
    Gostei, o texto mesmo mais curto merece dar uma pausa para refletir!

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Luciano.
    Isso mesmo!
    Ilusão.
    Tudo é ilusão e ao mesmo tempo verdade.
    E nós vamos encarando a vida.

    Linda postagem.

    ResponderExcluir
  4. Luciano bom dia, sim muitas vezes a pessoa não quer a verdade e prefere a ilusão, isso acontece, Luciano feliz semana abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucimar! Exato, acontece com frequência até. Boa semana pra ti também. Um abraço querida.

      Excluir
  5. Belas palavras. Obrigado por compartilhar conosco essa reflexão.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Como sempre, Luciano, muito bom! Vem ao encontro de uma ideia que me ocorre, nestes dias: o que chega a nós, será realmente a verdade... ou apenas a nossa percepção daquilo que existe? Confesso que não atino com a resposta! ;) Meu abraço, amigo; boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Árabe! Pois é! Eis a questão. Creio eu que seja uma mistura de ambas as coisas, mas não dá pra ter certeza, não é mesmo? Boa semana pra ti também. Um abraço meu amigo.

      Excluir
  7. Muito bonito esse poema!
    Aproveito para desejar uma boa semana!

    Bjxxx,
    Pinterest | Instagram | Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Teresa. Lhe desejo uma semana abençoada e de paz. Um fraterno abraço!

      Excluir
  8. Luciano,

    teu texto me fez pensar em quantas vezes a gente chama de “verdade” apenas aquilo que conseguimos suportar sem quebrar por dentro. Há uma lucidez na forma como tu escreves sobre as ilusões não como mentira, mas como mecanismo silencioso de sobrevivência. Enquanto eu lia, senti como se tu estivesses abrindo delicadamente uma porta da de cada mente, que quase ninguém gosta de encarar. Porque é mais fácil acreditar que enxergamos tudo claramente, quando na verdade vamos reorganizando a realidade para continuar funcionando emocionalmente. Gostei deste trecho quando tu dizes que “a mente não mente, ela adapta”. Talvez seja exatamente assim. A alma vai amortecendo algumas dores, suavizando certos impactos, criando pequenas versões habitáveis da vida para que o coração consiga seguir.
    E o final é forte demais. Às vezes não estamos presos coisa alguma… apenas confortavelmente acomodados em lugares internos que já conhecemos, mesmo que nos limitem.
    Teu texto é uma reflexão sem gritar. E talvez seja justamente por isso que ele alcança tão fundo.

    Abraços e desculpa a demora .
    Estou em São Paulo fazendo especialização e atendendo.
    Este tempo é do cafezinho e de vcs 😊

    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Primeiramente devo lhe dizer que não precisa ser desculpar por não comentar por aqui. Sei que sua vida é corrida porque você trabalha com saúde e é assim mesmo que funciona pra quem trabalha na área da saúde. De todo modo não vou negar que aprecio por demais seus comentários aqui porque são carregados de sabedoria e de riqueza. Tu vais fundo no que lê e por isso consegues tão bem destrinchar as camadas daquilo que você lê. Muito obrigado por mais esse comentário rico e profundo aqui em meu cantinho. Um fraterno abraço Fernanda.

      Excluir
  9. La ilusión puede ser un motor, un refugio o un equilibrio. A veces basta con una pequeña chispa -una idea, una imagen o una expectativa -para que todo el paisaje cambie de color.
    Saludos desde Chile

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Eugenia! Gracias por compartir tu comentario. Tienes toda la razón. Un cordial saludo!

      Excluir
  10. Olá, Luciano, quanta sabedoria e beleza juntos, heim, amigo?
    Belíssima e profunda tua reflexão, toca no nos cantinho, aquele cantinho especial que sentimos as coisas ditas com bastante reflexão e verdades.
    Na verdade, todos nós gostamos das ilusões, essa não dói e levanta nosso ego, é o que realmente queríamos ser ou ter. Não machuca, nos anima a prosseguir num sonho, numa tarefa, num propósito.
    Por isso dizemos e ouvimos:
    Mas você está iludida, amiga!
    Não se iluda, amiga!
    Não viva de ilusões, amiga!
    Quantas vezes escutamos isso, não é Luciano?
    Na verdade, o que devemos ser, ter, fazer...
    é a verdade, embora as vezes doa, dá trabalho, ou machuca.
    Maravilhoso esse teu desenrolar!
    Eu diria, um texto "cabeça", aqui usamos esse termo quando a
    coisa é boa demais! É o teu texto, muito verdadeiro.

    "Você não quer a verdade.
    Quer uma versão dela que não te desmonte."
    Perfeito!
    Uma feliz semana, muita paz e saúde, querido amigo.
    Um fraterno Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taís! Muito obrigado pelo comentário tão bonito amiga. O seu comentário é um complemento perfeito da postagem. Que o restante da sua semana seja de muita paz e com as bênçãos que vem do Alto. Um fraterno abraço querida amiga.

      Excluir
  11. Ei Lu!
    Eu gosto dessa forma que
    sua reflexão dessa publicação pontua.
    Vejo no dia a dia tantas pessoas
    que criam versões da realidade
    ou mesmo a enfeitam com
    penduricaios mas a verdadeira
    realidade bate quando estamos sozinhos
    e temos a oportunidade de ver tudo
    querendo ou não.
    Gosto da visão real das coisas.
    Maravilhosa publicação.
    A propósito, terminei
    de ler seu livro Reflexões da Vida.
    Ele me foi por companhia em dois
    meses muito intensos que é março
    e abril. Pude al er no dia a dia, ver
    luz entre frestas. E é pra isso que
    escrevemos e lemos: para ser
    como luz em meio a escuridão.
    Deixei comentpario lá na Amazon.
    Agora vou escolher outro título
    seu com cuidado.
    Bjins e Abraço daqui de Pasargada/ES.
    CatiahôAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catiahô! De pleno acordo com sua visão amiga. É bem por aí mesmo, não é? Muito obrigado por ter lido REFLEXÕES DE VIDA. Fico tão feliz que meu livro tenha sido uma companhia pra você. Um fraterno abraço minha amiga querida.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog