Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Não Estava Nos Planos

LIVRO: Não Estava Nos Planos
ANO DE LANÇAMENTO: 2014
AUTORA:  Lívia Moura
EDITORA: Independente
NÚMERO DE PÁGINAS: 330
CLASSIFICAÇÃO: ★★★




Sinopse:
Samantha tem uma carreira de dar inveja em qualquer mortal sendo uma das jornalistas mais promissoras da mais prestigiada revista do país. Mas no que diz respeito a vida amorosa, a mulher de 25 anos é um completo fiasco por conta da paixão secreta que nutre pelo melhor amigo desde que se entende por gente. A coisa toda só piora mais um pouquinho quando Rodrigo, o tal amigo, dá a notícia que vai se casar com Júlia - uma garota que praticamente acabou de conhecer - e ainda convida Samantha para ser sua madrinha. Determinada a ficar próxima do casamento para tentar convencer o amigo de que essa ideia é um grande erro e sabendo que a última oportunidade de se declarar está se aproximando, Sam resolve aceitar a difícil missão. O que ela com certeza não esperava era encontrar André na viagem de preparação para o casamento, um dos seus grandes rivais na profissão por ser fotógrafo na maior concorrente da revista onde trabalha e viver disputando com ela os maiores furos de notícias.
O que ela esperava menos ainda era descobrir que, por mais impossível que pudesse parecer, talvez os dois tivessem pelo menos uma coisa em comum, já que o cara é ex-namorado da noiva e, pelos mesmos motivos e intenções que fizeram de Samantha uma das madrinhas, topou participar e fotografar o evento de casamento.
Uma única viagem pode ser a oportunidade para que muitas verdades venham à tona ou, ainda, para que mais dúvidas surjam... E se Samantha e André dessem um tempo em suas diferenças e se unissem para tentar dar um fim nesse casamento, mas acabassem envolvidos um pelo o outro? E se, ao mesmo tempo, a insegurança de Rodrigo com seu futuro o fizesse pensar se é realmente Sam a mulher de sua vida depois de tanto tempo a vendo só como uma amiga enquanto Júlia tem uma recaída pelo seu ex tão sedutor?
Muita coisa não estava nos planos do casamento que era pra ser perfeito... Principalmente um quadrado amoroso dos mais complicados.




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra




Samantha é jornalista da famosa revista “Tome Nota” e está cansada de perder pautas para a concorrente “Porto de Notícias” (não curti o nome das revistas). Sua raiva é ainda maior por saber que seus rivais não jogam limpo. André é o fotojornalista da “Porto de Notícias” e famoso por conseguir exclusivas em troca de favores sexuais.
Samantha é pega de surpresa quando Rodrigo, seu melhor amigo e por quem tem uma paixão secreta desde criança, a convida para ser madrinha de seu casamento com Júlia, uma garota que ele acabou de conhecer. Ela acha que isso é um grande erro, mas acaba aceitando o convite do amigo.
A estória se complica ainda mais quando Júlia convida André para ser o fotógrafo oficial do casamento. André e Júlia se conhecem bem, eles já foram namorados, e André acredita que esse casamento é mais um capricho de Júlia.
Juntar Samantha e André na casa dos pais de Júlia, na Ilha do Farol, durante 3 semanas, não é uma boa ideia. A guerra entre esses dois pode atingir outras pessoas, principalmente os noivos Rodrigo e Júlia.
Partindo dessa premissa Lívia cria um enredo bastante verosimilhante, embora alguns acontecimentos não sejam tão reais como deveriam ser. O livro é carregado de cenas exageradas de comédia, embora seja romantizado, a obra me pareceu um tanto superficial no quesito de suas personagens tentarem retratar a sociedade, ainda assim os exageros inseridos aqui neste livro podem agradar alguns leitores, a leitura é prazerosa e bastante dinâmica. Isso se dá muito pelo fato de Lívia Moura ter em sua escrita uma diversidade que poucos conseguem ter.
A escrita de Lívia Moura é simples, mas sua simplicidade consegue envolver o leitor, mesmo que não totalmente. Pois em alguns momentos os diálogos foram um tanto superficiais e forçados. Entretanto como Lívia possui  talento para escrita, a narrativa consegue ser fluida e ser dinâmica no decorrer da obra. Outro ponto positivo deste livro é que, embora tenha um pouco de drama, temos muitos momentos divertidíssimos,  às vezes exageradamente é verdade. Quando terminei de ler "Não Estava Nos Planos" fui surpreendido positivamente com a obra, muito embora o livro peque em alguns aspectos no contexto geral.
Os personagens são fortes e tão cabeça-dura que os embates entre Samantha e André são os pontos altos desse romance. Ela está sempre soltando farpas pra cima de André enquanto ele adora irritar a sua rival. Me agradou bastante o lado irônico de o personagem André. A estória é contada alterando o ponto de vista entre Samantha e André e o início de cada capítulo traz um pensamento bem coeso com os acontecimentos.
Ademais o livro torna-se mais do mesmo sem grandes atrativos para o leitor. Eu leio pouco romance, pois não costumo me agradar totalmente a essa base construída em todo e qualquer livro deste gênero. Esse é um dos motivos que faça eu ler poucos romances  quando comparado com outros gêneros literários. A obra pode não ser inovadora, mas ela te conquista pela narrativa divertida e romântica de Lívia Moura. A autora conseguiu, inclusive, me surpreender em alguns momentos por levar a estória por um caminho diferente do que imaginava, esse detalhe é um dos poucos atrativos neste livro. Em resumo "Não Estava Nos Planos" é um bom romance, que deve ser lido principalmente por leitores que gostam deste gênero. Leitores não habituados com romance podem achar a obra um tanto forçada e exagerada, em alguns momentos, podendo se tornar enfadonha para alguns. De todo modo o livro não é ruim, só possui algumas falhas como muitos livros deste gênero.   Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!





Comentários

  1. Oiii Luciano

    Apesar dos exageros e de alguns diálogos forçados, penso que esse livro pode agradar quem gosta de romances. Eu ando fugindo do gênero, é um gênero que ás vezes acabo me forçando a ler e quase sempre a leitura não flui da mesma maneira que com outros gêneros como suspense, fantasia, etc, portanto, já decidi que não vou mais me forçar a ficar lendo o gênero quando sei que não estou tão a fim. Mas, como eu disse, para quem é habituado ao gênero, acho que esse pode ser um livro divertido.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivy! Faço de suas palavras as minhas. Você expôs de maneira clara o que eu sinto lendo romances, às vezes me sinto uma pessoa um tanto estranha por não ser atraído por este gênero tão amado por muitos. Mas suas palavras, de certa forma me trouxeram alívio, por saber que eu não sou tão estranho quanto pareço. Certamente é um bom livro que agradará muitos leitores que gostam deste tipo de livro. Beijos!

      Excluir
  2. Acredito que seja realmente questão de gosto! Romance não é um gênero que agrada a todos e creio que se for lido por alguém como eu( a romãntica inveterada) a impressão será outra!
    Mesmo que haja sim, alguns defeitinhos, acredito que seja um livro que irei gostar muito de ler!
    E se puder, claro que irei conferir!!!
    Beijo

    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela! Se você gosta de romance o livro pode lhe agradar certamente. Beijo!

      Excluir
  3. Olá, Luciano.
    Fui ver na Amazon e tenho o ebook desde 2015 e ainda não li ele hehe. Eu gosto desse tipo de livro. Mesmo sendo os mesmo enredos e a gente já sabendo o começo, o meio e o fim, acho bom para intercalar com livros mais pesados.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Se você gosta de livros clichês este pode lhe agradar. Abraço!

      Excluir
  4. Oi, Luciano!
    Acho que conheço mais de um livro com essa mesma premissa haha. Apesar de gostar de um romance clichê, não curto quando o autor exagera no lado cômico beirando o exagero.
    Mas gostei da dica, é o tipo de leitura pra sair da ressaca literária :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! A premissa deste livro é clichê. Para sair de ressaca literária o livro é indicado. É indicado também para entretenimento e distração, se for este o seu caso, o livro irá lhe ajudar neste propósito. Abraço!

      Excluir
  5. Oi, Fabiano! Para os amantes do romance, este livro poderá agradar. Que bom que gostou da resenha. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Luciano, tudo bem?
    O enredo me lembrou histórias de romance e comédia dos filmes brasileiros, sabe?
    Particularmente, não me chamou a atenção. Não é o tipo de livro que eu costume "furar a fila" das leituras pra conferir, sabe?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? Entendo. A obra poderá agradar leitores que gostam muito deste tipo de livro, para os demais pode desagradar. Beijos!

      Excluir
  7. Olá. Para mim me pareceu muito interessante o livro. E como tudo na vida, nem todo mundo vai aplaudir mais o importante é seguir em frente !
    uma boa tarde...
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria! Se você gosta de romances, a probabilidade de o livro lhe agradar é alta. Boa tarde. Beijos!

      Excluir
  8. Legal sua resenha e a forma como abordou o livro.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! Que bom que gostou da resenha. Bom fim de semana. Abraço!

      Excluir
  9. Oi, Luciano!
    É interessante ver como você consegue trazer os pontos fortes e fracos na sua resenha. Quanto a leitura de romances, é aquilo: a gente não pode rejeitar um gênero por causa de um livro, temos que seguir tentando. Fico feliz que você tenha dado essa chance a esse livro.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! O livro é bom, apesar de as ressalvas por mim citadas. Beijo!

      Excluir
  10. Oi Luciano
    Gostei bastante da sua resenha. Esse livro parece ter aquelas formulas prontas dos clichês, e apesar do exagero da autora em algumas partes acho que leria esse livro após alguma leitura mais pesada.

    Beijinhos!
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thayná! Que bom que a resenha lhe agradou. Este livro é ideal para este propósito. Beijo!

      Excluir
  11. Oi, Felipe vou bem e você? Que bom que gostou. Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Belíssima indicação. Parece ser muito bom o livro !
    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, se você gosta de romance a obra pode lhe agradar. Abraço!

      Excluir
  13. Que legal a história conseguir ir para caminhos que surpreendem. Adorei a indicação.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Também não curto muito romances em que os personagens são cabeça dura. Ainda não conhecia a obra, mas não sei se eu leria, quem sabe algum dia. Como sempre, sua resenha está incrível.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  15. Oi Luciano, acho que temos um ponto em comum, o de não curtir muitos romances desse tipo. Eu até gosto quando venho de uma leitura mais pesada, exatamente por ter uma linguagem mais leve e divertida, o que faz a leitura fluir até mais rápido. Mas as cenas exageradas demais e fora da realidade me incomodam bastante, especialmente sendo um livro que tem a ideia de retratar nossa sociedade em algum momento.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! Romances em geral não me atraem, infelizmente. Este aqui pode agradar quem gosta muito deste gênero literário. Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog