Pular para o conteúdo principal

Resenha: Corpos Secos

LIVRO: CORPOS SECOS ANO DE LANÇAMENTO:  2020 AUTORES: Luisa Geisler, Marcelo Ferroni, Natalia Borges Polesso e Samir Machado de Machado EDITORA: ALFAGUARA NÚMERO DE PÁGINAS: 192 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse: Uma doença fatal assola o Brasil e o transforma em uma terra pós-apocalíptica: sem governo, sem leis e sem esperanças. Os sobreviventes tentam cruzar o país em busca de um porto seguro. Primeiro, o uso de novos agrotóxicos sem os devidos testes. Depois, a reação inesperada com as larvas que eles deveriam dizimar. Não se sabe quem foi o primeiro infectado, apenas que o surto começou no Mato Grosso do Sul. São os chamados corpos secos: espectros humanos que não possuem mais atividade cerebral. Mas seus corpos ainda funcionam e anseiam por sangue. Seis meses depois, há poucos sobreviventes. Um jovem aparentemente imune à doença está sendo estudado por uma equipe médica e precisa ser protegido a qualquer custo; uma dona de casa vive em uma fazenda no interior do Brasil e se encontra so

Resenha: O Avesso Da Pele

LIVRO: O AVESSO DA PELE

ANO DE LANÇAMENTO:  2020

AUTOR: JEFERSON TENÓRIO 

EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS

NÚMERO DE PÁGINAS: 192

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆



Sinopse: Um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, O avesso da pele é uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira. Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria "Romance Literário".

O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.



Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhecer a obra!



O narrador, Pedro, um jovem preto, conta a história de sua família, com destaque para a vida de seu pai, Henrique, que foi morto numa abordagem policial. Tenório poderia ter construído o texto de uma maneira convencional, em primeira ou terceira pessoa, mas optou por uma voz narrativa mais ousada. O escritor alterna entre a primeira e a segunda pessoa, como se o filho estivesse conversando com o pai morto. Assim, o livro tem trechos como: “Eu ainda não tinha completado um ano de idade quando vocês se separaram. No entanto, durante a gravidez, vocês tiveram a melhor fase da vida de vocês juntos.” Tenório também usa a narração em terceira pessoa quando Pedro fala sobre o policial que viria a matar seu pai.

O texto não é linear e apresenta diversas idas e vindas no tempo. O narrador faz várias digressões, e os capítulos não possuem quebras de parágrafo. Mas acredite: apesar dessa construção complexa, o livro é muito acessível e fácil de ler. Isso é mérito do autor.

O AVESSO DA PELE é um livro que, mesmo abordando temas difíceis, faz referências à música (Jards Macalé, Luiz Melodia, Racionais) e ao cinema — um dos capítulos remete ao filme “Antoine e Colette”, de François Truffaut. Este é um livro que apresenta situações que emocionam e revoltam, com personagens tridimensionais e convincentes. Para quem não  sabe é um livro premiado, que ganhou o prêmio Jabuti de 2021 na categoria “romance literário”. É um livro corajoso e incisivo que aborda assuntos como o racismo estrutural existente no Brasil, as relações familiares, o sistema educacional e a violência policial contra a população preta — temas atuais, relevantes e que podem dar origem a excelentes debates nas salas de aula do ensino médio. Agora, sabe uma coisa que O AVESSO DA PELE não é? Pornográfico. Se alguém quiser te convencer do contrário, desconfie. Ou essa pessoa não leu o livro ou está sendo oportunista. É isso pessoal. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!



Comentários

  1. Parece ser um livro fabuloso.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 31 de julho à 05 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este aqui é sim Emerson. Se tiver oportunidade leia-o, certamente você irá curtir bastante a leitura. Abraço!

      Excluir
  2. O racismo é uma temática que nunca se pode deixar cair, sob pena de se aumentar a intolerância e a violência social. Espero que, nessa matéria, o livro possa funcionar de forma pedagógica.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  3. Um tema que infelizmente é muito atual, e já nem devia existir!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciano, gostei da sua resenha. Eu ainda não li esse livro, apesar de ler muita coisa que envolva crimes, sou mais do grupo que lê ficção. Quando é baseado em realidade, afeta muito meu lado emocional. Imagino que esse livro seja exatamente assim, para se emocionar, se sensibilizar e se revoltar (ainda mais) com o racismo que não devia nem existir. Mas é uma realidade que não tem como ser combatida se a gente negar que existe. Um dia ainda vou ler esse livro.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! Que bom que gostou da resenha. Lhe entendo este aqui certamente afetará seu lado emocional, caso vier a lê-lo. Espero que você possa o ler algum dia, apesar de você parecer ser uma pessoa frágil para este tipo de leitura. Até breve. Abraço!

      Excluir
  5. Oi, Lu!
    Acho que essa é a melhor resenha que já li deste livro. Deu vontade der ler o livro. Eu nao li nada do Jéferson ainda, mas tenho um livro dele na minha lista aqui.
    Acho narrativas não lineares complexas e, por isso mesmo, muito interessantes.
    Um beijo,

    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Obrigado pelo elogio querida. Você é muito gentil. Leia sim quando puder, certeza que você irá se agradar da leitura. É um livro maravilhoso. Um beijo!

      Excluir
  6. Oi Luciano, tudo bem?
    Adorei esse livro, foi uma experiência que me marcou muito quando o li. Acho super relevante e uma temática forte.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog