Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Dilacerada

LIVRO: Dilacerada

ANO DE LANÇAMENTO: 2018

AUTORA: Helô Delgado

EDITORA: Coerência

NÚMERO DE PÁGINAS: 254

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★

 




Sinopse:

O que você faria se alguém do seu passado voltasse para a sua vida e você tivesse que enfrentar seus traumas?

Uma família peculiar. Uma mãe rigorosa. Um romance.

Aos 27 anos, Vivian é uma adulta marcada por seu passado e leva uma vida reservada. Não confia em quase ninguém e acredita ser incapaz de amar. Quando menos espera, depara-se com uma situação delicada, a qual evita por vários anos: a necessidade de buscar ajuda profissional para falar sobre seu passado, seus sentimentos e enfrentar seus conflitos mais profundos. 





Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.




O livro narra a história de Vivian que na primeira fase do livro se encontra na adolescência morando com sua mãe, que possui um comportamento muito rígido, e de superproteção, e sua irmã Val, uma criança muito especial, onde moram juntas em um bairro afastado da cidade. No entanto em um belo dia Vivian conhece um garoto misterioso, já que ele não mora nas redondezas de seu bairro, e desconhece tudo sobre sua vida pessoal, sabe apenas seu nome. Contudo depois de alguns encontros e desencontros com esse garoto, ambos acabam se aproximando fazendo com que essa amizade se torne algo mais forte, construindo um vínculo de paixão. Entretanto quando sua mãe descobre sobre essa relação que se sucede às escondidas não fica nada satisfeita, e toma uma atitude totalmente precipitada com o intuito de separá-los, para que esse relacionamento não volte mais a acontecer. Porém como nossas vidas são repletas de incertezas, de encontros e desencontros, Vivian não poderia imaginar que tudo a sua volta estava prestes a mudar, e que as escolhas de sua mãe poderia lhe ocasionar tanto sofrimento. E que este seria um momento que lhe atravessaria ao ponto de determinar suas futuras escolhas, lhe proporcionando uma nova perspectiva, fazendo com que se rebelasse mediante a essa desgraça. 

Partindo dessa premissa Helô cria um enredo bastante real e envolvente. O livro é narrado em primeira pessoa, e mostra várias fases da vida de Vivian, e suas seções de terapia, trazendo uma história de amor árdua que me possibilitou muitas surpresas durante toda a narrativa.

Esta obra trata-se de um romance dramático muito bem construído. Digo isso pelo fato de que a história se trata de temas muito delicados como relação familiar conturbada, doenças, mentiras, amor entre outros assuntos, que nos foi apresentado durante as várias passagens da vida de a personagem, desde a sua adolescência, até chegar na fase atual, de maneira muito bem desenvolvida, sem deixar nenhum ponto solto. Outro ponto é que a autora vai e volta no tempo quando a personagem está em sua sessão de terapia, e não me senti confuso em nenhum dos momentos. Talvez seja pelo fato de que Delgado possui uma escrita linear, de fácil compreensão que faz com que as páginas passam sem nem perceber. Um ponto muito interessante dessa obra é que Delgado soube me prender durante todo o desenrolar da trama, e também me surpreendeu em vários momentos, me fazendo questionar em como não pude pensar nessa hipótese. Com sua escrita fluida e dinâmica Helô envolve por completo o leitor, tormando a leitura tão agradável que, quando termina-se o livro o leitor quer mais.

Para você ter ideia eu terminei a leitura desse livro em um dia, lembro de terminar a leitura procurar avidamente por mais páginas. Enfim os personagens são reais, e consegui me prender muito a Vivian, que aliás foi minha personagem favorita no livro, e também em relação a sua irmã, e aos personagens secundários que também tiveram seu cunho de importância na trama. Agora em relação ao personagem pelo qual Vivian se apaixona confesso que teve momentos que o odiei, mas talvez isso tenha sido proposital, porém depois de descobrir todo o motivo de ter agido dessa forma, confesso que me senti mais conformado. Até pelo olhar inocente que ele possuía sobre as situações da vida, e só pôde compreender toda a proporção do que havia feito depois quando houve as consequências de seus atos impensados.

Outro ponto positivo neste livro que preciso mencionar é o quanto a obra é tocante. Durante a leitura o leitor experiencia várias sensações durante a narrativa.

Principalmente no final que teve um desfecho aterrador e muito bem merecido para a protagonista. Apreciei a forma como a autora trouxe o profissional de psicologia, desestigmatizando a procura desse profissional apenas para pessoas com algum transtorno. Mas como uma relação de vínculo terapêutico, a busca pela autonomia, o apoio para que o cliente\paciente possa reconstruir e ressignificar sua história como Vivian fez. A única falha desta obra ao meu ver foram alguns exageros contidos em relação ao drama existente na narrativa. Este certo "exagero dramático" pode desagradar alguns leitores. Ademais é um livro maravilhoso. Recomendo! Em resumo,  Dilacerada é um livro que mexe com as emoções do leitor de forma agradável, com um enredo bem desenvolvido e uma trama bem trabalhada. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!




Comentários

  1. Não sei se esse livro me chamaria atenção em um outro momento. Mas me alegra que ele trate de temas importantes de maneira magnífica. Acho super importante a procura de psicólogos , não só para pacientes com transformo. É algo que precisa ser normalizado.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Layanne! O livro é muito bom, certamente você gostará da leitura. Abraço!

      Excluir
  2. Nossa, parece uma história que mexe com os sentimentos do leitor.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luciano!
    Morro de vontade de conhecer a escrita da autora! Vou ver se começo por esse livro, já que a história apesar de profunda parece ser muito boa :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! A escrita da Helô é maravilhosa, você gostará da escrita e do livro também. Abraço!

      Excluir
  4. Parece ser aquele tipo de livro que temos que estar preparados para lidar com nossos próprios traumas enquanto lemos a história, bem intenso!

    https://tagarelando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Sim a leitura é intensa, por isso é aconselhável o leitor estar num bom momento psicologicamente. Abraço!

      Excluir
  5. Olá, Luciano.
    A Ale vive indicando esse livro e outros da autora no blog dela, mas como estou fugindo de dramas no momento eu ainda não li nenhum livro da autora. Mas gostei muito da sua resenha e mesmo não querendo ler dramas no momento fiquei animada para ler hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! A Alessandra o indica porque o livro é maravilhoso. Quando.puder leia-o, você gostará da leitura. Abraço!

      Excluir
  6. Olá!
    Gostei muito da sua resenha, gosto de livros com temas familiares e de traumas passados que devem ser resolvidos, acho que mexe com o nosso emocional. Vou ler ano que vem, vou tentar incluir na minha lista.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa! Que bom que gostou da resenha. Espero que você leia o livro, mas saiba que a leitura mexe bastante com o emocional, portanto esteja preparada. Abraço!

      Excluir
  7. Oi, Fabiano! O livro é sim muito bom. Quando a história é boa, juntamente com a escrita fluida de quem o escreve não dá para ler devagar. Quando puder leia este livro, certamente você gostará. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia o livro, mas a história parece bem dramática e parece despertar vários sentimentos de quem está lendo. Adorei a resenha, vou ler quando tiver oportunidade!!!

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Não deixe de ler o livro. Que bom que a resenha lhe agradou. Beijo!

      Excluir
  9. Oi Luciano, tudo bem?

    Já li algumas resenhas desse livro e como sou fã de um bom drama a minha curiosidade fica bastante aguçada a cada nova resenha que leio de Dilacerada. Espero ter a oportunidade de conhecer a história e a escrita da autora em breve.

    Ótima resenha!





    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane! Vou bem, e você? Se puder leia-o, certamente você gostará da leitura do livro. Que bom que gostou da resenha. Beijo!

      Excluir
  10. Ei, Luciano, tudo jóia? A história do livro parece interessante, principalmente por retratar tantos temas importantes. Mas parece ter uma carga emocional muito grande, e eu estou tentando fugir de dramas. Mas fico feliz que você tenha gostado da leitura!


    Books House

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Sim a carga dramática do livro é alta. Eu gostei bastante da obra. Abraço!

      Excluir
  11. Oi, Luciano

    Quantos elogios! Tenho uma amiga que ama os livros da autora e por isso mesmo até baixei esse livro num dia em que ele estava gratuito. Eu gosto muito de dramas e adoro histórias assim, que vão e voltam no tempo, e achei ainda mais interessante essas voltas acontecerem através das sessões de terapia. Vamos ver se consigo encaixar nas primeiras leituras de 2021! Amei a resenha!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Você fez bem em baixar o livro quando o mesmo estava gratuitamente, pois é uma obra maravilhosa. Tente o ler já no início de 2021 já que você curte dramas. O livro irá lhe agradar certamente. Que bom que você gostou da resenha. Beijo!

      Excluir
  12. É sempre muito bacana ver uma literatura brasileira que trata de temas importantes de modo que move o leitor. Sua resenha, como sempre, cheia de pormenores que nos deixa com vontade de devorar o livro!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! O livro é muito bom. É sempre muito bacana ler obras nacionais tão maravilhosas. Beijo!

      Excluir
  13. Parece ser um livro interessante.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! O livro é excelente. Bom fim de semana. Abraço!

      Excluir
  14. Oi Luciano, tudo bem?
    Tenho evitado dramas, mas sua resenha me deixou muito curiosa. Quero saber o que a mãe de Vivian fez! Também achei muito relevante o papel do terapeuta como uma peça-chave na recuperação psicológica. Não curto autores que colocam o romance como essa peça-chave de cura.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, tudo bem?

    Tenho fugido um pouco de livros desse tipo, mas vez ou outra costumo lê-los. Achei que, pela sua resenha, a obra realmente aborda temas bem importantes e que devem ser tratados sempre.

    Abraços!
    Jurista Geek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gleydson! Vou bem, e você? O livro é excelente, se você costuma ler obras de cunho dramatico, este aqui irá lhe agradar. Abraço!

      Excluir
  16. Não é bem o tipo de livro que eu gosto de ler, mas que bom que te foi uma boa experiência.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  17. Oi Luciano, tudo bem?

    Esse livro não chamaria muito minha atenção mas gosto aparentemente a história mostra como a terapia pode auxiliar as pessoas.
    Faço terapia e recomendo para todo mundo.

    Boas leituras,
    Apesar do Caos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karen! Vou bem, e você? O livro é maravilhoso, se puder leia-o, você gostará da leitura. Abraço!

      Excluir
  18. A very detailed reading comments, really good serious, I think I should also read this book.
    Have a nice day.
    bob lace wigs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes, its a very interesting dramatic book. Have a nice day. Huges for you!

      Excluir





  19. i couldn't believe that i would ever be re-unite with my ex-lover, i was so traumatize staying all alone with no body to stay by me and to be with me, but i was so lucky one certain day to meet this powerful spell caster Dr Akhere, after telling him about my situation he did everything humanly possible to see that my lover comes back to me, indeed after casting the spell my ex-lover came back to me less than 48 hours, my ex-lover came back begging me that he will never leave me again, 3 months later we got engaged and married, if you are having this same situation just contact Dr Akhere on his email: AKHERETEMPLE@gmail.com thanks very much sir for restoring my ex-lover back to me, his email: AKHERETEMPLE@gmail.com or call / whatsapp: +2349057261346












































































































































































    hindi ako makapaniwala na kailanman ay muling makiisa ako sa aking kasintahan, labis akong na-trauma sa pananatiling nag-iisa na walang katawan na manatili sa akin at makakasama ko, ngunit napakasuwerte ako sa isang tiyak na araw upang matugan sa kanya ang tungkol sa aking sitwasyon ginawa niya ang lahat ng makataong posible upang makita na ang aking kasintahan ay bumalik sa akin, sa katunayan matapos na ihagis ang spell ang aking dating kasintahan ay bumalik sakin ng mas masg 48 now, dumating dating kasas . bumalik sa pagmamakaawa sa akin na hindi na niya ako pababayaan, 3 buwan mamaya kami ay nakipag-ugnay at nag-asawa, kung nagkakaroon ka ng parehong sitwasyong ito makipag-ugnay lamang kay Dr Akhere sa kanyang email:
    AKHERETEMPLE@gmail.com maraming salamat sa sir sa pagpapanumbalik ng aking dating kasintahan bumalik sa akin, ang kanyang email: AKHERETEMPLE@gmail.com o tumawag / whatsapp: +2349057261346

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog