Pular para o conteúdo principal

Resenha: Mulheres

LIVRO: MULHERES ANO DE LANÇAMENTO:  1998 AUTOR: EDUARDO GALEANO EDITORA: L&PM NÚMERO DE PÁGINAS: 176 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse: Galeano tornou-se internacionalmente famoso com o livro Veias Abertas da América Latina, um verdadeiro clássico de denúncia da opressão e exploração da América Latina. Neste livro, temos uma magnífica prova da fascinante prosa de Galeano. Numa seleção de textos do próprio autor encontramos aqui textos que são uma verdadeira homenagem às mulheres – célebres e anônimas – da America Latina. Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhecer a obra! No livro MULHERES, o escritor uruguaio Eduardo Galeano recuperou a biografia de várias personagens históricas cuja importância a perspectiva masculina reduziu, deturpou ou simplesmente ignorou. Particularmente gosto de imaginar como teria sido escrita a história da humanidade se mulher e homem fossem apenas potências complementares. A oposição estabelecida desd

Resenha: Uma, Duas

LIVRO: UMA, DUAS

ANO DE LANÇAMENTO: 2011

AUTORA:  ELIANE BRUM 

EDITORA: LEYA

NÚMERO DE PÁGINAS: 176

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆



Sinopse: Esta obra trata da relação entre mãe e filha. Desde que seu pai deixou a família, diante de circunstâncias surpreendentes, a jornalista Laura e sua mãe, Maria Lúcia, mantêm uma relação distante, quase inexistente. Porém, um sério problema de saúde de Maria Lúcia acaba forçando a convivência das duas novamente.




Olá caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhecer a obra!




UMA, DUAS mostra a relação conturbadíssima de amor, ódio e dependência entre mãe e filha. Sim, seria essa a sinopse. Aí você pode pensar: ah, problema/mimimi de adolescente, deve vir uma coisa meio sessão da tarde por aí. Não. Primeiro porque estamos falando de adultas aqui e segundo porque aqui: o  buraco é mais embaixo. Pequei este livro em minha estante, pois olhei-o e gostei da capa. Abri para folheá-lo sem maiores pretensões, mas logo no trechinho inicial fui pego pela escrita da autora e decidi que aquela seria minha leitura da vez. Não esperava muita coisa, mas acabei me surpreendendo. E que bom que me surpreendi. Alguns leitores dirão que o livro é pesado e aborda tópicos bem delicados e sim. Apesar de ter gostado bastante, sei que não posso chegar aqui e sair recomendando a todos, porque certamente haverá pessoas que lerão aquilo, falarão “esse Luciano Otaciano é louco, só pode! É um baita drama, assuntos complicados surgem, mas a fluidez não é interrompida em nenhum momento. Alguns tiros no seu emocional serão dados, sem aviso, com a maior naturalidade do mundo, porque, por mais que algumas situações ali sejam vistas por nós como absurdas ou algo do tipo, para quem narra sai como um espirro, sabe? Quando viu, falou e você fica meio “amigo...” tentando digerir, enquanto a narrativa segue. E que assuntos são esses? Vale mini spoilers? E digo "mini spoilers" pois não acredito que essas questões sejam o ponto chave da obra, que para mim é a escrita. Porém, se você acha que não vale, vá para o próximo parágrafo ok? Sério, se não quer saber, abaixa isso. Abaixou? Vou te dar mais uma chance. Acabou a chance. A protagonista se automutila e tudo isso tem origem na relação com a mãe. Aliás, se não me engano, já começa em uma dessas cenas. Não chegam a aparecer umas trezentas vezes, mas elas aparecem e eu acho válido avisar porque isso pode desconcertar alguém, trazer umas coisas ruins, o famoso trigger warning. Além disso, conforme a história da vida de ambas vão sendo apresentadas, a gente nota abuso psicológico e sexual. Não chega a ser narrado explicitamente o tempo todo também, mas está ali e isso sempre não me abala, explícito ou não. Ah, rola incesto também. Enfim. Dados os avisos, prossigamos. A maior parte da narração é feita em primeira pessoa por Laura, a filha, como se fosse um livro/diário, mesclando presente e passado e colocando a mãe sempre como uma vaca sem coração. Perdoe-me o vocabulário,  mas é isso mesmo. Simples assim. Aparecem também capítulos em terceira pessoa e de determinada parte em diante, começa a aparecer a versão contada pela mãe, Maria Lúcia, também em primeira pessoa e é nesse momento que deixamos de sentir raiva por essa personagem e começamos a vê-la mais como um ser humano, um ser humano ferrado. A relação das duas é um reflexo do que foi a vida da mãe e tem umas coisas lá que olha, só Jesus na causa. Leiam este livro! Eu amei a escrita da Brum, tem bastante metáfora e eu comia as páginas. Não sei como ela conseguiu trazer coisas pesadas e ainda assim fazer fluir. Como eu disse lá no inicio, talvez não seja para todo mundo, mas se mesmo assim, com todos os avisos, a obra lhe interessar, vai com fé e aproveite essa maravilha literária. Acho que não dá para ficar indiferente lendo esse livro, se nada, nadinha, mexer com você, tem algo errado aí hein! É isso pessoal. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!



Comentários

  1. Oi Luciano, tudo bem?
    Gosto muito de livros intensos e que, apesar do drama, conseguem manter a narrativa fluida. Adorei a dica, mesmo com a temática difícil de digerir.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila! Estou bem, e você? Se você gosta de livros intensos este aqui irá lhe agradar por completo. Beijo!

      Excluir
  2. Oi Luciano, tudo bem? Fiquei curiosa, mas não tenho lido nada muito pesado ou que envolva problemas de saúde, e esse livro parece ter os dois. Automutilação não é exatamente um tabu para mim, inclusive já escrevi uma personagem com esse sintoma (Manter o foco, caso queira ler), já abusos físicos e psicológicos não sinto que estou num momento para ler.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! Estou bem, obrigado. Sim este livro é pesado. Entendo. Até breve. Abraço!

      Excluir
  3. Oi!
    De cara pela sinopse imaginei que seria um livro dramático e pelo o que você descreveu consegue ser mais ainda do que imaginava!

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser uma leitura visceral e única. Adorei a resenha. Muito bem escrita por você.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 31 de julho à 05 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Emerson! Sim o livro é incrível, agradou-me por completo. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog