LIVRO: EM BUSCA DO SENTIDO DA VIDA: HOLOCAUSTO NUNCA MAIS
ANO DE LANÇAMENTO: 2013
AUTOR: AUGUSTO CURY
EDITORA: PLANETA
NÚMERO DE PÁGINAS: 368
CLASSIFICAÇÃO: FAVORITADO
Sinopse: Este romance é sobre um colecionador de lágrimas que, depois de experimentar terríveis perdas e sofrer derrotas inimagináveis, transforma-se num colecionador de esperanças. Ao ler esta obra você acompanhará a vida de um homem que aprendeu a superar o desespero e a dor após viver um dos capítulos mais dramáticos da história da humanidade. O professor Júlio Verne, um célebre intelectual de seu tempo, vive asfixiado por rotina, fama e conforto. Sua vida não tem um sentido existencial nobre. É então que ele descobre a 'lei vital da psiquiatria/psicologia' - uma pessoa só é verdadeiramente feliz quando procura irrigar a felicidade dos outros e promover seu bem estar. Assim, em busca de um sentido existencial, o professor aceita participar do inédito e incrível projeto tecnológico de viajar no tempo. Seu objetivo - impedir que a Segunda Guerra Mundial aconteça e varrer das páginas da História as piores atrocidades já cometidas pelos homens.
Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão? Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhecer a obra!
Em todos os livros desse autor vemos a peculiaridade da valorização do ser humano sem distinção proposta pelo autor, e nesse livro não foi diferente. Ousado, se comparado aos outros livros de Augusto Cury, pois no EM BUSCA DO SENTIDO DA VIDA: HOLOCAUSTO NUNCA MAIS, o autor aventurou-se ainda mais na ficção, explorando o campo da ficção cientifica, claro sempre dosado com noções de psicologia e muitas delas criadas e aplicadas pelo próprio autor.
Esse livro é a continuação direta de O colecionador de lágrimas, onde sua história se passa em futuro próximo, na década de 2040, tendo como protagonista o professor britânico descendente de judeus Julio Verne, que além de psicólogo é um renomado professor universitário de História. No livro anterior o célebre professor por criticar diretamente a atual sociedade e seus sistemas, consegue vários inimigos, que invejam seu brilhantismo e sua capacidade de fazer os alunos “pensarem fora da caixa” e não se conformarem com o conhecimento pronto, mas sim pensarem de maneira independente, serem questionadores e assumirem a direção de suas próprias vidas, não bastassem essas perseguições no ambiente universitário, Julio Verne ainda sofre com pesadelos bem reais que o transportavam diretamente para o cenário da Segunda Guerra Mundial, onde presenciava atos de barbárie na Alemanha Nazista, tais pesadelos o faz criticar a personalidade de Adolf Hitler em sala de aula e consequentemente esse ato coloca pessoas estranhas, ligadas ao nazismo no encalço do professor, que para completar, recebe a proposta de militares alemães de participar do maior evento da história da humanidade, o projeto Máquina do Tempo. Julio Verne é convidado a ser o primeiro homem a viajar no tempo, escolhido a dedo devido a seu grande conhecimento histórico, é dada ao professor a missão de eliminar o maior sociopata da história da humanidade, Adolf Hitler. Mesmo sendo um projeto experimental e ciente dos riscos que correria, Julio Verne aceita a missão, fascinado pela possibilidade de mudar o evento mais sangrento do século XX, que ceifou a vida, a felicidade, os sonhos de muitos inocentes, principalmente seus compatriotas judeus.
Em sua viagem no tempo, o professor começa a entender porque teve tantos pesadelos e porque lhe pareciam tão reais, pois agora ele os vive pessoalmente, passando por momentos de angustia e horror que mexem com seu psiquismo, e o põe em dúvida, sobre como dará cabo de sua missão, seguindo seu principio de que a educação é a chave para mudar o futuro da humanidade, ou se de maneira radical abandona esse principio e se faz uso da tática militar de apagar de vez da história o tirano nazista, essas questões o transformarão de um colecionador de lágrimas em um colecionador de esperanças? Isso é o que descobrimos em um final surpreendentemente emocionante, onde mais uma vez destaca-se a evolução do autor.
Uma escrita simples, sem muitos detalhes sobre os personagens por exemplo em suas descrições físicas, mas com diálogos ricos e reflexivos que me fizeram viajar no tempo e sentir as mais variadas emoções junto com cada personagem e claro, marcar o livro como um dos meus favoritos. Pra quem gosta do tema sobre a Segunda Guerra Mundial, esse livro tem uma riqueza de detalhes e informações históricas impressionantes e que com certeza propõe uma viagem no tempo e para dentro de si mesmo em um profundo estado de reflexão. É isso pessoal. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!
Acredito que seja um livro muito interessante de ler.
ResponderExcluir.
Saudações poéticas e amigas.
.
Poema: “ FELICIDADE EMOLDURADA “
.
É sim Rik@rdo! Um livro fabuloso. Abraço!
ExcluirOi, Luciano! Parece ser um livro muito interessante, não sabia que este livro de Augusto Cury era sobre este tema. E sua resenha ficou ótima, com certeza este vai para minha lista. Abraços!
ResponderExcluirOi, Rosemary! Sim este aqui entrou para o Hall de meus livros favoritos para a vida. O livro é fabuloso. Leia sim, depois conte-me sua experiência com essa magnífica obra. Abraço!
ExcluirLeia sim, Fabiano! Este aqui é o melhor livro que li até o momento do Cury. Já li alguns livros do autor, este aqui é disparado o melhor dele, embora o autor tenha outros livros maravilhosos também. Abraço!
ResponderExcluirJá me tinha indico esse livro, já li alguns do Augusto Cury e sei que ele é um excelente autor. Gostei muito da sua review, irei adicionalmente o livro a minha lista de leituras.
ResponderExcluirAdorei seu blog. Estou seguindo.
Beijos da Lanne.
www.blogdalanne.pt
Que bom que gostou. Fica a dica. Este aqui é fabuloso. Já estou a lhe seguir também. Beijo!
ExcluirOi!
ResponderExcluirNunca li nada do autor, nem nunca tive muita curiosidade por não sei muito o meu tipo favorito de leitura. Que bom que achou que foi uma leitura bem rica.
https://deiumjeito.blogspot.com/
Oi, Giovana! Este aqui vale a pena viu. É uma obra riquíssima. Abraço!
ExcluirOi Luciano, tudo bem? Se tem um tema que eu gosto de ver escrito é viagem no tempo e suas implicações, porque são muitas. Acho que nunca li nada do autor e achei interessante a proposta do livro. Já sobre guerras, meu interesse não é tão grande assim, mas isso não me desestimula a ler. Vou guardar a dica.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Oi, Helaina! Estou bem, obrigado. Leia sim, pois é um livro riquíssimo, certamente você irá gostar bastante. Até breve. Abraço!
ExcluirMenino, eu nunca soube que o Cury é romacista também! Fiquei curiosa só por isso! hehehe
ResponderExcluiramei a resenha. Você sempre escrevendo superbem, como sempre!
Um beijo,
Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
Algumas Observações
Projeto Escrita Criativa
Leia sim Fernanda. Você se surpreenderá positivamente. Um beijo!
ExcluirParece ser um livro incrível e marcante.
ResponderExcluirComo é bom evangelizar!
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 31 de julho à 05 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
É sim Emerson. Boa semana. Abraço!
Excluir