Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Até Eu Te Possuir

Livro: Até eu te possuir
Editora: Ella
Autora: Soraya Abuchaim




Sinopse:
Johanna Dorne é uma mulher que perdeu todas as pessoas que amou. As tragédias de sua vida começaram com um acontecimento marcante quando ela tinha 13 anos.
Três décadas depois, ela se transformou em uma mulher solitária, confusa e inclinada à autocomiseração, que não consegue manter contato social com ninguém. Até conhecer Michel Brum, um homem charmoso e misterioso que a resgata de sua vida patética, devolvendo-lhe a felicidade há tanto tempo perdida. Só que Michel acaba mostrando que não é tão perfeito assim, e um segredo mortal jogará Johanna novamente em um abismo.



Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Johanna é uma mulher solitária. Com o passar dos anos, foi perdendo uma a uma as pessoas que amava. Por isso, de certa forma, ela se sente amaldiçoada, como se a morte acompanhasse as pessoas que ela nutre algum carinho. Exatamente por isso, se mantém fechada, reclusa, evitando qualquer contado mais profundo, mais íntimo. Porém, tudo muda quando ela conhece Michel.
Com a entrada dele em sua vida, Johanna parece redescobrir a felicidade, o amor e o sentido da existência. Principalmente porque Michel é um príncipe quase encantando. Até que... Sempre havia um até que na vida de Johanna. O seu companheiro começa a se mostrar totalmente diferente de antes. O ciúme era latente; a dominação, constante. O sonho que parecia vívido vai murchando mais rápido que a protagonista imaginou.
Essa é a premissa de Até eu te possuir; um arco narrativo simples, mas muito poderoso, principalmente por causa da estratégia de desenvolvimento escolhida pela Soraya. Com a alternância entre presente e passado, a autora vai nos fazendo entender melhor como tudo aconteceu na vida da protagonista e como os elementos traumáticos vão se encaixando. O que era para ser um romance acaba ganhando, hora ou outra, ares de suspense, o que é ótimo.
Outra estratégia muito bem utilizada foi a narrativa em primeira pessoa. O fato da Johanna ser muito reclusa faz com que esse aspecto seja muito interessante, visto que somos levados a entrar em seus pensamentos, entender seus anseios e até as suas inseguranças. Essa narrativa permite, inclusive, nos fazer compreender melhor certos aspectos do relacionamento que parecem tão hediondos vistos por fora. A dependência que se estabelece, quando olhada por dentro, ganha outros ares.
Também é um fator determinante para que a obra se destaque a abordagem sobre os relacionamentos abusivos. Estes, existentes aos montes em nossa sociedade, são muito bem retratados na obra, fazendo que o livro ganhe até um aspecto de conscientização. Além disso, faz com que o leitor diminua seus julgamentos em relação às pessoas que são presas a esse tipo de envolvimento sentimental.
Outro ponto que agrada no livro é a escrita da autora, que consegue ser leve e densa ao mesmo tempo, demonstrando a profundidade de um bom romance e mantendo o ar mais soturno digno de um suspense. Isso faz com que o leitor fique preso à obra do começo ao fim.
O único ponto que estraga um pouco a experiência com a obra é a sinopse que revela demais. Se nela não fosse entregue, de cara, o aparecimento de Michel e seu papel no arco narrativo, talvez o mistério fosse mais profundo, e a experiência com a obra mais intensa. Contudo, esse é um detalhe pequeno diante do bom conteúdo da obra.
Em resumo, "Até eu te possuir" é uma obra muito boa, que trata de um assunto denso, e que possui excelentes personagens. Sem dúvida, uma obra nacional que merece ser conferida. Recomendo. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!


Comentários

  1. Olá, Luciano.
    Segundo o skoob eu já li esse livro. mas confesso que não lembro nada da história. Talvez se eu começar a reler eu lembre hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! O livro é muito bom. E além do mais é nacional muito bem escrito e elaborado.Se puder releia-o.

      Excluir
  2. Oi Luciano.
    Esse livro é meu favorito da Soraya. Ele tem um plot legal, apesar de ser previsível, uma grande atenção aos detalhes e uma forma de fazer acontecer a empatia que merece um destaque imenso.
    Amei sua resenha. Me deu vontade de reler a obra
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica. O livro é excelente. Que bom que você gostou da resenha. Se puder releia-o novamente, pois em tempos de isolamento social ler é um passatempo maravilhoso. Beijos!

      Excluir
  3. Oi Luciano, tudo bem?
    Excelente resenha! Adorei a parte que você menciona que o livro ajuda a compreender melhor a mente de quem permanece em relações assim. De fato o abusador constrói uma dependência na vítima que é difícil se desvencilhar. Parece uma ótima leitura pra entender o tema e ter mais empatia.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? O livro é excelente, ideal para os leitores entenderem o tema e ter mais empatia. Que bom que você gostou da resenha. Beijos!

      Excluir
  4. Olá Luciano!
    Adorei a resenha, prendeu minha atenção!!
    Também tenho essas impressões com as sinopses hahah Netflix também vem cometendo esses erros, quando acho o filme super interessante porem o trailer já contou todos os mistérios do filme.. falta confiança em entregar o produto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica! Que bom que a resenha tenha conseguido prender sua atenção. É chato quando ocorre essa situação não é mesmo! Quando puder leia o livro, pois apesar de a sinopse dizer "muito" sobre a obra, ela merece ser lida.

      Excluir
  5. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Que excelente resenha, não conhecia o livro nem a escritora. Vocês descreveu tão bem o livro sem contar todos os detalhes e me deixou com muita vontade de ler.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa vou bem e você? O livro é excelente. Vale a pena lê-lo. Beijos!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom ler resenhas de livros de autores nacionais, e adorei essa capa!
    Parabéns pelo blog e pela resenha, triste mas parece bom o livro.


    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! O livro é muito bom. Que bom que você gostou do blog e da resenha. Volte sempre!

      Excluir
  8. Luciano, sabe que eu ando tendo MUITO problema com sinopses e preferindo não lê-las? kkkk Alguns livros que eu li, só li a sinopse depois que ja tinha passado da metade ou terminado o livro para verificar se não tinha qualquer problema
    EU FICO LOUCA, mas bom que nesse caso não atrapalhou porque a obra é boa heheheheh
    Eu ja tinha visto uma resenha uma vez, mas isso ja foi há um bom tempo hehehe
    tinha esquecido dele, mas fiquei com vontade de ler de novo heheheh
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâmela! O livro é excelente, vale a pena ser lido . Beijos!

      Excluir
  9. Oi, Luciano!
    Que legal encontrar o livro da Soraya aqui. Ela é uma amiga querida e uma pessoa maravilhosa! :D
    Espero que você tenha a chance de ler outros livros dela também :)

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! É tão bom ler seus comentários por aqui. O livro é excelente, gostei muito de lê-lo. Espero poder ler novos livros da autora. Beijo!

      Excluir
  10. Esse livro eu não li, mas li um conto da autora que me surpreendeu tanto, que me apaixonei pela escrita dela. Comprei alguns outros livros dela depois disso, mas ainda não li. Não sei se esse foi um dos que comprei. Vou dar uma olhadinha aqui e se eu tiver, já pego pra ler!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog