Pular para o conteúdo principal

Um Até Breve...

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje eu venho avisar-lhes por meio desta postagem que darei uma pausa com o blogue. Motivo é que estou focado no meu novo livro, que inclusive é a continuação de MUDANÇAS DE UM DESTINO. Para os leitores que já leram este livro sabem que o final da história há um gancho para continuação, sendo assim aqui estou eu para continua-lo. Quero agradecer à vocês leitores por todo apoio, incentivo e carinho com este que vos escreve. Só tenho agradecer vocês. Muito obrigado e até o ano seguinte, pois neste finzinho de 2024 não haverá mais postagens por aqui. Já de antemão desejo para vocês meus queridos e queridas leitoras boas festas, e que 2025 seja de muitas bênçãos para todos que me seguem, durante este tempo. E pra aguçar um pouquinho a curiosidade de vocês, deixarei a capa do livro para vocês darem uma espiadinha. Gostaram? É isso pessoal. Muito obrigado pelo carinho. Abraços! E até breve...

Resenha: Clube Da Luta

LIVRO: CLUBE DA LUTA

ANO DE LANÇAMENTO:  2012

AUTOR: CHUCK PALAHNIUK

EDITORA: LEYA

NÚMERO DE PÁGINAS: 270

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆



Sinopse: Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, o livro “Clube da Luta” consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop. O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente. O livro foi filmado em 1999, pelo vencedor do Oscar de melhor diretor, David Fincher (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, A Rede Social), que conseguiu adaptar toda atmosfera do livro, o mundo caótico do personagem e o humor negro de Palahniuk em uma trama recebida com inúmeros elogios pela crítica e pelo público que conta com os atores Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter.




Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhecer a obra!



Em Clube da Luta temos um narrador, cujo nome em nenhum momento é revelado, cansado de sua vida e que sofre de insônia. Por achar que está no fundo poço, seu médico recomenda que ele comece a ir a grupos de apoio a pessoas com câncer e outras doenças a fim de que veja realmente o que é sofrimento. A descarga emocional promovida por esses eventos ajuda nosso personagem a ter boas noites de sono, mas após dois anos, ele começa a notar a presença de Marla Singer em todos os grupos. E na presença dela - uma mentirosa que, assim como ele, não possui nenhuma daquelas doenças - a tarefa de chorar nas reuniões, como antes fazia, se torna impossível, atrapalhando todo seu ritual. É aí que a insônia volta. Em uma de suas viagens de trabalho, ele conhece Tyler Durden, um cara que possui ideias revolucionárias, vive de acordo com suas próprias leis e que, portanto, possui uma vida completamente diferente da vida chata do nosso protagonista. Após alguns incidentes, eles se tornam amigos e certa noite, em um bar, Tyler pede que nosso narrador o acerte com um soco... e assim nasce o primeiro CLUBE DA LUTA.

Durante o livro, o CLUBE DA LUTA toma proporções enormes. O evento realizado em um porão do bar se torna uma forma de libertação para todos que dele participam já que dentro dele não importam cargos, carros ou dinheiro, sendo também a cura para as noites mal dormidas de nosso personagem sem nome. Porém, nem tudo são flores e coisas inesperadas começam a ocorrer tornando sua vida um tanto quanto complicada. Meu primeiro contato com a história foi pelo filme (maravilhoso por sinal) e eu não costumo ler o livro se já assisti à sua adaptação. Nesse caso eu decidi abrir uma exceção e fiquei muito feliz por isso. Aliás, para quem já viu o filme e sabe exatamente o que vai acontecer é legal ler e compreender as entrelinhas. Isso torna tudo mais divertido. A escrita do Chuck é maravilhosa. Algumas pessoas disseram ter certa dificuldade de adaptação no início, mas eu particularmente achei muito interessante. Em certos momentos a narrativa não segue uma sequência "normal". Vou tentar explicar como funciona: Palahniuk narra um fato e na frase seguinte já corta para outro assunto. Em seguida, dá continuidade ao primeiro assunto adicionando algo ainda não dito. Depois retorna ao segundo acrescentando também alguma coisa e por aí vai. São situações desconexas sendo descritas quase que simultaneamente. Particularmente curto bastante a maneira peculiar de Chuck escrever. Nessas transições é preciso um pouquinho de atenção para que não seja necessário voltar algumas linhas se questionando: "ué, será que perdi alguma coisa?" o que a mim não incomodou, pelo contrário, pois com todas essas informações chegando quase que ao mesmo tempo, a sensação foi de imersão na mente atordoada do personagem, sem contar que deu uma acelerada no ritmo da leitura. Chuck faz duras críticas sobre o consumismo, o acúmulo de bens materiais e essas coisas. Há também, uma grande revolta com a classe mais rica e essa é a origem e motivação para diversas ações feitas pelos membros do clube pela cidade. A maioria desses momentos e discursos vem de Tyler, sempre com algo impactante e convincente na manga. No final do livro, me deparei com uma surpresa muito boa. A edição da Leya acompanha um posfácio incrível onde Palahniuk nos conta como surgiu a ideia. A princípio CLUBE DA LUTA era apenas um conto de sete páginas escrito no trabalho e esse conto corresponde ao que hoje é o capítulo seis. No posfácio, Chuck nos conta também como se inspirou em relação à certas coisas e a repercussão inicial. Achei bem interessante me fez curtir ainda mais. Terminei a leitura extasiado. O fato de ter visto o filme antes, que geralmente me prejudica, dessa vez não atrapalhou em nada. A empolgação ao finalizar, imagino eu, teria sido a mesma. É isso pessoal. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!



Comentários

  1. Oi Luciano, tudo bem?
    Como já vi o filme e sei o plot twist, acho que ia me divertir sacando as entrelinhas e os segredos. Que bom que você gostou da leitura!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila! Vou bem, e você? Se você já assistiu ao filme, certamente você irá curtir bastante a leitura. Beijo!

      Excluir
  2. Fiquei com bastante curiosidade em ler esse livro! Obrigada pela dica!
    Muito sucesso!

    https://bloglittlebella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você tenha tido interesse em ler o livro. Espero que você leia-o e curta bastante. Obrigado!

      Excluir
  3. Oi Luciano, tudo bem? Ainda não li o livro nem assisti a esse filme, mas sempre vejo resenhas muito positivas sobre ele. É raro eu ler algo que eu já tenha assistido, quando é o caso prefiro fazer o inverso e ler primeiro (Harry Potter foi todo assim), mas sei que essa leitura já conhecendo o desenrolar da trama, nos presenteia com muito nas entrelinhas.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! Vou bem. Obrigado! Este livro aqui é muito bom. Espero que você possa lê-lo. Até breve. Abraço!

      Excluir
  4. Oi!
    Tenho curiosidade para ler esse livro e não conhecia essa edição da imagem! Não tenho problemas em ler livros depois de assistir o filme, funciona bem para mim em caso de livros clássicos.

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro maravilhoso de ser lido e acompanhado.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog