Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Sete Pecados da Língua

LIVRO: Sete Pecados da Língua
ANO DE LANÇAMENTO: 2017
AUTORA: Dad Squarisi
EDITORA: Contexto
NÚMERO DE PÁGINAS: 96
CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★




Sinopse:
Há pecados no uso do hífen? E na pontuação? E, Deus nos acuda!, na crase? Dad Squarisi trata, de forma irônica e agradável, dos grandes pecados e heresias da língua portuguesa. Cada tópico contém sete pecados diferentes, os mais comuns e os mais profanos, trazendo sempre dicas de como se manter na linha. Dad também nos apresenta dez grandes maravilhas de uma comunicação clara e objetiva. O humor, aliado a um conhecimento profundo do tema, faz o leitor aprender com alegria e sutileza sobre os elementos mais pecaminosos que existem no uso cotidiano do português. Contra a profanação, apresentamos este livro prazeroso e inventivo. Imperdível para quem quer escrever corretamente.



Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.



A língua portuguesa é difícil de ser escrita corretamente mesmo para quem escreve com frequência, por vezes escorregamos na maneira correta de escrever. Qualquer um pode escrever corretamente, mesmo sendo a língua portuguesa desafiadora para a maioria delas.
A maior parte de as pessoas desconhecem as várias regras da língua portuguesa, por esse motivo elas acabam escrevendo de maneira incorreta.
Com este livro aprender português é mais fácil do que você imagina. Isso mesmo, sabe aquela matéria cheia de regras, com regências despencando para todos os lados? Pode ser ensinada de maneira fácil, descontraída e, acredite, intuitiva. Isso é o que Dad Squarisi consegue mostrar em sua obra Sete Pecados da Língua. Com uma linguagem acessível, mostra que corrigir muitos pecados da língua é mais fácil e melhor do que pagar penitências depois.
O livro é dividido em assuntos, apresentando temas como “Os sete pecados do haver”, “Os sete pecados da conjugação verbal”, “Os sete pecados da pronúncia” e “Os sete pecados da reforma ortográfica”. Ou seja, a autora prioriza assuntos que sempre causam dúvidas em falantes nativos da língua e pessoas que utilizam o português padrão no ambiente do trabalho. Afinal, se precisamos de uma marca gráfica de reconhecimento em documento, precisamos de uma rubrica. Mas na hora de falar, a questão é: sílaba tônica na penúltima ou antepenúltima? Aquela verba que recebemos chama-se subsídio; porém, o s, depois do sub, pronuncia-se como “z” ou “ss”? As dúvidas são muitas, é verdade.
Dad desbrava dúvidas reais e constantes. Isso faz com que seu livro seja atrativo e realmente útil para o leitor. A obra funciona quase como um manual de consulta. Na dúvida sobre um determinado tema, basta verificar se ela o aborda. Se a resposta for positiva, há a certeza que a dúvida será sanada de forma simples e fácil. Mesmo para escritores com maior proficiência, a obra ainda traz dicas úteis, permitindo melhorar ainda mais o estilo e a pronúncia.

Alguns trechos do livro.

“Nobel, papel e cruel se pronunciam do mesmo jeitinho. A sílaba tônica é a última. Na dúvida, pense um pouco. SeNobel fosse paroxítona, pertenceria à gangue do móvel e automóvel. Teria acento. Como não tem, a conclusão é uma só. O nome do prêmio mais cobiçado do planeta é oxítono e não abre” (p. 33).


“Demais, de mais – Demais joga no time do exagero. Tem a acepção demuito, demasiadamente: Como demais. Falo demais. Corro demais. É inteligente demais. De mais quer dizer a mais. Opõe-se ao de menos: Ele me deu troco de mais (de menos). Até aí, nada de mais. No judiciário, há processos de mais e juízes de menos” (p. 40).


“Iniciar a frase com o fracote – O pronome se chama átono porque é fraco. Tão fraco que precisa de apoio. Onde se encostar? Em outra palavra. Por isso, na norma culta, é proibido iniciar a frase com pronome átono. O pecador deixa a vítima desamparada. Ela tomba. Na queda, atropela a reputação do ímpio” (p. 45).


“Mendigo, reivindicar – Leia as duas palavras em voz alta. Repita-as sete vezes. Guarde a posição do n. Muita gente muda a nasalzinha de lugar. Maltrata mentes e ouvidos. Olho vivo! Língua afiada!


“Seriíssimo – Sabia? Há superlativos que dobram o i. Só cinco ou seis adjetivos têm essa manha. Quais? Os terminados em -io: frio (friíssimo), macio (maciíssimo), necessário (necessariíssimo), precário (precariíssimo), sério (seriíssimo), sumário (sumariíssimo).


Em resumo, "Sete Pecados da Língua" é uma obra interessante, que traz conteúdo acessível, e é perfeita para quem quer melhorar seus conhecimentos linguísticos. Sem dúvidas, obra mais do que recomendada. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!





Comentários

  1. Olá, Luciano.
    Eu sempre tive muita facilidade com a matemática, mas com o português sempre sofri. E hoje ainda sofro e muito porque quem ia adivinhar que estaria escrevendo resenhas em um blog hehe. Por isso achei o livro bem interessante.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Suas dificuldades irão acabar de vez com a leitura de este livro, pois a leitura é fácil, intuitiva e muito esclarecedora para acabar de vez com toda e qualquer dúvida que possa existir por parte do leitor. É um livro excelente. Não deixe de lê-lo, certamente irá lhe ajudar. Abraço!

      Excluir
  2. O livro parece interessante. Vale a pena. Já vi outros títulos e temáticas assim, e gosto muito pelo teor explicativo sobre a língua brasileira. É sempre bom estudar e se aperfeiçoar na própria língua, para que se tenha uma comunicação lúcida e eficiente. Conhecimento nunca é demais.
    Ótima dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Léo! O livro é excelente. Quando puder leia-o, pois é enriquecedor o conteúdo da obra.

      Excluir
  3. Oi Luciano, tudo bem?
    Como vivo fazendo resenhas, e faço faculdade de Letras, vou correndo garantir meu exemplar, tenho muita dificuldade com algumas coisas. Adorei saber sua opinião e gostei muito dos trechos que destacou.
    Beijos!

    www.lostwords.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline vou bem e você? O livro irá lhe ajudar muito em sua faculdade de Letras. Adquira o seu, pois é um livro enriquecedor. Beijos!

      Excluir
  4. Oiii Luciano

    Eu tenho certeza que vivo escorregando na gramática, não dá realmente o português é super difícil e eu adorei esse livro que vc recomenda hoje, ah eu quero conferir. Nossa, acredita que não sabia dessa do superlativo que dobram o i, já havia visto as palavras assim, mas não sabia que era realmente o modo certo.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivy! O livro irá lhe ajudar. Não deixe de o ler. Beijos!

      Excluir
  5. Oi Luciano, tudo bem?
    Adorei a dica. Eu sou redatora e, mesmo assim, algumas dúvidas de português surgem ocasionalmente. Acho que ia curtir ler esse livro!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? Você irá gostar de o ler, pois iria lhe auxiliar nas dúvidas que surgirem ocasionalmente. Beijos!

      Excluir
  6. Oi, Luciano. Eu sou o tipo de pessoa que geralmente ama esse tipo de obra, eu acho tão interessante. Mas ao mesmo tempo é ruim porque vou ficando meio paranoica kkk porque vou me lembrando de tudo e e nem todo mundo segue as regras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa! Este livro tem o propósito de ensinar o leitor sobre o uso correto das regras na escrita. Muitas de as pessoas desconhecem as regras, por esse motivo escrevem de forma incorreta. Abraço!

      Excluir
  7. Olá Luciano,


    Eu não conhecia o livro e fiquei super interessado, vou anotar aqui para uma futura compra.

    Ótima dica.

    Abraço.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marco! O livro é bastante funcional e necessário. Abraço!

      Excluir
  8. Oi, Luciano!
    Eu sempre gostei muito da matéria Língua Portuguesa e escrevo desde criança. Mas isso não me deixa imune aos erros ortográficos e dúvidas constantes. A pior coisa pra mim são os acentos! Crase então, não aprendi até hoje haha.
    Adorei a indicação do livro e fiquei super interessada na leitura! Vou prestar o ENEM no final do ano e vai me ajudar super :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! O livro vai te ajudar certamente. Não deixe de lê-lo. Abraço!

      Excluir
  9. Interessante a divisão de assuntos do livro. Nunca tinha ouvido falar dessa obra, gostei.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! O livro é bastante funcional e necessário. A leitura é prazerosa. Abraço!

      Excluir
  10. Que título interessante!!! Confesso que eu daria uma olhada no livro justamente por esse título. Também amei a seleção de trechos que selecionou <3

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! O livro é muito bom e bastante funcional. Fico feliz em saber que gostou dos trechos da obra. Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog