Pular para o conteúdo principal

Resenha: Os Malaquias

LIVRO: OS MALAQUIAS  ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: ANDRÉA DEL FUEGO EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS NÚMERO DE PÁGINAS: 200 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse: Após perderem os pais, os irmãos Nico, Júlia e Antônio veem-se diante de nova realidade. O mais velho, ainda criança, passa a trabalhar na fazenda de um poderoso da região; a menina, por sua beleza, é adotada e levada para outra cidade; o caçula, um garoto que não cresce, é acolhido pelas freiras do orfanato. Separados ainda na infância, os três vão seguir diferentes caminhos, a um só tempo fantásticos e reais. A escassez de água, de amor e de unidade, que acompanha a família desde o raio que a originou, torna-se abundância à medida que as páginas do livro revelam novas e extraordinárias personagens ― freiras francesas, traficantes de bebês, espíritos ancestrais e pessoas que desaparecem no vapor de um bule a ferver ―, entremeadas por um vale mágico, despertado pela chegada de uma hidrelétrica à cidade de Serra Morena, onde pouco a pou

Resenha: Planolândia

Livro: Planolândia
Editora: Conrad
Autor: Edwin A. Abbott

Sinopse:
Publicado pela primeira vez em 1884, na Inglaterra, "Planolândia" é um planeta onde vivem figuras geométricas dotadas de características humanas, convivendo em um universo bidimensional em que a ordem é mantida a ferro e fogo por autoridades poligonais, os nobres, e circulares, o clero.

Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Primeiramente devo informa-lhes que esse livro é totalmente diferente de tudo que este que vos escreve já leu até hoje, a obra é muito diferenciada em seus elementos principais. Um livro totalmente fora da caixinha! Ficção especulativa de primeiríssima qualidade! Temos, aqui, um livro incomparável que trata sobre a ideia de dimensão (isso mesmo, um romance sobre a noção de dimensões espaciais: aquelas que sentimos na vida prática como sendo apenas três, mas que a física moderna supõe serem 11). Já imaginou, pois é! Eis a sinopse da esgotada edição brasileira publicada pela Conrad Livros: "a fértil imaginação de Edwin A. Abbott, aliada a uma exótica mistura de Matemática, Física, ficção, crítica social e certa dose de sarcasmo, resultou em uma aventura que mesmo depois de um século de existência constitui leitura deliciosa. Em Planolândia, figuras geométricas dotadas de características bastante humanas convivem em um universo bidimensional onde a ordem é mantida a ferro e fogo pelas autoridades poligonais e circulares. No entanto, todas as convicções de um incauto quadrado planolandês ameaçam ruir quando um visitante esférico irrompe o plano para relevar a transtornante existência de uma terceira dimensão...". Que enredo inovador não é mesmo! Simplesmente genial!

Parábola impressionante e divertidíssima sobre o despertar da consciência, algo como uma versão geométrica do mito da caverna de Platão, Planolância – um romance de muitas dimensões é daquele tipo de livro de cuja leitura eu não consigo imaginar uma única pessoa que não sairia melhor, mais realizada e com uma expansão benéfica em sua visão de mundo. Não se intimide, não se deixe intimidar pela abordagem geométrica. O livro é delicioso e de fácil leitura, sem complexidades matemáticas que exijam conhecimentos especializados ou termos técnicos excessivamente abstratos. E para revelar um fato importante na obra, o protagonista é mesmo um quadrado, acredite se quiser! E leia o livro. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da leitura e até a próxima!

Comentários

  1. Olá, Luciano.
    Esse livro não é para mim. Já fiquei confusa só de ler a resenha hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciano, às vezes um livro fora da caixinha é bom hehe
    Pela sua resenha, percebi que irei gostar deste livro, adorei a dica!

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Que bom que você tenha gostado da dica. Não deixe de lê-lo, pois o livro é espetacular. Beijo!

      Excluir
  3. Que interessante esse livro e eu nunca tinha ouvido falar dele.


    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! O livro é bastante incomum, mas muito prazeroso de ser lido.

      Excluir
  4. Hey Luciano! Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas adoro quando a leitura é de fácil compreensão!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  5. Oii, como vai?
    Nossa, é um livro diferente do que estou acostumada e parece uma obra até um tanto confusa mas gostei de conhecer mais, fiquei bem interessada.

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Vou bem e você? O livro não é confuso, muito pelo contrário, sua estrutura é até bem simples, mas o mais diferente na obra são os personagens como por exemplo o quadrado. Não deixe de conhecer o livro. Abraço!

      Excluir
  6. Uau! E eu nunca ouvi falar desse livro! Parece muitíssimo bom mesmo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog