Pular para o conteúdo principal

Poema: Aqui O Tempo Não Passa

Olá caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir. AQUI O TEMPO NÃO PASSA Aqui, onde o tempo não passa, sinto tua falta como se me faltasse o ar. A respiração pesa feito pedra bruta, e teu corpo é um convite ao desejo e à entrega total. Teu toque desperta o fogo que habita em mim. Teu beijo é revelação, paixão completa, um instante em que corpo e alma se reconhecem. Talvez eu não tenha tempo de redenção, talvez me perca de vez em tua imensidão, talvez sinta medo de me entregar, ou que tu não queiras me encontrar. Os dias seguem lentos, insossos, sem graça, mas ainda assim sigo vivendo e aprendendo. Quando o universo decidir, estará decidido, e eu, por fim, serei redimido de meus erros do passado e do presente. O futuro é incerto como chuva que cai às vezes para aliviar o calor, mas na ciranda da vida eu miro o teu altar, onde minha alma encontra repouso e chama. Gostaram? Até a próxima!

Resenha: Todo Maldito Santo Dia

LIVRO: TODO MALDITO SANTO DIA

ANO DE LANÇAMENTO: 2019

AUTOR: PAULINO JÚNIOR

EDITORA: NAVE

NÚMERO DE PÁGINAS: 114

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆



Sinopse: TODO MALDITO SANTO DIA, de Paulino Júnior, é uma seleção de contos contundentes, radicalmente críticos, francamente verossímeis. Enfim, contos que são uma navalha contra o couro duro da alienação cotidiana. Agradeço em meu nome, pelo amor à literatura, e em nome dos trabalhadores em geral pela aguda compreensão da condição proletária contemporânea" (Ligia Klein). Obra premiada pela Academia Catarinense de Letras como o melhor livro de contos publicado em 2014. "Para não ser lido depois de um dia de labuta".



Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão? Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhecer então! 



Aqui neste livro temos vinte contos ligados ao trabalho e suas relações, sejam profissionais ou familiares. O primeiro conto versa sobre o competitivo mundo corporativo, onde os profissionais são considerados “mercadoria”, como diz o próprio título. O interessante é que eles se tratam como tal, assumindo a condição que lhe é imposta pelo mundo dos negócios. Já “Maquinomem Feliz” me fez lembrar do famoso filme de Charles Chaplin, “Tempos Modernos”, onde a produtividade deve ser privilegiada a todo custo, mesmo que o sangue escorrendo do dedo de um personagem se misture com o lanche produzido. Ainda que Paulino não diga o nome da rede de fast food (que está evidente no título do conto) posso garantir que o leitor pensará duas vezes antes de comer lá! “Rock Pesado”, por sua vez, me lembrou a infância. As festas com muito rock n’roll. O cabelo comprido. As camisas pretas de banda metaleira. No mesmo conto Paulino transmite a constatação que muitos sentem ao sair de sua cidade natal, ou seja, a relativa decepção de voltar em outras oportunidades e perceber que tudo está como antes. O conto “Debate sobre o Cheiro do Cupim Operário” não chama atenção apenas pelo título. A trama fala sobre o cheiro de um operário que trabalha com dedetização e tem a “calda cupinicida” impregnada pelo corpo. Acredito que se existisse um adicional de insalubridade para a mulher dele possivelmente o desfecho teria sido outro, contudo, o precedente que abriria seria muito perigoso. Também merece destaque “Segurança é Tudo”, pela brilhante capacidade do autor em transpor para o papel o cotidiano, como se o leitor estivesse observando o diálogo sem ser visto, uma mera testemunha dos fatos. “Prisão do Aplauso”, porém, supera os demais. Por ser o reconhecimento máximo do mérito e sucesso, os aplausos constantes na cabeça do executivo, que após um sonho insistem em não deixá-lo, acabam por levá-lo a uma situação completamente indesejada e contrária às suas aspirações. A escrita de Paulino prende o leitor, as palavras são bem colocadas e o ritmo cadenciado dos acontecimentos torna a leitura pra lá de  prazerosa. Para quem curte contos, este livro é recomendado! É isso pessoal! Espero que tenham curtido a resenha! Até a próxima!



Comentários

  1. Oi, gostei de conhecer esse compilado de contos, acho bacana para intercalar com outras leituras e ler devagar.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Sim é perfeito para intercalar com outras leituras. Abraço!

      Excluir
  2. Oi Luciano, que proposta interessante. Não conhecia o autor e fiquei curiosa para conhecer esses contos. Ótima resenha!

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! Quando puder leia sim, certamente você irá curtir a obra. Até breve. Abraço!

      Excluir
  3. Nossa, acho que ano passado não li nenhum livro de contos. Preciso voltar a ler, gosto dos contos por ser rapidinho.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! Leia sim. Este aqui irá lhe agradar certamente. Abraço!

      Excluir
  4. Oi, Fabiano! É sim bastante interessante, principalmente para leitores que curtem contos. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu!
    Gosto de contos que fazem os leitores pensarem e que trazem uma certa crítica social. Obrigada por compartilhar mais deste livro conosco. Não conhecia a obra e o autor, mas achei a proposta muito interessante.
    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fê! Se curte contos este aqui irá agradar-lhe por completo. Beijo!

      Excluir
  6. Oi!
    Não é algo que leio com frequência, mas gosto de coletâneas de contos assim.

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog