Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Pólvora

LIVRO: Pólvora

ANO DE LANÇAMENTO: 2014

AUTOR: Tico Santa Cruz

EDITORA: Belas Letras

NÚMERO DE PÁGINAS: 168

CLASSIFICAÇÃO: ★★★





Sinopse:

A novela policial originalmente publicada na internet com mais de 300 mil leitores.

Pólvora é o livro proibido do roqueiro Tico Santa Cruz, definido pelo próprio autor como uma narrativa "psicótica, suja e violenta". Inicialmente escrito em capítulos curtos para postar em seu blog, em poucas semanas virou fenômeno na rede. Uma leitura intensa e chocante sobre terror e caos, hipocrisia e preconceitos, política e serial killers. Mas, acima de tudo, sobre o lado mais sombrio de cada um de nós.




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra




Um bancário, dono de uma vida monótona e chata, encontra uma mulher sagaz e sensual. Ele resolve fugir do tédio ao lado de Lore, porém nem imagina que sua vida será mudada completamente. Com ela, ele embarca em uma viagem sem destino e sem volta, vivendo um dia de cada vez. Nesta viagem não existem regras e juízos de moral, apenas vontades satisfeitas.

Para conseguir dinheiro, eles precisam roubar. E, aos poucos, os escrúpulos escorrem pelos dedos e se perdem completamente. Eles se tornam ladrões violentos e serial killers. A viagem passa a ser regada por drogas, sexo e prazeres diversos. Porém, os caminhos do mundo podem ser mais perversos do que eles imaginam.

No meio dessa viagem alucinada, eles encontram mais uma tripulante para a sua comitiva: Milene. Porém, o que nosso protagonista não imaginava é que essa nova viajante fosse tão parecida com Lore em suas loucuras. O trio está formado e a estrada será banhada a sangue.

Tico Santa Cruz, em seu terceiro livro, nos apresenta uma estória diferente. Não tem fantasia, apesar dos personagens não serem reais; não é um livro de terror, apesar de a vida real ser assustadora. Tico nos mostra a realidade nua e crua e isso reflete na linguagem usada na obra: tão crua quanto a realidade. Porém, acima de uma estória, o livro é uma crítica escarrada.

Não é segredo para ninguém que o Brasil é um país com muita coisa para ser ajustada. Tico aborda exatamente isso, colocando o dedo na ferida: ele critica o governo, políticas públicas quanto às drogas, a monotonia e a rotina estressante da cidade, preconceitos múltiplos, inclusive o religioso, o esquema eleitoral e, também, o envolvimento de famosos e poderosos com o tráfico.

Para dar conta de tudo isso, o autor utiliza-se de personagens profundos e politicamente incorretos. Eles falam o que pensam, fazem o que sentem. Primeiro vem a vontade e depois a consciência. Todos os personagens principais têm essas características, apesar de em gradações e níveis de consciência diferentes, tornando-os únicos.

Outro ponto interessante e que agregou muito valor à obra foi a narração em primeira pessoa, o que nos permite conhecer melhor o protagonista. Entendemos seus medos, seus receios e sua vontade de se libertar. Suas opiniões fortes também ficam nítidas através desse tipo de narração.

Como já dito, a linguagem do livro é crua e direta, deixando a leitura ainda mais rápida. Há alguns palavrões no livro, mas nada demasiado. Todos eles foram colocados no texto de forma inteligente. Há também algumas cenas hot, mas, como não estão em excesso, não devem incomodar quem não curte esse tipo de literatura.

Pólvora nos proporciona uma leitura rápida e com altas doses de realidade. Dá para ler o livro em um dia apenas, tranquilamente. Para quem gosta desse tipo de literatura, o livro é mais do que indicado. Vocês não vão se decepcionar. Recomendo! Em resumo, Pólvora é um livro peculiar e bem elaborado, proporcionando uma leitura prazerosa ao leitor. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!



Comentários

  1. Olá, Luciano.
    Não sei se é um livro que quero ler. Eu gosto de quando os autores usam as histórias para criticar esses absurdos que vemos hoje em dia no nosso país. Mas por outro lado me pareceu que o livro é bem forte, o que já não gosto, prefiro leituras mais leves.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! O livro é forte sim, é preferível você ler uma obra mais leve. Para quem gosta e está acostumado com este tipo de livro, a obra é boa, para os demais podem sentir-se desconfortável ao longo da narrativa. Abraço!

      Excluir
  2. Acho interessante livros com personagens assim. Eu, pelo menos, passo a conhecer coisas novas e questiono também sobre minha moral e o lado que, inevitavelmente, me identifico.
    Ótima resenha! Vou procurar o livro. Deve ser muito interessante.
    Abraços, Luciano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maju! Quando puder leia o livro, você gostará da leitura. Que bom que a resenha lhe agradou. Abraço!

      Excluir
  3. Parece ser um livro realístico e interessante. Fiquei curioso em ler.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! A obra é interessante. Bom fim de semana. Abraço!

      Excluir
  4. Oi, Fabiano! Quando puder leia-o, certamente você gostará da leitura. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Gosto de revezar minhas leituras com livros de linguagem crua que me dão um choque de realidade. Ainda não conhecia esse e o assunto abordado me chamou atenção.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Certamente você se agradará de o ler. Abraço!

      Excluir
  6. Eu achei bem interessante essa ideia e fiquei nem curiosa, não vou negar. Mas como não sou chegada em leituras mais fortes assim, não sei se é um livro que eu encararia. Quem sabe um dia, né?!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen! Se o ler acabará por gostar da leitura. Arrisque-se sem preconceitos. Abraço!

      Excluir
  7. Oi Luciano,
    Um livro forte para se ler em um dia é difícil de encontrar, como eu gosto da ideia de sair da zona de conforto, tanto que leio darks, acho que arriscaria a leitura sim!

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Fico feliz em saber que você poderá ler o livro. Abraço!

      Excluir
  8. Oie Luciano!

    Não conhecia o livro nao, nao tinha conhecimento dele, mas parece que foi uma leitura interessante
    Essa epoca to meio fantasia e romance fofo, mas ach oque leria mais pra frente sim, é uma leitura mais forte...

    Bjs!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâmela! A obra é interessante, mais para frente seria interessante você ler o livro, pois você irá gostar. Beijo!

      Excluir
  9. Eu não sabia que o Tico também escrevia livros, é interessante até essa veia de escritor dele. Apesar de ser um livro bem interessante, não sei se leria nesse momento. Mas deixarei a dica anotada para um futuro. ^^ Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! Quando puder leia este livro, você gostará do conteúdo. Beijo!

      Excluir
  10. Oi
    nem sabia que o Tico Santa Cruz escrevia livros, pelo que falou parece uma obra um pouco pesada, mais interessante também.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Sim o Tico Santa Cruz possui alguns livros publicados. A obra é pesada. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog