Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Nocaute

Livro: Nocaute
Editora: Buriti
Autores: Anderson Fernandes e Débora Kaoru




Sinopse:
Está em franca discussão no Congresso e principalmente no País, a possibilidade de redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos. Neste cenário, “Nocaute”, dos jornalistas Anderson Fernandes e Débora Kaoru, autores do livro “Entre Quatro Poderes”, conta a história de Antonio Silva, Pitbull, que ainda na infância enfrenta a morte dos pais e acaba sendo direcionado para um orfanado e após alguns crimes, para uma unidade de internação de menores. Neste local, o menino conhece o casal Marcos e Claudia, que o ensinam o sentindo da vida, por meio da educação e do esporte.
Após enfrentar muitos desafios, Pitbull, um menino pobre e sem perspectiva alguma de vida, consegue se tornar campeão mundial de UFC. Além da redução da maioridade penal, o livro debate diversos outros temas, como ECA, suicídio, importância da leitura, uma doença rara chamada Machado Joseph, e principalmente a importância de seguir em frente, mesmo frente aos diversos problemas que aparecem durante a vida.


Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Antonio Silva é um garoto, aparentemente, sem sorte. Após uma série de tragédias, ele vai parar em um orfanato. Em pouco tempo, após algumas influências negativas e um tratamento não tão humanizado, ele acaba por cometer crimes. Do orfanato para uma unidade de tratamento de menores foi um pulo. Ali, sua formação criminal concluiu-se. Porém, há sempre uma esperança.
Na unidade de tratamento de menores, Antonio Silva, agora conhecido como Pitbull, recebe uma oportunidade de mudança. Com a entrada de Marcos e Claudia na instituição através de um trabalho voluntário, ele tem a chance de superar suas perdas, seus crimes e sua desilusão com companheirismo, estudo e esporte. Era uma chance única em sua vida. A questão é: ele irá aproveitar?
Nocaute é um livro que me surpreendeu completamente. A forma que foi escrito, a narrativa politizada e a capacidade de síntese dos autores contribuiu para que a leitura fosse prazerosa e também esclarecedora. Essa é o tipo de obra que, ao mesmo tempo em que te dá uma boa leitura, te faz pensar. Aliás, assuntos que geram reflexão não faltam nessa narrativa.
Os autores claramente são muito politizados, então inseriram uma série de assuntos essenciais no enredo. Começamos com a discussão sobre o ECA e como ele tem falhado em alguns pontos. Há também o toque em assuntos para lá de importantes, como a redução da maioridade penal, a falta de perspectiva e recuperação em centros de internação para menores, o suicídio, como a leitura pode mudar pessoas e como o esporte e educação são essenciais na formação do indivíduo.
Além do debate de temas importantes, o livro também se destaca pela forma em que é narrado. Por serem jornalistas, Fernandes e Kaoru possuem uma forma bem peculiar de contar a estória. Não há meias-voltas, metáforas desnecessárias e palavras complicadas, os autores são claros, objetivos e diretos. Em muitas partes, inclusive, o livro lembra bastante a linguagem altamente denotativa usada em jornais. Isso deixa a obra com uma leitura muito fácil, mesmo abordando assuntos mais complexos.
Os autores também merecem os parabéns pela criação de um protagonista extremamente convincente. Pitbull é o retrato de centenas de crianças e adolescentes que vivem em situação de semiabandono no Brasil. Ademais, possui sentimentos fortes, de amor e de ódio, de felicidade e de fúria, o que o deixa muito mais humano e próximo do leitor.
Diante de todos os aspectos, é claro que indico "Nocaute". Se você procura um livro que vá além de um enredo bonitinho e que te faça pensar, essa obra é perfeita para você. Tenho certeza que você estará muito satisfeito após terminar o livro. Em resumo "Nocaute" fará você pensar e te mostrar que o mundo real é assustador quando se faz escolhas erradas. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Olá, Luciano.
    Eu lembrava dessa capa, mas não do enredo do livro. Achei muito interessante os temas debatidos. Eu ainda não sei se sou a favor ou não da redução. Por alguns aspectos sou, mas depois penso que a pessoa sai ainda pior da cadeia e mudo de ideia. Se der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! A questão é complexa e existem os que defendem e os que não defendem a redução. O livro aborda essa questão e outras de forma muito competente. O livro vale muito a leitura.

      Excluir
  2. Oi Luciano! Não conhecia esse livro, mas acho que fala de um tema bem polêmico e, ao mesmo tempo, importante. Fica complicado se os autores são politizados, pois eles sempre vão puxar a sardinha para o lado em que eles acreditam e fica difícil ter uma visão imparcial da coisa. Mas vale super a pena a leitura. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! O assunto é bastante polêmico e ao mesmo tempo complexo. Eu adorei a leirura. O livro vale muito a leitura. Beijos!

      Excluir
  3. Oi Luciano,
    Não conhecia a obra, mas parece aquela que te tira da zona de conforto, hein? Te faz pensar sobre assuntos polêmicos e necessários, não dá para ser muito imparcial nesse tipo de assunto, mas qualquer leitura que te leve a pensar, acho válida.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! O livro aborda essa questão muito bem, levando o leitor a pensar sobre o tema, que é necessário ser discutido e é muito importante.

      Excluir
  4. Oi, Luciano!
    Já vi algumas resenhas sobre esse livro e todo mundo sempre fala bem.
    Fiquei bem curiosa, apesar de não ser o meu gênero preferido. Mas eu sempre tento ler de tudo um pouco.
    :D
    Muito legal que tem tantos temas importantes e interessantes em Nocaute.
    E parece muito baseado em fatos reais, né?

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca! Sim o livro é bastante verídico, pois é baseado em fatos reais. Leia-o, pois a leitura vale muito a pena, e é sempre enriquecedor sair da zona de conforto. Beijos!

      Excluir
  5. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Eu realmente não conhecia esse livro e lendo sua resenha tão eloquente sobre como ele aborda assuntos tão reais, principalmente no nosso país eu fiquei realmente com muita vontade de conhecer também para poder explorar minha visão do livro.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa vou bem e você? O livro é excelente, pois trata de assunto complexo e que é pouco discutido. Você vai se agradar da leitura. Beijos!

      Excluir
  6. Livro com a sinopse bem interessante. Gostei da sua resenha.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! O livro é interessantíssimo, quando puder leia-o. Até mais!

      Excluir
  7. Oi Luciano, tudo bem?
    Esse livro parece tocar na ferida do sistema carcerário brasileiro.
    A verdade é que nosso país não se preocupa com a ressocialização e com chances dignas e igualitárias pra todos. Que bacana saber que tem um livro falando sobre isso - e sobre a diferença que faz quando alguém se importa.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? O livro é excelente, se puder não deixe de conferir a leitura. Beijos!

      Excluir
  8. Oie Luciano!

    Eu adorei a sua resenha e sabe que ue gosto de livros assim que trazem as informações, a crítica por meio de uma história?
    Tenho um amigo que vai lançar um livro falando sobre o bullying... Não sei se a leitura ficou da mesma forma, mas por você falando, eu me lembrei da leitura dele HEHEHE
    Gostei bastante por isso, por trazer lições e abrir nossos olhos para algo que às vezes estamos cegos
    Falar sobre o ECA, por exemplo, é algo que pouquíssimo vi em livros... Muito interessante ;)

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâmela! O livro é interessante, pois aborda muitos temas pouco mostrados nos livros. Beijos!

      Excluir
  9. Parece um livro que realmente nos mostra a realidade. Gostei do título e do enredo.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! O livro é bastante verídico, mostrando a realidade que muitos a escondem. Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog