Pular para o conteúdo principal

Resenha: Mulheres

LIVRO: MULHERES ANO DE LANÇAMENTO:  1998 AUTOR: EDUARDO GALEANO EDITORA: L&PM NÚMERO DE PÁGINAS: 176 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse: Galeano tornou-se internacionalmente famoso com o livro Veias Abertas da América Latina, um verdadeiro clássico de denúncia da opressão e exploração da América Latina. Neste livro, temos uma magnífica prova da fascinante prosa de Galeano. Numa seleção de textos do próprio autor encontramos aqui textos que são uma verdadeira homenagem às mulheres – célebres e anônimas – da America Latina. Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhecer a obra! No livro MULHERES, o escritor uruguaio Eduardo Galeano recuperou a biografia de várias personagens históricas cuja importância a perspectiva masculina reduziu, deturpou ou simplesmente ignorou. Particularmente gosto de imaginar como teria sido escrita a história da humanidade se mulher e homem fossem apenas potências complementares. A oposição estabelecida desd

Resenha: Em Busca Do Sentido Da Vida

LIVRO: EM BUSCA DO SENTIDO DA VIDA: HOLOCAUSTO NUNCA MAIS

ANO DE LANÇAMENTO: 2013

AUTOR: AUGUSTO CURY

EDITORA: PLANETA

NÚMERO DE PÁGINAS: 368

CLASSIFICAÇÃO: FAVORITADO




Sinopse: Este romance é sobre um colecionador de lágrimas que, depois de experimentar terríveis perdas e sofrer derrotas inimagináveis, transforma-se num colecionador de esperanças. Ao ler esta obra você acompanhará a vida de um homem que aprendeu a superar o desespero e a dor após viver um dos capítulos mais dramáticos da história da humanidade. O professor Júlio Verne, um célebre intelectual de seu tempo, vive asfixiado por rotina, fama e conforto. Sua vida não tem um sentido existencial nobre. É então que ele descobre a 'lei vital da psiquiatria/psicologia' - uma pessoa só é verdadeiramente feliz quando procura irrigar a felicidade dos outros e promover seu bem estar. Assim, em busca de um sentido existencial, o professor aceita participar do inédito e incrível projeto tecnológico de viajar no tempo. Seu objetivo - impedir que a Segunda Guerra Mundial aconteça e varrer das páginas da História as piores atrocidades já cometidas pelos homens.



Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhecer a obra!



Em todos os livros desse autor vemos a peculiaridade da valorização do ser humano sem distinção proposta pelo autor, e nesse livro não foi diferente. Ousado, se comparado aos outros livros de Augusto Cury, pois no EM BUSCA DO SENTIDO DA VIDA: HOLOCAUSTO NUNCA MAIS, o autor aventurou-se ainda mais na ficção, explorando o campo da ficção cientifica, claro sempre dosado com noções de psicologia e muitas delas criadas e aplicadas pelo próprio autor.

Esse livro é a continuação direta de O colecionador de lágrimas, onde sua história se passa em futuro próximo, na década de 2040, tendo como protagonista o professor britânico descendente de judeus Julio Verne, que além de psicólogo é um renomado professor universitário de História. No livro anterior o célebre professor por criticar diretamente a atual sociedade e seus sistemas, consegue vários inimigos, que invejam seu brilhantismo e sua capacidade de fazer os alunos “pensarem fora da caixa” e não se conformarem com o conhecimento pronto, mas sim pensarem de maneira independente, serem questionadores  e assumirem a direção de suas próprias vidas, não bastassem essas perseguições no ambiente universitário, Julio Verne ainda sofre com pesadelos bem reais que o transportavam diretamente para o cenário da Segunda Guerra Mundial, onde presenciava atos de barbárie na Alemanha Nazista, tais pesadelos o faz criticar a personalidade de Adolf Hitler em sala de aula e consequentemente esse ato coloca pessoas estranhas, ligadas ao nazismo no encalço do professor, que para completar, recebe a proposta de militares alemães de participar do maior evento da história da humanidade, o projeto Máquina do Tempo. Julio Verne é convidado a ser o primeiro homem a viajar no tempo, escolhido a dedo devido a seu grande conhecimento histórico, é dada ao professor a missão de eliminar o maior sociopata da história da humanidade, Adolf Hitler. Mesmo sendo um projeto experimental e ciente dos riscos que correria, Julio Verne aceita a missão, fascinado pela possibilidade de mudar o evento mais sangrento do século XX, que ceifou a vida, a felicidade, os sonhos de muitos inocentes, principalmente seus compatriotas judeus.

Em sua viagem no tempo, o professor começa a entender porque teve tantos pesadelos e porque lhe pareciam tão reais, pois agora ele os vive pessoalmente, passando por momentos de angustia e horror que mexem com seu psiquismo, e o põe em dúvida, sobre como dará cabo de sua missão, seguindo seu principio de que a educação é a chave para mudar o futuro da humanidade, ou se de maneira radical abandona esse principio e se faz uso da tática militar de apagar de vez da história o tirano nazista, essas questões o transformarão de um colecionador de lágrimas em um colecionador de esperanças? Isso é o que descobrimos em um final surpreendentemente emocionante, onde mais uma vez destaca-se a evolução do autor.

Uma escrita simples, sem muitos detalhes sobre os personagens por exemplo em suas descrições físicas, mas com diálogos ricos e reflexivos que me fizeram viajar no tempo e sentir as mais variadas emoções junto com cada personagem e claro, marcar o livro como um dos meus favoritos. Pra quem gosta do tema sobre a Segunda Guerra Mundial, esse livro tem uma riqueza de detalhes e informações históricas impressionantes e que com certeza propõe uma viagem no tempo e para dentro de si mesmo em um profundo estado de reflexão. É isso pessoal. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!



Comentários

  1. Acredito que seja um livro muito interessante de ler.
    .
    Saudações poéticas e amigas.
    .
    Poema: “ FELICIDADE EMOLDURADA “
    .

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luciano! Parece ser um livro muito interessante, não sabia que este livro de Augusto Cury era sobre este tema. E sua resenha ficou ótima, com certeza este vai para minha lista. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosemary! Sim este aqui entrou para o Hall de meus livros favoritos para a vida. O livro é fabuloso. Leia sim, depois conte-me sua experiência com essa magnífica obra. Abraço!

      Excluir
  3. Obrigado, Luciano, por falar um pouco desse livro. Não sabia nada a respeito. Parece interessante. Preciso ler esse autor um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Fabiano! Este aqui é o melhor livro que li até o momento do Cury. Já li alguns livros do autor, este aqui é disparado o melhor dele, embora o autor tenha outros livros maravilhosos também. Abraço!

      Excluir
  4. Já me tinha indico esse livro, já li alguns do Augusto Cury e sei que ele é um excelente autor. Gostei muito da sua review, irei adicionalmente o livro a minha lista de leituras.

    Adorei seu blog. Estou seguindo.

    Beijos da Lanne.
    www.blogdalanne.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Fica a dica. Este aqui é fabuloso. Já estou a lhe seguir também. Beijo!

      Excluir
  5. Oi!
    Nunca li nada do autor, nem nunca tive muita curiosidade por não sei muito o meu tipo favorito de leitura. Que bom que achou que foi uma leitura bem rica.

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana! Este aqui vale a pena viu. É uma obra riquíssima. Abraço!

      Excluir
  6. Oi Luciano, tudo bem? Se tem um tema que eu gosto de ver escrito é viagem no tempo e suas implicações, porque são muitas. Acho que nunca li nada do autor e achei interessante a proposta do livro. Já sobre guerras, meu interesse não é tão grande assim, mas isso não me desestimula a ler. Vou guardar a dica.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! Estou bem, obrigado. Leia sim, pois é um livro riquíssimo, certamente você irá gostar bastante. Até breve. Abraço!

      Excluir
  7. Menino, eu nunca soube que o Cury é romacista também! Fiquei curiosa só por isso! hehehe
    amei a resenha. Você sempre escrevendo superbem, como sempre!
    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Fernanda. Você se surpreenderá positivamente. Um beijo!

      Excluir
  8. Parece ser um livro incrível e marcante.

    Como é bom evangelizar!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 31 de julho à 05 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog