Pular para o conteúdo principal

Poema: Aqui O Tempo Não Passa

Olá caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir. AQUI O TEMPO NÃO PASSA Aqui, onde o tempo não passa, sinto tua falta como se me faltasse o ar. A respiração pesa feito pedra bruta, e teu corpo é um convite ao desejo e à entrega total. Teu toque desperta o fogo que habita em mim. Teu beijo é revelação, paixão completa, um instante em que corpo e alma se reconhecem. Talvez eu não tenha tempo de redenção, talvez me perca de vez em tua imensidão, talvez sinta medo de me entregar, ou que tu não queiras me encontrar. Os dias seguem lentos, insossos, sem graça, mas ainda assim sigo vivendo e aprendendo. Quando o universo decidir, estará decidido, e eu, por fim, serei redimido de meus erros do passado e do presente. O futuro é incerto como chuva que cai às vezes para aliviar o calor, mas na ciranda da vida eu miro o teu altar, onde minha alma encontra repouso e chama. Gostaram? Até a próxima!

Resenha: Na Teia do Morcego

LIVRO: Na Teia do Morcego
ANO DE LANÇAMENTO: 2012
AUTOR:  Jorge Miguel Marinho
EDITORA: Gaivota
NÚMERO DE PÁGINAS: 256
CLASSIFICAÇÃO: ★★★★




Sinopse:
Se o herói desta inquietante narrativa é ou não o mesmo Batman das histórias em quadrinhos, este é o grande desafio para o leitor. Será que o conhecido Cavaleiro das Trevas se mudou para o centro de São Paulo e, por razões íntimas, não pretende retornar a Gotham City?



Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.



Se o Batman estivesse na sua cidade, isso seria bom ou não? Essa é a pergunta que alguns moradores da Consolação – São Paulo – começam a se fazer desde que um estranho mascarado começa a aparecer na cidade. Suas ações são suspeitas e confusas, o que causa estranhamento. As atividades criminosas diminuem, de certa forma, mas alguns comércios também perdem clientes. Pior, algumas pessoas acusam o Batman – seja ele o verdadeiro ou o falso – de cometer delitos.
Juntamente com o mistério do herói ou do louco que se veste de morcego, também temos a investigação da morte de Abigail. Após trabalhos, a polícia descobre que a queda que originou o óbito foi providenciada por alguém. Ou seja, temos um homicídio. O estranho problema é que na vizinhança, onde todos são moradores de bem, muitos parecem ter motivos para terem cometido o assassinato. A pergunta é: qual deles foi?
Quando um dos vizinhos suspeitos começa a investigar o ocorrido, coisas estranhas passam a acontecer. Os indícios parecem indicar para vários suspeitos. Pior, a estória com o Batman fica ainda mais complexa. A pergunta é: será que o leitor vai conseguir unir essa teia de acontecimentos e tirar uma conclusão?
Partindo dessa premissa, Jorge Miguel Marinho cria uma obra inteligente e muito diferenciada. Um assassinato em São Paulo pode até ser comum na literatura; contudo, um onde o Batman esteja envolvido não é. O que, no princípio, parece uma loucura, no fim mostra-se a melhor forma de inovar dentro de uma trama aparentemente comum.
O autor também merece destaque pelo experimentalismo literário e estético que ele empreende na obra. Quanto ao primeiro, temos uma gama enorme de gêneros literários para compor a obra. Acompanhamos ligações, cartas, e-mail, bilhetes, notícias jornalísticas e outros. A partir dessa multiplicidade de estruturas, os pontos são interligados, dando maior dinamicidade à leitura e sentido ao enredo. Isso deixa a leitura muito mais rica e envolvente.
O livro também conta com um tom bem ameno, divertido, deixando toda a narrativa bem próxima da realidade. Marinho se preocupa ao máximo de passar verossimilhança em sua narrativa. Afinal, já que seu livro é destinado para leitores mais jovens, não há nada melhor do que mostrar que a literatura pode trabalhar problemas reais sem ser algo chato, e ainda partindo de algo voltado para a fantasia.
Desta forma, resta-me indicar Na Teia do Morcego. A obra de Jorge Miguel Marinho é inovadora e envolvente. Ademais, mesmo sendo uma trama juvenil, consegue prender leitores adultos com muita facilidade. Sem dúvidas, obra recomendada. Em resumo, Na Teia do Morcego é uma leitura fascinante e surpreendente. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!



Comentários

  1. Oi Luciano,
    Primeiro, se o Batman estivesse na Consolação, eu já teria um ataque porque isso quer dizer que o perigo também está próximo, rs. Prefiro ele longe daqui de SP, rs.
    Achei a premissa bem interessante, só não gostei dessa capa não.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! A estória deste livro é maravilhosa. Quando puder leia-o, você irá se agradar da leitura. Concordo que a capa não seja atrativa, mas o conteúdo é o que importa. Pois vejo que é menos ruim um livro de capa feia tendo a estória agradável do que o contrário. Veja o exemplo de A Prometida da Kiara Cass. Abraço!

      Excluir
  2. Que diferente essa história, e que legal trazer para são paulo, uma narrativa tão interessante. Se eu visse a capa, não me chamaria muito a atenção, mas agora sabendo do que se trata, fiquei curiosa.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! O livro é maravilhoso, se puder não deixe de conferir a leitura. Abraço!

      Excluir
  3. Olá, Luciano.
    A capa é bem feia, ainda mais para o publico para o qual o livro é destinado. Se não fosse pela sua resenha eu nem olharia duas vezes para o livro . Mas achei o enredo muito interessante. Eu gosto quando tem alguma figura" famosa" assim nas histórias, sempre dá aquela atração a mais an leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luciano!
    Achei a premissa super interessante! Ainda mais por se passar em SP, minha cidade haha. Vou salvar a indicação :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  5. O Batman é um dos meus anti-heróis favoritos. Acho que, se ele estivesse na minha cidade, eu não sei se seria bom ou ruim... mas seria uma experiência no mínimo diferente... rs
    Anotei aqui a dica de leitura e gostei bastante de sua resenha. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! A leitura deste livro, além de ser diferente, é agradável e bem elaborada pelo seu criador. Que bom que a resenha lhe agradou. Beijo!

      Excluir
  6. É incrível ler um livro e sentir que o autor foi inovador, fugiu da mesmice e trouxe algo surpreendente.
    Ótima resenha, Luciano!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maju! Este livro surpreende o leitor pela inovação, juntamente com a inclusão de Batman o homem morcego. Se puder leia-o. Que bom que gostou da resenha. Abraço!

      Excluir
  7. Oi, Fabiano! O livro é excelente. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Achei perfeito que a escrita seja acessível, uai facilita muito a absorção do assunto. E gostei bastante do enredo proposto.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! O livro é excelente, se puder leia-o. Abraço!

      Excluir
  9. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Mas você começou essa resenha me puxando pelos braços e me obrigando a querer esse livro, não parece loucura nenhuma, aliás colocando no contexto Brasil e literatura, acharia o máximo ver crimes e o Batman. Amei a resenha, parabéns!

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa vou bem e você? Você irá amar a leitura. Quando puder leia este livro. Que bom que a resenha lhe agradou. Beijo!

      Excluir
  10. Oi Luciano, tudo bem?
    Que bacana que o autor conseguiu misturar estilos narrativos de uma forma que deu certo. Eu achei a premissa muito interessante, essa ideia de misturar Batman com um assassinato em SP é de fato muito criativa. Com certeza daria uma chance se o livro caísse em minhas mãos. :D
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? O livro é excelente, se tiver a oportunidade não deixe de conferir. Beijo!

      Excluir
  11. Luciano, QUE DEMAIS hahahahahah
    EU JÁ QUERO LER ESSE LIVRO
    amo o Batman hahahaha e pensou em SP?

    acho que é um dos meus heróis favoritos de todos os tempos e depois de ver a capa, achei super batman hahahah mas não tinha me tocado - é o tipo de capa que pode passar despercebida, porém.... ADOREI a ideia hahahahaha

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâmela! Você irá adorar este livro, caso venha a lê-lo. Que bom que gostou. Beijo!

      Excluir
  12. Hey Luciano! Tudo bem?
    Acho que se o batma se mudasse pra SP seria exatamente dessa forma kkk
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Thammy, vou bem e você? O livro é excelente, se puder não deixe de o conferir. Abraço!

      Excluir
  13. Se tem referências ao Batman, já me dá vontade de ler. A capa não me chama atenção, mas amei suas considerações.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! O livro é muito bom, se você gosta do Batman, certamente a leitura deste livro irá lhe agradar. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog