Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Fim de Jogo

LIVRO: FIM DE JOGO

ANO DE LANCAMENTO: 2022

AUTOR: DANIEL COLE

EDITORA: ARQUEIRO

NÚMERO DE PÁGINAS: 304

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆




Sinopse: O suposto suicídio do policial aposentado Finlay Shaw tira o controverso detetive William Fawkes, conhecido por todos como Wolf, de seu isolamento autoimposto. Enquanto tenta se defender de uma condenação pelos crimes praticados durante o caso Boneco de Pano, Wolf se lança numa corrida contra o tempo para chegar à verdade sobre a morte do amigo. Mal sabe ele que está lidando com questões do passado do policial aposentado que ameaçam pessoas poderosas dentro da própria corporação. Apenas uma força-tarefa unida pelos laços de amizade com Finlay será capaz de solucionar o mistério. Isso se seus integrantes chegarem vivos ao final.




Olá, caros leitores e caríssimas leitoras. Como estão?  Preparados para mais uma resenha literária? Vamos conhecer então!




Três anos depois da publicação de Boneco de Pano, seu thriller de estreia, Daniel Cole encerra o que ele considera como a trilogia em torno de um conjunto de personagens em um momento específico. Apesar de se sobreporem e terem caminhos se entrelaçando em detalhes, os três livros funcionam de forma independente e trouxeram novos ares ao suspense. A qualidade dos dois primeiros livros perde um pouco do fôlego na parte final, mas, justiça seja feita, Fim de Jogo consegue encerrar esse tal ciclo de forma satisfatória.

Finlay Shaw, o policial que ocupa a galeria de coadjuvantes na série iniciada com Boneco de Pano, é o fio condutor do suspense que encerra essa trilogia. Em Fim de Jogo, vamos desvendar um pouco do seu passado e como isso pode ter influenciado no seu recente suicídio. Mas nem tudo é exatamente aquilo que parece, e os protagonistas Wolf e Baxter vão se desdobrar para encontrar a verdade por trás de muitos mistérios que envolvem diretamente a corporação. O foco desse livro é a corrupção policial e como o envolvimento de membros da corporação com grupos criminosos pode dar muito errado. Mesmo que isso só aconteça muitos anos depois.

Fim de Jogo é um suspense bem menos elaborado que os livros que o antecedem. Navegando entre episódios do passado e a investigação do presente, a história envolve bem menos e perde muito da pegada de mistério e carnificina que caracterizaram a série. Cole costuma entregar verdadeiros quebra-cabeças aos leitores e aqui não é diferente, só que é um daqueles quebra-cabeças nível fácil, entendem? O próprio desfecho, por mais certinho e sem furos que seja, não empolga tanto. É previsível demais. É aí que entra em cena o conjunto de personagens. Verdadeiras estrelas à parte de todo o suspense, os personagens criados por Cole são cativantes, geram empatia imediata e nesse momento em que já somos bastante familiarizados com todos, conseguem segurar a trama e salvá-la de ser MAIS UM  SUSPENSEZINHO COMUM. O tom de humor, o jeitão descolado e descontraído e as tiradas sarcásticas dão o tom da história. E nesse quesito Emily Baxter rouba pra si as melhores passagens e comentários – é, de longe, minha personagem preferida nessa série.

E por falar em humor. Desde o começo, ele sempre foi um ingrediente marcante da escrita de Cole. Confesso que foi algo que me atraiu bastante porque eu curto personagens sarcásticos e tiradas de humor meio nonsense. Só que em Fim de Jogo achei que Daniel pesou um pouquinho demais a mão e muitas cenas o humor ficou exagerado demais. Os desenhos feitos por Wolf, por exemplo, bem engraçados e tudo o mais, soam um pouco demais se pensarmos que ele é O detetive FODÃO. Tipo, que espécie de detetive fodão pagaria alguns micos como aquele? Costumo dizer que trilogias funcionam muito bem nos livros um e três, sendo o do meio aquela ponte de ligação recheada de formalidades e encheção de linguiça. Neste caso, se formos avaliar o trio, o encerramento foi o ponto fora da curva e Fim de Jogo cumpre apenas o papel de dar um destino para os personagens. Nada além disso. A avaliação piora um pouco se decidirmos olhar para o livro como uma obra totalmente independente, livre de sequências. Aí não tem como salvar e a experiência vai ser bem frustrante. Dito isso, não recomendo a leitura isolada de Fim de Jogo. Ele faz parte de uma série e só vai fazer sentido se você conhecer as tramas anteriores. Do contrário, sua avaliação vai ser péssima. Em resumo,  FIM DE JOGO decepcionou um pouco, mas essa galeria de personagens me conquistou. Espero que tenham curtido a resenha! 



Comentários

  1. Acredito que seja um bom livro de ler.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    É uma pena a conclusão ser tão insatisfatória, acaba "tirando" o que achou de bom nos outros volumes né?

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu!
    Fiquei curiosa por um livro que mistura suspense e humor. Acho que é uma combinação que as pessoas não pensam muito em fazer ao escrever e que tem tudo pra dar certo.
    Uma pena que o autor não seguiu com o mesmo fôlego (será que não é porque ele resgata acontecimentos que, quem já leu os livros anteriores já conhece?), mas que bom que ele seguiu de modo satisfatório.
    Adorei a resenha!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Que bom que você tenha gostado da resenha. Beijo!

      Excluir
  4. Olá Luciano, foi até bom você ter avisado que é uma sequência, assim não caio no erro de começar pelo final, haha. Em relação ao desfecho, que bom que ele foi satisfatório, embora até a página dois, somente. Mesmo assim, ainda leria a trilogia.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hanna! Se der leia-o, depois conte-me o que achou deste terceiro livro. Beijo!

      Excluir
  5. Oie, fico contente que os personagens tenham marcado de alguma forma, um livro sempre me ganha se tiver personagens bons e bem desenvolvidos.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Personagens marcantes são tudo de bom, né? Beijo!

      Excluir
  6. Olá, Luciano.
    Eu não sabia desse livro acredita? Nem vi divulgarem ele hehe. Mas não fiquei com vontade de ler igual aconteceu quando li a sua resenha do segundo livro. Só li o primeiro e infelizmente não gostei do Wolf.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil. Este aqui é o livro três da trilogia. Eu entendo.

      Excluir
  7. Oi Luciano,
    Que pena que o livro não foi uma das melhores experiências para você!
    Ainda não li nada do autor!

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Luciano tudo bem?
    Amei a resenha. Não curto ler suspense porque ataca a minha ansiedade, me trás muitos gatilhos. Eu gostei de saber que você gostou dos personagens e pena que a leitura em si decepcionou um pouco. Faz parte.
    Abraços.


    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Vou bem, e você? Que bom que gostou da resenha. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog