Pular para o conteúdo principal

Poema: Olhos

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras!  Como estão? Hoje é dia de poema por aqui. Vamos conferir! Poema: Olhos Nos olhos se desvenda o universo.  Janelas da alma, fonte de emoção. Espelhos d'almas, razão de nosso verso. Repletos de mistérios, fogo e paixão. Olhos, abismo profundo e intenso. Revelam segredos, dizem a verdade. Expressando sentimentos com fluência. Cativando corações com fidelidade. No brilho dos olhos encontramos o amor. Intensidade pura, que nada pode esconder. É neles que se traduz a dor e amor. Refletindo as histórias de um ser. Olhos brilhantes, vivos e encantados. Expressam magia ao mero olhar. Criam conexões, laços apaixonados. Conduzem o desejo a se consumar. São janelas que captam o mundo lá fora. Absorvendo a beleza e o esplendor. Transmitem as cores da aurora. E o brilho das estrelas em seu fulgor. Nos olhos encontramos até mesmo a paz. A serenidade de um lago tranquilo. Um oásis em meio ao caos voraz. E que nossa alma encontra abrigo. Olhos que enfeita

Resenha: Tristes Finais Para Começos Infelizes

Livro: Tristes Finais para Começos Infelizes
Editora: Novo Século
Autor: Raul Otuzi



Sinopse:
Quais são os começos infelizes que podem ocasionar tristes finais em nossas vidas? Um desabafo impulsivo. Um pedido insólito. Um comentário tolo. Uma confissão. Não, duas. Gatilhos que fazem desandar histórias de amor, desejo e amizade. Daí o que poderia ser o apanhado de bons momentos em instantes transforma-se em situações irreparáveis: ciúme, traição, vingança.
Raul Otuzi nos brinda com 25 contos que revigoram a literatura nacional, mostrando-se um sagaz observador dos relacionamentos humanos, de seus abusos e absurdos. Pitadas de ironia e sarcasmo, pontuados por diálogos cortantes, desafiam a imaginação do leitor. Tramas que causam taquicardia rumo ao seu imprevisível final. Alguns desfechos, quase secos, levam a fantasiar o prolongamento das histórias — objetivo que somente os bons textos tendem a cumprir.



Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Há autores que gostam de trabalhar com o que o homem tem de melhor. Outros preferem ser mais verdadeiros, mais reais e desmascarar a sociedade. Raul Otuzi, em "Tristes Finais para Começos Infelizes" certamente está no segundo grupo. Através de uma prosa ágil e envolvente, consegue ganhar o leitor sem qualquer dificuldade.
Para trabalhar de maneira nua e crua os sentimentos humanos, o autor sempre parte de situações corriqueiras, levando seus protagonistas a viver o ápice de suas emoções. Mesmo que os textos soem, por diversas vezes, muito pessimistas, sabemos que todos eles retratam ocorrências bem possíveis e até de frequências constante.
No texto Dedo na Ferida, por exemplo, conto que faz a abertura do livro, o autor parte do ódio originado por uma traição. Aliás, não uma traição qualquer, mas a traição. Os sentimentos vão transbordando de palavra em palavra e nos sentimos solidarizados pelos dois principais personagens. Porém, quando menos se espera, o autor muda o rumo da narrativa e dá um final impactante. Aliás, finais surpreendentes é um artifício muito bem usado pelo autor durante todo o livro.
No conto Uma Noite Deliciosa para Comer Pudim é outro exemplo de texto com final surpreendente e impactante. Tudo começa quando uma mulher muito atraente chega ao lar do protagonista. Ela afirma conhecê-lo, mas ele não se lembra. Como ela é muito bonita, o protagonista resolve desenvolver o papo, já imaginando que iria ganhá-la. Contudo, o destino prega suas peças, e o personagem principal tem mais um dos muitos tristes finais do livro.
Nesse conto, em especial, o autor se supera. Com uma narrativa ágil e diálogos bem coloquiais que são extremamente próximos da realidade, o que dá uma sensação de verossimilhança enorme ao texto, Raul consegue trabalhar temas fortes. Aliás, essa é outra característica bem marcante do autor: o uso do humor para tocar em feridas profundas e que incomodam. Ao mesmo tempo em que brinca, ele critica a sociedade de aparências e futilidades que vivemos.
Além dos bons textos, escrita leve, mas bem trabalhada, e crítica apurada, o livro ganha muito em expressividade por causa das mais diversas ilustrações que possui. O fato dos textos ganharem ilustrações específicas não é aleatório; cada imagem enriquece ainda mais a experiência da leitura do texto a que se refere, ajudando na carga de sentimentos profanos e finais tristes que a obra carrega.
Este que vos escreve é um admirador e leitor assíduo de contos, além é claro de escrevê-los. É um tipo de narrativa que me atrai profundamente.
Assim sendo, com tantos aspectos positivos, resta-me apenas indicar a obra. Ademais, ainda afirmo: guarde o nome Raul Otuzi; tenho a sensação que ouviremos falar bastante dele. De minha parte, se ele mantiver esse estilo incrível, já tem um admirador. Em resumo "Tristes Finais para Começos Infelizes" é um livro indicado para quem é apreciador de contos, no entanto, mesmo se você não for é capaz de se surpreender com a qualidade literária presente no livro. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Oi Luciano.
    É minha primeira vez por aqui e já chego com essa ótima resenha. Que bom que gostou tanto do livro e que a escrita do autor tenha te impactado de alguma forma.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lia! O livro é maravilhoso. Espero que tenha gostado do blog. Abraço!

      Excluir
  2. Eu não conhecia o livro, mas certamente é o tipo de leitura que eu faria. Adorei a ideia dos contos e eu adoro livros que contenham ilustrações que façam sentido com o que tá escrito, deixa a leitura ainda mais atraente. Ótima resenha!

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! O livro é maravilhoso, e as ilustrações contidas nele deixam o conteúdo ainda melhor. Beijos!

      Excluir
  3. Oi Luciano, tudo bem?
    Adorei o título do livro. Achei criativo e instigante.
    Fiquei curiosa pra conferir os contos, gosto quando o autor explora as nuances do ser humano (inclusive as partes ruins).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri vou bem e você? A obra é excelente, você irá se surpreender com a qualidade dos contos. Beijos!

      Excluir
  4. Olá, Luciano.
    Eu não sou muito fã de contos. Nem de finais tristes hehe. Mas fiquei interessada nesse por causa dos finais serem surpreendentes. Se der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! O livro é excelente. Tenho certeza de que você vai se surpreender

      Excluir
  5. Oi Luciano!

    Gosto muito de livro de contos, acho ótimo pra ler depois de uma leitura muito pesada ou quando estamos um pouco sem tempo pra ler muito. Esse parece ótimo, gosto de finais trágicos e reviravoltas

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina! Este aqui é excelente. Quando puder não deixe de o ler. Abraço!

      Excluir
  6. Nossa, amei o título, seria um livro que me chamaria a atenção numa livraria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! O título é bastante atraente e o livro é muito bom de ser lido.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog