Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: A Bailarina Fantasma

LIVRO: A Bailarina Fantasma

ANO DE LANÇAMENTO: 2015

AUTORA:  Socorro Acioli

EDITORA: Seguinte

NÚMERO DE PÁGINAS: 186

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★





Sinopse:

Anabela mal podia conter a empolgação quando seu pai foi o arquiteto escolhido para coordenar uma obra no Theatro José de Alencar, em Fortaleza. A proposta era que aquela casa de espetáculos maravilhosa mantivesse as mesmas características de quando foi inaugurada, em 1910. Logo vira rotina para Anabela passar as tardes por ali, fazendo a lição de casa enquanto o pai trabalha. Mas essa reforma vai acabar desenterrando histórias escondidas há muitos e muitos anos, já que Anabela começa a ver uma bailarina translúcida, vestida de azul, que mais ninguém parece enxergar. Será que a garota vai conseguir ajudá-la?







Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.





Que livro mais encantador! Já havia lido inúmeros comentários positivos sobre a escrita da autora, entretanto nenhum deles foi capaz de me preparar para a força do seu talento. Confesso que por serem consideradas infanto-juvenis, não esperava muito das histórias da autora – é muito fácil supor que as obras dessa classe literária perdem o encanto quando lidas por adultos. Porém, em A Bailarina Fantasma fui pego de surpresa por uma narrativa fluída e emocionante, a qual me fez mergulhar em um mundo encantado. Com uma trama sútil, comovente e surpreendente,  Acioli nos faz acreditar na mágica do amor, lembrando-nos que esse sentimento é capaz de superar até mesmo às barreiras da morte.

A trama gira em torno de Anabela e dos segredos que ela irá descobrir. Vivendo em uma casa tradicional que foge dos padrões e modernidades tão comuns ao período, Anabela enxerga a verdadeira beleza do mundo, como por exemplo, a riqueza por trás de uma flor, de um pé de laranja ou até mesmo de uma lagarta antes de se transformar em borboleta. Então talvez seja por isso que, quando descobre que o pai irá coordenar a reforma do Theatro José de Alencar, ela alegra-se pela possibilidade de poder acompanhá-lo e realizar suas próprias expedições pelo lugar. O único problema é que em uma apresentação de felicitação, quando o pai seria anunciado responsável pela reforma, Anabela encontra uma misteriosa bailarina fantasma, uma jovem que ninguém mais vê mas que vive perambulando pelos aposentos do teatro. A bailarina de azul quer a ajuda de Anabela para a revelação de seus segredos; e dividida entre o medo e a curiosidade, nossa protagonista vai tentando criar coragem para fazer a coisa certa e descobrir quem é essa misteriosa garota de tule azul.

Um dos pontos positivos da obra é que ela é dividida em atos: o primeiro foca em Anabela e em suas idas ao teatro enquanto o pai trabalha, o segundo nos mostra a relação da protagonista com a bailarina fantasma e as revelações por trás dessa garota misteriosa, e o terceiro descreve o resultado do belo encontro entre as duas. Cada parte contém elementos de suspense e mistério, e é essa característica que deixa a leitura instigante do começo ao fim. Além disso, a minha grande surpresa com o livro foi descobrir a profundidade de sua história. Por ser uma obra infanto-juvenil é de se esperar que a trama seja mais superficial, entretanto por mais que ela seja conduzida de forma fluida e direta, sua narrativa está longe de ser rasa. A história descreve vários sentimentos conflitantes, falando sobre preconceito social, perdas, planos para o futuro, perdão e recomeços – isso sem mencionar o segredo da bailarina encontrada por Anabela, que é extremamente real e comovente. Sinceramente, não imaginava que iria me envolver tanto; foi uma grande surpresa perceber o meu envolvimento com o livro. Então se tem algo que preciso falar sobre esse livro é que ele é tocante de uma forma tão pura que, independente da idade do leitor, fica impossível não ser cativado por ele.

Fora a escrita fluída, emocionante e surpreendente, também gostei da parte histórica da leitura. Em determinado momento a autora volta no tempo, contando-nos um pouco mais sobre a construção do Theatro José de Alencar no século XX. E como gosto de fatos históricos, fiquei encantado com a sagacidade da autora e com seu talento ao unir passado e presente. Sendo assim, ficou óbvio que muitas coisas nesse livro me encantaram – simplesmente me encantei por ele do início ao fim! Claro que a obra é romantizada de acordo com o que vivemos de melhor na infância, ainda assim saliento que o livro vai muito além com sua capacidade de tocar até mesmo os corações mais maduros e calejados.  

Em resumo, A Bailarina Fantasma é uma obra aparentemente enganosa no real sentido da palavra, pois o livro vai muito além de um simples infanto-juvenil. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!




Comentários

  1. Ei, Luciano, tudo jóia? Eu olhei a capa inicialmente e achei que tivesse um quê natalino kkk. Eu fiquei muito interessada pelo fato de ter um fantasma, eu gosto desse tipo de coisa em livros. E às vezes os livros infanto juvenis são realmente subestimados, mas é sempre bom se surpreender positivamente!

    Books House

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Tudo jóia sim. A capa realmente lembra algo relacionado com a época natalina, no entanto não tem nada relacionado com o Natal na história. O livro é muito bom, me surpreendi positivamente com a leitura. Abraço!

      Excluir
  2. Oii, como vai?
    Adoro obras assim, que vão muito além do esperado e que no final acabam surpreendendo. Parece ter te causado o mesmo efeito que O Pequeno Príncipe teve em mim.

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa. Vou bem, e você? Táí sua comparação ficou excelente. Este livro me surpreendeu positivamente, eu não esperava que este livro fosse tão bom. Espero que você leia-o, e que se surpreenda com a leitura. Abraço!

      Excluir
  3. Wow, this is a really good book to read. I will definitely read it in my spare time.
    Have a nice day.
    Kiss. HD frontal wig

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi! This book is very good. You read. Have a nice day. Kiss!

      Excluir
  4. Oi Luciano, tudo bem?
    Eu tenho esse livro na minha lista e inclusive o comprei em uma mega promoção. Mas acabei esquecendo dele. E agora lendo sua opinião fiquei super animada e preciso passar ele na frente dos outros, risos... Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila. Vou bem, e você? Que bom que você o tenha em sua estante, pois assim pode lê-lo o quanto antes. Certamente você gostará da obra. Que bom que a resenha tenha lhe agradado. Beijo!

      Excluir
  5. Curti a capa do livro e sua resenha, tem muios livros que encantam e ensinam. E acho que esse é um livro para ler em um dia.
    Abraços.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! O livro é excelente. Quando puder leia-o! Sim, o livro dá para ler em um dia. Que bom que gostou da resenha. Abraço!

      Excluir
  6. Já vi que parece uma delícia de leitura. Não conhecia ainda e gostei das suas considerações.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! O livro é sim uma delícia. Quando puder leia-o, certamente você gostará da leitura. Abraço!

      Excluir
  7. Já ouvi muitos comentários sobre esse livro, deve ser muito bom!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! O livro é sim muito bom, não deixe de conferir. Abraço!

      Excluir
  8. Oi
    que bom que gostou e se surpreendeu com a leitura, parece ser uma história realmente envolvente e que trás vários elementos da fantasia.
    Eu também já li muitas resenhas positivas da história e agora a sua é mais uma na lista das positivas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! O livro é muito bom. Quando puder leia-o. Abraço!

      Excluir
  9. Olá, Luciano.
    Eu também já li várias resenhas positivas desse livro e sempre que vejo alguém falando dele eu quero ler. Mas nunca vejo em promoção hehe. Eu gosto bastante desse enredo e um dia ainda vou ler. E espero ser surpreendida como aconteceu com você.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Espero que você comsiga adquiri-lo em alguma promoção, pois o livro é maraviilhoso. Abraço!

      Excluir
  10. Parece ser um livro interessante.

    Feliz Natal!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  11. Olá! Gostei muito do blog e já o segui! Quero convidá-lo a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz em saber que gostou do blog. Visitarei o seu blog e lhe seguirei de volta. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog