Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Todo Maldito Santo Dia

LIVRO: TODO MALDITO SANTO DIA

ANO DE LANÇAMENTO: 2019

AUTOR: PAULINO JÚNIOR

EDITORA: NAVE

NÚMERO DE PÁGINAS: 114

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆



Sinopse: TODO MALDITO SANTO DIA, de Paulino Júnior, é uma seleção de contos contundentes, radicalmente críticos, francamente verossímeis. Enfim, contos que são uma navalha contra o couro duro da alienação cotidiana. Agradeço em meu nome, pelo amor à literatura, e em nome dos trabalhadores em geral pela aguda compreensão da condição proletária contemporânea" (Ligia Klein). Obra premiada pela Academia Catarinense de Letras como o melhor livro de contos publicado em 2014. "Para não ser lido depois de um dia de labuta".



Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão? Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhecer então! 



Aqui neste livro temos vinte contos ligados ao trabalho e suas relações, sejam profissionais ou familiares. O primeiro conto versa sobre o competitivo mundo corporativo, onde os profissionais são considerados “mercadoria”, como diz o próprio título. O interessante é que eles se tratam como tal, assumindo a condição que lhe é imposta pelo mundo dos negócios. Já “Maquinomem Feliz” me fez lembrar do famoso filme de Charles Chaplin, “Tempos Modernos”, onde a produtividade deve ser privilegiada a todo custo, mesmo que o sangue escorrendo do dedo de um personagem se misture com o lanche produzido. Ainda que Paulino não diga o nome da rede de fast food (que está evidente no título do conto) posso garantir que o leitor pensará duas vezes antes de comer lá! “Rock Pesado”, por sua vez, me lembrou a infância. As festas com muito rock n’roll. O cabelo comprido. As camisas pretas de banda metaleira. No mesmo conto Paulino transmite a constatação que muitos sentem ao sair de sua cidade natal, ou seja, a relativa decepção de voltar em outras oportunidades e perceber que tudo está como antes. O conto “Debate sobre o Cheiro do Cupim Operário” não chama atenção apenas pelo título. A trama fala sobre o cheiro de um operário que trabalha com dedetização e tem a “calda cupinicida” impregnada pelo corpo. Acredito que se existisse um adicional de insalubridade para a mulher dele possivelmente o desfecho teria sido outro, contudo, o precedente que abriria seria muito perigoso. Também merece destaque “Segurança é Tudo”, pela brilhante capacidade do autor em transpor para o papel o cotidiano, como se o leitor estivesse observando o diálogo sem ser visto, uma mera testemunha dos fatos. “Prisão do Aplauso”, porém, supera os demais. Por ser o reconhecimento máximo do mérito e sucesso, os aplausos constantes na cabeça do executivo, que após um sonho insistem em não deixá-lo, acabam por levá-lo a uma situação completamente indesejada e contrária às suas aspirações. A escrita de Paulino prende o leitor, as palavras são bem colocadas e o ritmo cadenciado dos acontecimentos torna a leitura pra lá de  prazerosa. Para quem curte contos, este livro é recomendado! É isso pessoal! Espero que tenham curtido a resenha! Até a próxima!



Comentários

  1. Oi, gostei de conhecer esse compilado de contos, acho bacana para intercalar com outras leituras e ler devagar.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Sim é perfeito para intercalar com outras leituras. Abraço!

      Excluir
  2. Oi Luciano, que proposta interessante. Não conhecia o autor e fiquei curiosa para conhecer esses contos. Ótima resenha!

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! Quando puder leia sim, certamente você irá curtir a obra. Até breve. Abraço!

      Excluir
  3. Nossa, acho que ano passado não li nenhum livro de contos. Preciso voltar a ler, gosto dos contos por ser rapidinho.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! Leia sim. Este aqui irá lhe agradar certamente. Abraço!

      Excluir
  4. Oi, Fabiano! É sim bastante interessante, principalmente para leitores que curtem contos. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu!
    Gosto de contos que fazem os leitores pensarem e que trazem uma certa crítica social. Obrigada por compartilhar mais deste livro conosco. Não conhecia a obra e o autor, mas achei a proposta muito interessante.
    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fê! Se curte contos este aqui irá agradar-lhe por completo. Beijo!

      Excluir
  6. Oi!
    Não é algo que leio com frequência, mas gosto de coletâneas de contos assim.

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog