Pular para o conteúdo principal

Resenha: Os Malaquias

LIVRO: OS MALAQUIAS  ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: ANDRÉA DEL FUEGO EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS NÚMERO DE PÁGINAS: 200 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse: Após perderem os pais, os irmãos Nico, Júlia e Antônio veem-se diante de nova realidade. O mais velho, ainda criança, passa a trabalhar na fazenda de um poderoso da região; a menina, por sua beleza, é adotada e levada para outra cidade; o caçula, um garoto que não cresce, é acolhido pelas freiras do orfanato. Separados ainda na infância, os três vão seguir diferentes caminhos, a um só tempo fantásticos e reais. A escassez de água, de amor e de unidade, que acompanha a família desde o raio que a originou, torna-se abundância à medida que as páginas do livro revelam novas e extraordinárias personagens ― freiras francesas, traficantes de bebês, espíritos ancestrais e pessoas que desaparecem no vapor de um bule a ferver ―, entremeadas por um vale mágico, despertado pela chegada de uma hidrelétrica à cidade de Serra Morena, onde pouco a pou

Resenha O Pássaro

LIVRO: O Pássaro
ANO DE LANÇAMENTO: 2014
AUTORA: Samanta Holtz
EDITORA: Novo Século
NUMERO DE PAGINAS: 368
CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★



Sinopse:
Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado? Caroline Mondevieu é filha de um poderoso barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Tudo parece perdido quando ela encontra Bernardo, um charmoso e irritante domador de cavalos. Eles não conseguem se entender até perceberem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, deverão passar por cima das diferenças e se unirem em um arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam nessa jornada: perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolverá mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados.




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.




Sabe quando você tem a sensação de que está lendo o último romance publicado de um autor e não o primeiro?! Pois é, tive essa sensação com O Pássaro, onde a escrita da Samanta está tão superior ao seu último lançamento que eu me sinto agraciado por ter lido este posteriormente ao outro. É uma evolução de narrativa que eu me surpreendi em ter gostado tanto da narrativa, e fui surpreendido totalmente com o enredo.
Por se passar em uma época tão antiga, é claro que a escrita da autora não está perfeita. Existem alguns deslizes em usar termos de época, como por exemplo quando ela cita “uma fossa de amor” ou quando em um momento chama um criado de servo e no outro pelo primeiro nome. No entanto, a estória é tão bem construída que você não leva esses detalhes em consideração. Até porque, acredito, que quando você não deixa detalhes da época que são importantes de fora, pouco tem relevância um vocabulário sem padrões.
Um desses detalhes, é o fato de na época a Bíblia Sagrada ser escrita somente em Latim, e você ser obrigado a repetir o que o padre fala na igreja, sem ter ideia do quê você realmente está falando e acreditando. Não ter deixado isso de fora foi o ponto principal para eu gostar tanto desse livro, pois é em uma cena com a Bíblia que os motivos que nossa protagonista teve para iniciar sua busca pela liberdade é explicado.
Quer saber o motivo de tanta surpresa? Confira abaixo!
Caroline é uma moça que eu admirei, por sua crença em querer mais que ouro, mas principalmente por sua coragem de enfrentar o que for para buscar o que deseja. Filha de um homem muito rico, ela sempre se questionou porque seu pai que nunca trabalhou tinha tanto enquanto os empregados que trabalham o tempo inteiro, não tem nada. Ela nunca aceitou as diferenças da sociedade. Uma criança ingênua mas que ao crescer mostra uma garra invejável.
As atitudes de Caroline não remetem somente a sua vida, mas também de sua mãe e sua irmã, que aos poucos vêem o que era para ser errado como um exemplo a seguir. E essas ramificações tem uma construção ao longo do enredo e são finalizadas. Ou seja, tudo o que a autora constrói em O Pássaro ela também conclui, não deixando pontas soltas. O que me agradou bastante, pois como não sou leitor assíduo de romance, para mim é preferível ler livros únicos do que livros em séries intermináveis já que não leio frequentemente livros de romance de época.
Temos uma estória de amor muito bonita, que me fez além de encantar-me, levar questionamentos para o resto da vida, com certeza. Porém, não é só de amor de homem e mulher que se trata o livro. Mas de crescimento pessoal, e principalmente coragem feminina em enfrentar tudo o que é plantado pela sociedade e modifica-lo para algo que você realmente acredita.
Eu já li alguns livros de Samanta Holtz e posso dizer que sua escrita evoluiu muito. Preciso ler outros livros da autora. Este livro trouxe-me sensação agradável de sentimentos bons quando o terminei. A escrita de Holtz é leve e fluída nos dando aquela dinâmica necessária para continuar lendo e querendo desbravar as páginas mais e mais.
Para os que gostam de romance de época este livro agradará totalmente, pois temos uma estória muito bem construída e embasada com os costumes e regras daquela época tão longínqua. Outro fator positivo que eu preciso exaltar neste livro é o amadurecimento e crescimento pessoal de a protagonista Caroline. Certamente a Caroline do início não é a Caroline do fim. Pode parecer um detalhe insignificante mas não o é, visto que, se não bem trabalhado a protagonista tende a desagradar mais do que agradar um leitor mais experiente. As personagens secundárias também são bem construídas e todos tem seus pontos positivos e suas falhas são bem factíveis para época. Ademais é um livro interessante e prazeroso de ser lido. Recomendo! Em resumo "O Pássaro" é um livro excelente, pois tem todos os elementos necessários para uma leitura satisfatória e agradável, certamente agradará em cheio os leitores habituados a ler este tipo de livro. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Parece ser um livro bem interessante. Gostei da resenha.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Que capa linda! Confesso que o livro me despertou interesse por ter esse enredo. Espero ter a oportunidade de ler.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. AAAA, eu já li!
    Oi Luciano,
    Que livro maravilhoso esse! É o meu favorito da autora, a Samanta é bem doce na sua narrativa.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim é o melhor livro da autora. O livro é maravilhoso.

      Excluir
  4. Oi Luciano :)
    Adorei a sua resenha. Adoro quando a personagem principal do livro mostra caráter e capacidade de lutar pelos seus sonhos e juntamente com uma bela história de amor é de derreter o coração.
    Não conhecia o livro, apesar de conhecer a autora, mas pretendo ler quando tiver a oportunidade.
    Abraço
    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia! Que bom que você gostou da resenha. Não deixe de o ler. Abraço!

      Excluir
  5. Olá, Luciano.
    Esse foi o livro que menos gostei da autora até o momento. Até escrevi uma resenha para ele e até agora não publiquei. Não gostei da protagonista e não acreditei no amor deles. Mas acontece né hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Que pena que o livro não tenha lhe agradado. Abraço!

      Excluir
  6. Esse livro parece bom. Adoro romances de época.
    https://malivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    que bom que gostou da leitura, eu tenho vontade de ler esse livro e se não me engano está na lista do skoob, que bom que gostou da leitura, esse livro é um gênero que gosto.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Você vai gostar deste livro, pode ler, pois a estória é maravilhosa. Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog