Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz

Livro: Cartas de um Diabo a seu Aprendiz
Editora:Thomas Nelson Brasil
Autor: C.S.Lewis

Sinopse:
Irônica, astuta, irreverente. Assim pode ser descrita esta obra-prima de C.S. Lewis, dedicada a seu amigo J.R.R. Tolkien. Um clássico da literatura cristã, este retrato satírico da vida humana, feito pelo ponto de vista do diabo, tem divertido milhões de leitores desde sua primeira publicação, na década de 1940; agora com novo projeto gráfico e tradução atual.Cartas de um diabo a seu aprendiz é a correspondência ao mesmo tempo cômica, séria e original entre um diabo e seu sobrinho aprendiz. Revelando uma personalidade mais espirituosa, Lewis apresenta nesta obra a mais envolvente narrativa já escrita sobre tentações ― e a superação delas.


Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Esta não é a minha primeira leitura de C.S.Lewis, já estou bastante habituado a ler as obras desse autor. Inicialmente ao me deparar com as primeiras páginas desse livro maravilhoso, é impossível não me ater apenas à obra em específico. Vejo-me diante de um Lewis autor profundo conhecedor da Bíblia e dos princípios cristãos? Sim, e também sobre estratégia e desafios da alma humana. Para quem não está habituado a ler Lewis poderá constatar algo diferente nesse livro, pois os demais leitores já informaram, este livro é um conjunto de cartas de um diabo experiente que alerta o aprendiz sobre os melhores métodos para desvirtuar o paciente - ser humano. A sacada genial de Lewis nesse livro é surpreendente,o resultado a cada página é ao mesmo tempo profundo, pois mostra as fragilidades humanas, como conduz ao amor à Deus. Impossível não se sensibilizar diversas vezes. Sorrindo, se envergonhando, admirando. Que maestria Lewis demonstrou nessa obra prima literária! Que brilhante autor. Até os que não acreditam em Deus e Diabo devem ler este livro, pois independente de crença todos buscam o desenvolvimento de virtudes, e tal caminho é estreito e complexo para todo e qualquer ser humano. É notório o que
C.S.Lewis conseguiu uma façanha incrível. Não é fácil escrever um livro de alto teor moral e religioso sem soar como um padre pregando um sermão. Por favor caro leitor (a) não me interprete errado, apesar de ser um livro com forte conteúdo teológico, não é necessário que o leitor (a) siga qualquer religião para que dele extraia reflexões riquíssimas, e estou certo de que até mesmo os ateus sairiam com um sorriso no rosto de plena satisfação com as lições obtidas na leitura desse livro espetacular.
Certamente ao escolher um diabo experiente como condutor das epístolas que compõem a obra, C.S. Lewis pôde olhar o comportamento humano pelo outro lado, revelando, assim, todas as nossas fraquezas e tudo aquilo que fazemos de mal, de torpe, de vicioso, de insensato e de anti-empático sem perceber. Se um típico livro moralista, de forma sisuda, nos diz o que devemos ou deveríamos fazer, mas não nos instruí a como fazer (ou, quando o faz, expõe tudo de modo muito dogmático, limitando nossas ações e, consequentemente, nos irritando), aqui o livro nos mostra o que não devemos fazer, e, com isso, acabam abrindo todo um campo de amplo horizonte para o que podemos fazer, sem dogmatismos, sem fixações, sem os fanatismos típicos dos muito religiosos. A leitura pode até parecer complexa inicialmente, mas com o passar das páginas, o leitor (a) se extasia com prazer inenarrável ao ler esse livro.
É com todo esse discernimento perspicaz amparado por um bom-humor irônico, irreverente e astuto que C.S.Lewis garante ao leitor (a) lições valiosas que não são apenas palavras bonitas para se usar em epígrafes e citações, mas, em verdade, ideias que nos abrem a mente e nos fornecem um caminho seguro para conduzir a vida com muito mais sensatez, prazer e jovialidade. Se você não leu esse livro, aconselho-te a lê-lo o mais breve possível, pois certamente a leitura o fará enxergar alguns assuntos importantes de uma maneira diferente do usual. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!



Comentários

  1. Olá, Luciano.
    Eu só li As Crônicas de Nárnia do autor, não conheço nada dele fora disso. E achei esse livro muito interessante. Eu apesar de evangélica não gosto de ler livros do tipo, mas pelo o que você falou a religião não é o foco e por isso me interessei.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Eu fiquei estupefato com a grandiosidade desse livro. Quando puder leia-o.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog