Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Instituição Para Jovens Prodígios: A Seleção

 LIVRO: Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção

ANO DE LANÇAMENTO: 2013

AUTORA: Luene. L. Alves  

EDITORA: Amazon 

NÚMERO DE PÁGINAS: 312

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★




Sinopse:

Do subúrbio carioca para uma instituição de jovens superdotados na Inglaterra, Lara Müller, uma adolescente com todas as frustrações e inseguranças típicas da idade, aprenderá que, para realizar seu sonho, são necessários sacrifícios. Deixando tudo de mais precioso para trás, nossa protagonista irá encarar uma nova realidade, muitas vezes assustadora...

Quando Lara se deixa levar pela curiosidade e é atraída pelos novos ares de Sheffield, coisas ligeiramente estranhas começam a acontecer... Por que sente como se os alunos a conhecessem? Por que faz inimigos em tão pouco tempo? E, principalmente, quais os reais interesses dos mantenedores da poderosa Instituição para Jovens Prodígios? Com uma nova melhor amiga ao seu lado e um amor inesperado, Lara começa a acreditar que está ficando maluca...

É normal um pombo se comunicar com uma garota?




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.




Lara é uma estudante comum, ou quase comum, já que é uma das pessoas mais inteligentes do planeta. Porém, tem dilemas como quase todos os outros jovens. Tem problemas sentimentais – o cara que ela ama não dá a mínima para ela –, com suas amizades e até com a sua vida social. Porém, nada disso parece incomodá-la muito.

No começo do livro, também nos é apresentado a família de Lara. Uma mãe preocupadíssima com os filhos e com o orçamento financeiro, uma irmã mais nova que é um doce e um irmão que adora implicar. Posteriormente, conhecemos o pai e os avós também.

A vida de Lara começa a mudar quando surge a oportunidade dela fazer a prova para a Instituição de Jovens Prodígios. Tal instituição aplicaria uma prova em todo o mundo, a fim de selecionar os jovens mais inteligentes do planeta. Depois de selecionados, eles passariam pelo menos três anos na Inglaterra estudando conteúdos diversos, como se fosse uma faculdade.

Entusiasmada, a mãe de Lara insiste para que ela faça a prova. No início, a menina não acredita em sua aprovação, já que estará competindo com jovens do mundo todo. Porém, determina-se a estudar bastante. Ao fazer um simulado cedido pela instituição, acaba indo muito bem e ganha confiança para a prova.

A prova aplicada é dificílima, porém, apesar do nível alto, Lara acaba passando em terceiro lugar, surpreendendo até a si mesma. Se não fosse o suficiente, apenas ela e outra brasileira foram classificadas, o que aumenta ainda mais o seu mérito.

Ao chegar à Inglaterra, Lara se deslumbra com o lugar. Para ela, era um sonho conhecer os considerados cartões postais do mundo. Porém, nem só de diversão é feita a viagem. Alguns dias depois, ela teve que rumar até a sua nova instituição. É nesse momento que os problemas começam.

Se não fosse o suficiente estar em um país desconhecido e sem amigos, algumas pessoas parecem tomar um ódio dela sem motivo algum, dificultando ainda mais a sua vida. Para piorar, ela pensa estar ficando maluca, já que começa a ouvir um pombo falando com ela. Quer saber o que acontecerá com Lara? Você terá que ler o livro.

Instituição para Jovens Prodígios é o primeiro livro da série que carrega o mesmo nome. É uma fantasia diferente, pois se aproxima bastante de nossa realidade, com apenas algumas diferenças, como um pombo que fala. Quem não se interessa muito por fantasia por achar muito distante da realidade, talvez goste do livro por esse motivo.

Achei o início da narração um pouco lenta, até por se tratar de uma introdução da série. A autora faz um apanhado sobre a vida da protagonista, dando uma base sólida para justificar as ações de Lara durante a obra. Porém, mais ou menos no meio do livro, o ritmo do livro fica mais intenso, com um número maior de conflitos.

Em alguns momentos, confesso que Lara me irritou um pouco, por parecer bem imatura para alguém tão inteligente. Porém, com o decorrer do livro, a personagem demonstra amadurecer um pouco. Porém, para ela enfrentar os problemas que ocorrerão, certamente ela terá que crescer bastante, de um jeito bom, ou do jeito ruim. Aposto mais na segunda opção.

Gostei da irmã de Lara, a Luana. Apesar de aparecer pouco no livro, ela demonstra ser uma doçura só. Também gostei de Mário, bem abusado e encrenqueiro. Mas ele também pouco aparece na trama. Contudo, tudo indica que ele terá uma participação maior no próximo livro.

Para quem prefere uma série mais adulta, talvez não consiga se prender tanto a série. Porém, para quem gosta de uma fantasia infantojuvenil, o livro é uma boa pedida. Se esse é seu caso, não deixe de ler esse livro. Em resumo,  o livro aqui mencionado é uma excelente obra introdutória, com bom enredo e uma boa elaboração das personagens. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!


Comentários

  1. Olá, Diane! O livro é muito bom. Você irá se agradar da leitura dele, caso venha a lê-lo. Que bom que a resenha lhe agradou. Beijo!

    ResponderExcluir

  2. Oi Luciano, li este livro quando foi lançado e acho que fui uma das betas também, tanto desde quando do segundo livro, eu amei naquela época, ainda não li o terceiro livro, mas quero ler para finalizar a série.
    Adorei sua resenha e entendi seu ponto de vista, ás vezes vamos amadurecendo e um livro que antes nos encantava tanto, hoje em dia já não faz tanto aquele burburinho!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Sim vamos amadurecendo e os gostos mudam também. Certamente a obra agradará por completo o público infantojuvenil. Adultos poderão não gostar tanto, embora o livro seje excelente. Beijo!

      Excluir
  3. Sua resenha me deixou curioso, pois você não soltou spoilers. Sou apaixonado por livros infanto-juvenis.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. Mesmo em quarentena o blog tem dois posts novos. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! Se gosta de infanto-juvenil irá adorar o livro. Abraço!

      Excluir
  4. Oi, Luciano!
    Tem que ter paciência com livro que demora para engatar, não?!

    Que bom que ele melhorou depois.
    Já quero ver o que você vai trazer para nós sobre os outros livros da série.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luciano.
    Eu li esse livro tem tanto tempo que vou precisar reler para ler os outros da série hehe. Eu gostei bastante dele na época que li e acho que para quem gosta do gênero é uma leitura agradavel.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! É um livro inicial bastante agradável de ser lido. Abraço!

      Excluir
  6. Foi bom saber que a série não é para o público adulto, assim eu posso ler sem criar expectativas. Mesmo assim, gostaria de saber o que tem a ver ela ser super inteligente e conversar com um pombo! kkk
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! Você irá gostar da série, caso venha a ler. Beijo!

      Excluir
  7. Conheço uma pessoa que amaria.

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, eu tenho os dois primeiros livros dessa série, mas ainda não tive a chance de ler nenhum deles. Gostei de saber que é uma boa leitura, e já vou me preparar aqui pra passar raiva com a mocinha, kkkkkk. Mas faz parte, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen! Aproveite e leia-os, certamente você gostará destes livros. Abraço!

      Excluir
  9. Acho que o enredo não me chamaria atenção e devido a narração lenta e as atitudes da personagem, isso acaba desanimando bastante. Mas pode ser uma leitura pra outro momento.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! A obra é bastante leve, pois trata-se de uma fantasia infanto- juvenil. Acho que a leitura iria lhe agradar, já que você gosta bastante do gênero. Abraço!

      Excluir
  10. Oi
    eu já li esse e curti o primeiro livro, mas dei uma empacada no segundo, porém é uma história de fantasia legal.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Este primeiro livro possui uma estória bastante legal. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog