Pular para o conteúdo principal

Poema: Aqui O Tempo Não Passa

Olá caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir. AQUI O TEMPO NÃO PASSA Aqui, onde o tempo não passa, sinto tua falta como se me faltasse o ar. A respiração pesa feito pedra bruta, e teu corpo é um convite ao desejo e à entrega total. Teu toque desperta o fogo que habita em mim. Teu beijo é revelação, paixão completa, um instante em que corpo e alma se reconhecem. Talvez eu não tenha tempo de redenção, talvez me perca de vez em tua imensidão, talvez sinta medo de me entregar, ou que tu não queiras me encontrar. Os dias seguem lentos, insossos, sem graça, mas ainda assim sigo vivendo e aprendendo. Quando o universo decidir, estará decidido, e eu, por fim, serei redimido de meus erros do passado e do presente. O futuro é incerto como chuva que cai às vezes para aliviar o calor, mas na ciranda da vida eu miro o teu altar, onde minha alma encontra repouso e chama. Gostaram? Até a próxima!

Resenha: Clube Da Luta

LIVRO: CLUBE DA LUTA

ANO DE LANÇAMENTO:  2012

AUTOR: CHUCK PALAHNIUK

EDITORA: LEYA

NÚMERO DE PÁGINAS: 270

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆



Sinopse: Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, o livro “Clube da Luta” consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop. O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente. O livro foi filmado em 1999, pelo vencedor do Oscar de melhor diretor, David Fincher (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, A Rede Social), que conseguiu adaptar toda atmosfera do livro, o mundo caótico do personagem e o humor negro de Palahniuk em uma trama recebida com inúmeros elogios pela crítica e pelo público que conta com os atores Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter.




Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhecer a obra!



Em Clube da Luta temos um narrador, cujo nome em nenhum momento é revelado, cansado de sua vida e que sofre de insônia. Por achar que está no fundo poço, seu médico recomenda que ele comece a ir a grupos de apoio a pessoas com câncer e outras doenças a fim de que veja realmente o que é sofrimento. A descarga emocional promovida por esses eventos ajuda nosso personagem a ter boas noites de sono, mas após dois anos, ele começa a notar a presença de Marla Singer em todos os grupos. E na presença dela - uma mentirosa que, assim como ele, não possui nenhuma daquelas doenças - a tarefa de chorar nas reuniões, como antes fazia, se torna impossível, atrapalhando todo seu ritual. É aí que a insônia volta. Em uma de suas viagens de trabalho, ele conhece Tyler Durden, um cara que possui ideias revolucionárias, vive de acordo com suas próprias leis e que, portanto, possui uma vida completamente diferente da vida chata do nosso protagonista. Após alguns incidentes, eles se tornam amigos e certa noite, em um bar, Tyler pede que nosso narrador o acerte com um soco... e assim nasce o primeiro CLUBE DA LUTA.

Durante o livro, o CLUBE DA LUTA toma proporções enormes. O evento realizado em um porão do bar se torna uma forma de libertação para todos que dele participam já que dentro dele não importam cargos, carros ou dinheiro, sendo também a cura para as noites mal dormidas de nosso personagem sem nome. Porém, nem tudo são flores e coisas inesperadas começam a ocorrer tornando sua vida um tanto quanto complicada. Meu primeiro contato com a história foi pelo filme (maravilhoso por sinal) e eu não costumo ler o livro se já assisti à sua adaptação. Nesse caso eu decidi abrir uma exceção e fiquei muito feliz por isso. Aliás, para quem já viu o filme e sabe exatamente o que vai acontecer é legal ler e compreender as entrelinhas. Isso torna tudo mais divertido. A escrita do Chuck é maravilhosa. Algumas pessoas disseram ter certa dificuldade de adaptação no início, mas eu particularmente achei muito interessante. Em certos momentos a narrativa não segue uma sequência "normal". Vou tentar explicar como funciona: Palahniuk narra um fato e na frase seguinte já corta para outro assunto. Em seguida, dá continuidade ao primeiro assunto adicionando algo ainda não dito. Depois retorna ao segundo acrescentando também alguma coisa e por aí vai. São situações desconexas sendo descritas quase que simultaneamente. Particularmente curto bastante a maneira peculiar de Chuck escrever. Nessas transições é preciso um pouquinho de atenção para que não seja necessário voltar algumas linhas se questionando: "ué, será que perdi alguma coisa?" o que a mim não incomodou, pelo contrário, pois com todas essas informações chegando quase que ao mesmo tempo, a sensação foi de imersão na mente atordoada do personagem, sem contar que deu uma acelerada no ritmo da leitura. Chuck faz duras críticas sobre o consumismo, o acúmulo de bens materiais e essas coisas. Há também, uma grande revolta com a classe mais rica e essa é a origem e motivação para diversas ações feitas pelos membros do clube pela cidade. A maioria desses momentos e discursos vem de Tyler, sempre com algo impactante e convincente na manga. No final do livro, me deparei com uma surpresa muito boa. A edição da Leya acompanha um posfácio incrível onde Palahniuk nos conta como surgiu a ideia. A princípio CLUBE DA LUTA era apenas um conto de sete páginas escrito no trabalho e esse conto corresponde ao que hoje é o capítulo seis. No posfácio, Chuck nos conta também como se inspirou em relação à certas coisas e a repercussão inicial. Achei bem interessante me fez curtir ainda mais. Terminei a leitura extasiado. O fato de ter visto o filme antes, que geralmente me prejudica, dessa vez não atrapalhou em nada. A empolgação ao finalizar, imagino eu, teria sido a mesma. É isso pessoal. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!



Comentários

  1. Oi Luciano, tudo bem?
    Como já vi o filme e sei o plot twist, acho que ia me divertir sacando as entrelinhas e os segredos. Que bom que você gostou da leitura!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila! Vou bem, e você? Se você já assistiu ao filme, certamente você irá curtir bastante a leitura. Beijo!

      Excluir
  2. Fiquei com bastante curiosidade em ler esse livro! Obrigada pela dica!
    Muito sucesso!

    https://bloglittlebella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você tenha tido interesse em ler o livro. Espero que você leia-o e curta bastante. Obrigado!

      Excluir
  3. Oi Luciano, tudo bem? Ainda não li o livro nem assisti a esse filme, mas sempre vejo resenhas muito positivas sobre ele. É raro eu ler algo que eu já tenha assistido, quando é o caso prefiro fazer o inverso e ler primeiro (Harry Potter foi todo assim), mas sei que essa leitura já conhecendo o desenrolar da trama, nos presenteia com muito nas entrelinhas.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! Vou bem. Obrigado! Este livro aqui é muito bom. Espero que você possa lê-lo. Até breve. Abraço!

      Excluir
  4. Oi!
    Tenho curiosidade para ler esse livro e não conhecia essa edição da imagem! Não tenho problemas em ler livros depois de assistir o filme, funciona bem para mim em caso de livros clássicos.

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro maravilhoso de ser lido e acompanhado.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog