LIVRO: O AVESSO DA PELE
ANO DE LANÇAMENTO: 2020
AUTOR: JEFERSON TENÓRIO
EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS
NÚMERO DE PÁGINAS: 192
CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆
Sinopse: Um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, O avesso da pele é uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira. Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria "Romance Literário".
O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.
Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão? Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhecer a obra!
O narrador, Pedro, um jovem preto, conta a história de sua família, com destaque para a vida de seu pai, Henrique, que foi morto numa abordagem policial. Tenório poderia ter construído o texto de uma maneira convencional, em primeira ou terceira pessoa, mas optou por uma voz narrativa mais ousada. O escritor alterna entre a primeira e a segunda pessoa, como se o filho estivesse conversando com o pai morto. Assim, o livro tem trechos como: “Eu ainda não tinha completado um ano de idade quando vocês se separaram. No entanto, durante a gravidez, vocês tiveram a melhor fase da vida de vocês juntos.” Tenório também usa a narração em terceira pessoa quando Pedro fala sobre o policial que viria a matar seu pai.
O texto não é linear e apresenta diversas idas e vindas no tempo. O narrador faz várias digressões, e os capítulos não possuem quebras de parágrafo. Mas acredite: apesar dessa construção complexa, o livro é muito acessível e fácil de ler. Isso é mérito do autor.
O AVESSO DA PELE é um livro que, mesmo abordando temas difíceis, faz referências à música (Jards Macalé, Luiz Melodia, Racionais) e ao cinema — um dos capítulos remete ao filme “Antoine e Colette”, de François Truffaut. Este é um livro que apresenta situações que emocionam e revoltam, com personagens tridimensionais e convincentes. Para quem não sabe é um livro premiado, que ganhou o prêmio Jabuti de 2021 na categoria “romance literário”. É um livro corajoso e incisivo que aborda assuntos como o racismo estrutural existente no Brasil, as relações familiares, o sistema educacional e a violência policial contra a população preta — temas atuais, relevantes e que podem dar origem a excelentes debates nas salas de aula do ensino médio. Agora, sabe uma coisa que O AVESSO DA PELE não é? Pornográfico. Se alguém quiser te convencer do contrário, desconfie. Ou essa pessoa não leu o livro ou está sendo oportunista. É isso pessoal. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!
Parece ser um livro fabuloso.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 31 de julho à 05 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Este aqui é sim Emerson. Se tiver oportunidade leia-o, certamente você irá curtir bastante a leitura. Abraço!
ExcluirO racismo é uma temática que nunca se pode deixar cair, sob pena de se aumentar a intolerância e a violência social. Espero que, nessa matéria, o livro possa funcionar de forma pedagógica.
ResponderExcluirAbraço de amizade.
Juvenal Nunes
Sim. De pleno acordo Juvenal. Abraço!
ExcluirUm tema que infelizmente é muito atual, e já nem devia existir!
ResponderExcluirBeijos e Abraços,
BLOG | Instagram
Verdade Isabel! Beijos e abraços!
ExcluirOi Luciano, gostei da sua resenha. Eu ainda não li esse livro, apesar de ler muita coisa que envolva crimes, sou mais do grupo que lê ficção. Quando é baseado em realidade, afeta muito meu lado emocional. Imagino que esse livro seja exatamente assim, para se emocionar, se sensibilizar e se revoltar (ainda mais) com o racismo que não devia nem existir. Mas é uma realidade que não tem como ser combatida se a gente negar que existe. Um dia ainda vou ler esse livro.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Oi, Helaina! Que bom que gostou da resenha. Lhe entendo este aqui certamente afetará seu lado emocional, caso vier a lê-lo. Espero que você possa o ler algum dia, apesar de você parecer ser uma pessoa frágil para este tipo de leitura. Até breve. Abraço!
ExcluirOi, Lu!
ResponderExcluirAcho que essa é a melhor resenha que já li deste livro. Deu vontade der ler o livro. Eu nao li nada do Jéferson ainda, mas tenho um livro dele na minha lista aqui.
Acho narrativas não lineares complexas e, por isso mesmo, muito interessantes.
Um beijo,
Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
Algumas Observações
Projeto Escrita Criativa
Oi, Fernanda! Obrigado pelo elogio querida. Você é muito gentil. Leia sim quando puder, certeza que você irá se agradar da leitura. É um livro maravilhoso. Um beijo!
ExcluirOi Luciano, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei esse livro, foi uma experiência que me marcou muito quando o li. Acho super relevante e uma temática forte.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi, Priscila! Vou bem, e você? Eu também adorei. Que livro maravilhoso! Beijo!
ExcluirEu ainda não li esse livro, mas vejo falar muito bem dele, e do quanto ele dá vários tapas na cara dos leitores. Quem sabe um dia eu dê uma chance a ele também.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
TikTok | Instagram | Skoob | Threads
Oi, Hanna! Leia sim, certamente você irá curtir muito a leitura deste livro. Beijo!
Excluir