Pular para o conteúdo principal

Poema: Olhos

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras!  Como estão? Hoje é dia de poema por aqui. Vamos conferir! Poema: Olhos Nos olhos se desvenda o universo.  Janelas da alma, fonte de emoção. Espelhos d'almas, razão de nosso verso. Repletos de mistérios, fogo e paixão. Olhos, abismo profundo e intenso. Revelam segredos, dizem a verdade. Expressando sentimentos com fluência. Cativando corações com fidelidade. No brilho dos olhos encontramos o amor. Intensidade pura, que nada pode esconder. É neles que se traduz a dor e amor. Refletindo as histórias de um ser. Olhos brilhantes, vivos e encantados. Expressam magia ao mero olhar. Criam conexões, laços apaixonados. Conduzem o desejo a se consumar. São janelas que captam o mundo lá fora. Absorvendo a beleza e o esplendor. Transmitem as cores da aurora. E o brilho das estrelas em seu fulgor. Nos olhos encontramos até mesmo a paz. A serenidade de um lago tranquilo. Um oásis em meio ao caos voraz. E que nossa alma encontra abrigo. Olhos que enfeita

Resenha: O Lado Sombrio do Folclore

LIVRO: O Lado Sombrio do Folclore

ANO DE LANÇAMENTO: 2019

AUTORES: Aline Goettems, Jonas Vendrame, Eduardo Casamasso, Patrick Correa, Raphael Miguel

EDITORA: Amazon

NÚMERO DE PÁGINAS: 212

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★




Sinopse:

Negrinho do pastoreio, mula sem cabeça, Cuca, Curupira, todas lendas que permeiam o imaginário

brasileiro e geram medo há muitas gerações. Mas, e se não forem apenas lendas? E se todas essas

histórias fossem reais? Um simples passeio pela floresta pode ser mortal. Um mergulho inocente no

lago pode ser o fim. Suspense, terror e humor se misturam em contos que reimaginam várias lendas

do folclore brasileiro, com uma seleção impecável de autores nacionais, O Lado Sombrio do Folclore

vai fazer você prender a respiração do início ao fim.

Com ilustrações exclusivas!




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.




Este que vos escreve já conhecia a escrita de a maioria dos autores presentes neste livro, pois gosto bastante de terror, sendo assim eu já sabia o que me esperava, mas esse livro me apresentou outras facetas dos autores, felizmente. O Lado Sombrio do Folclore é um compilado de contos de terror, indo do Curupira, Iaras, Botos, Cuca e até a Mula Sem Cabeça dá as caras nesta obra. Neste livro, encontramos vários contos pequenos e alguns um pouco maiores. No total são 16 contos. Para não cometer o risco de dar spoiler, não falarei dos contos separadamente, farei um apanhado da obra de maneira geral. Livros de contos costumam me agradar, e com este livro aqui não seria diferente. Quer saber o motivo? Confira abaixo! O Lado Sombrio do Folclore chama a atenção do leitor de muitas maneiras, pois tem contos de diversos tipos de terror; dos mais leves aos mais pesados; do épico ao moderno. Apesar de os contos apresentarem diferentes níveis de profundidade e coerência, todos eles são bem escritos, e embora haja uns que se sobressaem sobre os demais, todos são aterrorizantes à sua maneira.

Ademais, os autores também fazem diversas referências de nossa variada cultura na obra, seja reutilizando personagens, seja criando estórias lendárias sobre as personagens do nosso folclore. O Lado Sombrio do Folclore acaba sendo também um tributo ao terror utilizando-se do folclore nacional que merece aplausos. Para mim o conto mais surpreendente da obra foi o escrito pela Aline Goettens. Me surpreendi, primeiramente pelo fato de desconhecer sua escrita, pois ao ler o texto criado por ela,  pude perceber que Aline leva jeito para criar estórias, o conto foi bem elaborado e coerente, tornando minha experiência de leitura bastante agradável, embora a narrativa não apresente surpresas. Como mencionado em linhas anteriores, os demais autores eu já conhecia sua escrita, sendo assim não fui surpreendido pelo fato de desconhecer a escrita dos autores. Dentre todos os contos presentes o que mais me agradou foi o Mapinguari, embora os outros tenham me agradado também. Outro fator positivo no livro são as ilustrações que abrem a narrativa. Todas tem a referência  com a funesta ilustração explicitada no início de cada conto. Ficou muito bonito! 

Se você gosta de livros de contos terror, esta obra certamente lhe agradará. E o melhor de tudo é nacional. Recomendo! Em resumo, O Lado Sombrio do Folclore é uma leitura prazerosa, com enredos originais que valorizam nossa cultura folclórica de uma forma sombria e nefasta. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!





 









Comentários

  1. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Amei a ideia de contos de terror com folclore brasileiro, confesso que não conhecia o livro, mas conheço o Jona Vendrame.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Vou bem, e você? O livro é excelente, você gostará da leitura. Beijo!

      Excluir
  2. Apesar de ser bem medrosa, eu, de vez em quando, acabo me aventurando pelo gênero e tem uns títulos que são muito bons. Eu gosto dessa pegada do nosso folclore, principalmente quando é assim mais sombria, acho que é mais crível do que quando eles são retratados de forma fofinha. Parece que não combina muito, né? rs
    Que bom que a leitura funcionou para você. ^^
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! O folclore nacional é perfeitamente combinável com ares sombrios. Você se agradará da leitura deste livro. Beijo!

      Excluir
  3. Oiii Luciano

    Apesarde adorar livros de terror, admito que li bem menos do que gostaria do gênero e fiquei encantada com essa resenha, porque traz o folclore brasileiro, tão rico e uma boa dose de terror, perfeito pra esse mês de Outubro. Já anotei o titulo, se puder quero ler tb.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivy! O livro é excelente, você gostará de o ler. Beijo!

      Excluir
  4. Olá, Luciano!
    Eu não gosto muito de filmes ou livros de terror, não. E acredito que, por ter associação a infância e histórias das quais ouço muito o pessoal contar aqui no interior, talvez eu não o leria justamente por medo. Tenho imaginação muito aguçada, e isso talvez me custaria boas noites de sono, kkkkkk.
    A resenha, como sempre, impecável. Adorei. Parabéns.

    Abraços, Lu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maju! É melhor você não ler, pois você perderia muitas noites de sono causada pelo medo das estórias sombrias. Que bom que gostou da resenha. Abraço!

      Excluir
  5. Oi Luciano
    Eu gosto de livros de contos e esse parece ser muito bom, gostei de conhecer esse livro, ainda não tinha ouvido falar sobre ele.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata! Se você gosta de livros de contos, este aqui certamente lhe agradará. Não deixe de lê-lo. Beijo!

      Excluir
  6. Oi, Fabiano! Quando puder leia o livro, pois é excelente, e você certamente se agradará da leitura. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Luciano.
    Eu não sou muito fã de livros de contos, mas me interesso pelo folclore brasileiro e até acho que os autores deveriam investir nisso. Por isso já adicionei o e book no meu KU e assim que der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Que bom que você lerá o livro. A obra é maravilhosa, certeza de que você gostará da leitura. Abraço!

      Excluir
  8. Oi
    legal que explora o folclore brasileiro, são histórias muito ricas, uma pena que são voltado mais para o terror, mas que bom que gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luciano

    Que bacana esses contos com uma pegada mais sombria. Eu acho nossa cultura tão rica e sinto falta dela ser mais trabalhada. Olha quantos livros de fantasia poderiam sair do nosso folclore, por exemplo. Quando eu era criança eu tinha uma coleção de livros sobre muitas criaturas do folclore... Curupira, Saci, Boto, Boitatá, o cupim comeu tudo. :/

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! A cultura brasileira é riquíssima, sem dúvida. Os cupins são terríveis não é mesmo, sinto muito por você ter perdido os livros desta maneira. Beijo!

      Excluir
  10. Obras que falam sobre nosso folclore já vão para a minha lista. Até agora todas que li adorei e ainda conheci mais sobre nossas raízes. Gosto também de terror e contos. Esse lado mais dark do nosso folclore me deixa bem intrigada.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Você irá adorar o livro, pois é excelente. Abraço!

      Excluir
  11. Oi Luciano, tudo bem?
    Fiquei muito feliz em ver que gostou dessa obra que organizei com tanto amor para comemorar os 7 anos do Lost Words. Obrigada por compartilhar sua opinião, amei a resenha.
    Beijos!
    www.lostwords.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Vou bem, e você? Parabéns pelo livro, ficou excelente. Você e os demais autores fizeram uma obra maravilhosa. Que bom que gostou da resenha. Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog