Pular para o conteúdo principal

Poema: Olhos

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras!  Como estão? Hoje é dia de poema por aqui. Vamos conferir! Poema: Olhos Nos olhos se desvenda o universo.  Janelas da alma, fonte de emoção. Espelhos d'almas, razão de nosso verso. Repletos de mistérios, fogo e paixão. Olhos, abismo profundo e intenso. Revelam segredos, dizem a verdade. Expressando sentimentos com fluência. Cativando corações com fidelidade. No brilho dos olhos encontramos o amor. Intensidade pura, que nada pode esconder. É neles que se traduz a dor e amor. Refletindo as histórias de um ser. Olhos brilhantes, vivos e encantados. Expressam magia ao mero olhar. Criam conexões, laços apaixonados. Conduzem o desejo a se consumar. São janelas que captam o mundo lá fora. Absorvendo a beleza e o esplendor. Transmitem as cores da aurora. E o brilho das estrelas em seu fulgor. Nos olhos encontramos até mesmo a paz. A serenidade de um lago tranquilo. Um oásis em meio ao caos voraz. E que nossa alma encontra abrigo. Olhos que enfeita

Resenha: O Vilarejo

Livro: O Vilarejo
Editora: Suma de Letras
Autor: Raphael Montes



Sinopse:
Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.
As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.


Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


O Vilarejo começa mostrando a relação que o padre Peter Binsfeld fez entre alguns demônios e supostos pecados. Teoricamente, esses demônios são responsáveis por darem uma força para que as pessoas pequem. Partindo dessa premissa, Montes constrói contos, cada um deles relacionado com um demônio, mostrando o pior lado da humanidade.
Por razões de espaço e de resguardar a surpresa para os leitores, não falarei de todos os contos especificamente. Farei uma breve sinopse dos dois que mais me agradaram para aguçar a curiosidade e partirei para a análise da obra como todo. Assim sendo, apresento a você: Leviathan – as irmãs Vália, Velma e Vonda e Lúcifer – o negro caolho.
Em Leviathan, Raphael narra a vida de três irmãs. Vália é a mais velha e namora um dos rapazes mais desejados do vilarejo. Ela é feliz e realizada. Velma e Vonda são gêmeas e um pouco mais novas que Vália. Aparentemente, todas possuem uma boa relação. Porém, uma das mais novas começa a desejar o namorado da mais velha. Isso, definitivamente, seria um problema. A menos que...
Partindo dessa premissa, o autor cria um conto bom, inteligente e com personagens que ganham o leitor. O pecado cativado por Leviathan mostra-se presente com força total, mostrando até onde os humanos podem ir para saciar a sua vontade. Pela barbárie, me cativou. Um conto que merece ser lido.
Em Lúcifer, tudo começa com a chegada de um homem negro na cidade. A população branca, eufórica, quer matar o coitado. Porém, uma senhora interrompe o linchamento, diz que ele é um humano como qualquer outro e que merece respeito. Mostrando sua determinação, o leva para casa. Porém...
Nesse conto, Montes mostra outro lado bem interessante da humanidade: como nós somos o demônio que mais tememos. Parece duro, mas é a verdade. Com muita inteligência, ele constrói uma trama chocante e violenta, mas um tanto real. Sem dúvidas, foi o meu conto favorito do livro.
De uma maneira geral, é possível afirmar que Raphael Montes possui uma escrita ágil, fluida e bem inteligente. As páginas voam e "O Vilarejo" se torna uma obra para ser lida em uma sentada só.  Contudo, apesar dessa agilidade na escrita e de criar uma obra curta, os personagens são bem delineados, o que torna a obra mais completa.
Por outro lado, o cenário de "O Vilarejo" não foi totalmente explorado. Era possível fazer contos maiores, mais abrangentes ou, até mesmo, um romance. Aliás, caso o autor queira, uma continuação também funcionaria. Afinal, fica a vontade de conhecer mais sobre esse lugar tão assolado pelo clima e por seus próprios moradores. No final, espera-se mais sobre o vilarejo, sobre a população e esse mais não chega. Então, fica a esperança de novos contos ou um romance ambientado na região.
Outro ponto que gostaria de salientar é a comparação, contida na capa, de Montes com o King. Considero essa comparação injusta com o autor e até desleal. King é um autor experimentado, genial e um mestre no gênero; Montes ainda está dando seus primeiros passos na literatura. Além disso, a escrita dos dois é muito diferente. King é muito mais profundo, porém, sua escrita é lenta; Raphael consegue dar uma agilidade enorme à obra, mas, ao menos nesse livro, dá apenas a profundidade necessária para lermos um ótimo texto. Rapahel Montes é muito bom no que faz, mas não é o Stephen King e ainda não é um mestre. Aliás, essa “afirmação comercial” na capa pode até decepcionar alguns leitores. Afinal, se você for ler "O Vilarejo" procurando um novo Stephen King, irá se frustrar.
Diante desses aspectos, certamente indico "O Vilarejo", principalmente para quem está buscando um livro de terror mais leve. Se você busca um enredo que te envolva, te deixe apreensivo, mas que não te mate de medo, essa obra é para você. Além da boa escrita do autor, admirar as belas ilustrações também é um ótimo motivo para adquirir a obra. Em resumo "O Vilarejo" é mais que indicado para os amantes do gênero. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Oi, Luciano!
    Eu sou meio - muito! - medrosa, então sempre fico com pé atrás em livros do gênero, haha.
    Mas fiquei curiosa com a premissa dos pecados capitais e cada história ser nesse sentido.
    E, realmente, comparar qualquer escritor com King é injusto. O cara escreve há décadas e é consagrado. Hoje ninguém chega nem perto dele, né?
    Quem sabe daqui algumas décadas.

    Beijooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca! Este livro é de terror, mas é bastante light por assim dizer, um terror leve e gostoso de ser lido. Stephen King é incomparável, não existe atualmente escritor que se compare ao mestre King. Se você ler o livro, irás gostar da leitura, apesar de você não ter o costume de ler o gênero. Beijos!

      Excluir
  2. Eu sou bem curiosa para conhecer a escrita do autor, mas ainda não tive a coragem de ler esse livro. Prece ser uma boa pedida para quem curte terror e não tem medo de fantasmas... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! O livro é excelente para quem curte terror. Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Luciano!
    Acho que esse não é o tipo de livro que eu estou acostumada a ler, justamente porque sou medrosa pra essas narrativas! aushauhsaus
    De qualquer modo, suas resenhas são impecáveis e esta segue a mesma lógica: despertar em nós, leitores, a curiosidade.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Que pena que você seje "medrosa" para ler terrror. De todo modo, a leitura é recomendada aos adeptos do gênero. Beijo!

      Excluir
  4. Oi Luciano,
    Eu não gosto muito de terror, porém meu contato com a escrita do Raphael foi muito positiva, então por mais que eu não me anime a ler essa obra por livre e espontânea vontade, até arriscaria por conta do autor mesmo.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Que bom que você se interessou por lê-lo, apesar de não gostar de terror. Se o ler, verás que o livro é excelente.

      Excluir
  5. Oi
    eu já li resenhas bem positivas desse livro, porém não é um livro que faz meu estilo de leitura, por ser contos é mais difícil de aprofundar as histórias, porém o pessoal também falam super bem dos outros livros do autor.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! O livro é muito bom de ser lido, embora seja contos, vale a pena lê-lo.

      Excluir
  6. Muitas amigas já me indicaram esse livro, gostam muito. Adorei ler sua opinião também sobre a obra.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Luciano, que resenha perfeita! Amei, de verdade, tanto o lado bom do livro como sua critica entre os autores, você tem total razão, não foi este o caso, mas já li livros que possuíam este tipo de comparação e não foi nada daquilo, cheguei a ficar com raiva até!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com/2020/02/resenha-por-lugares-incriveis.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Comparar autor com intuito de vender mais livros é bastante injusto, pois gera expectativas no leitor que dificilmente serão supridas. Beijos!

      Excluir
  8. Olá, Luciano.
    Odeio essas comparações com esse ou outro autor nas capas e também com algum livro famoso. Cria-se uma certa expectativa e acaba frustando alguns leitores. Esse foi meu primeiro contato com o autor e gostei bastante do que encontrei, tanto que depois li 2 outros livros dele. E além da história boa, a edição é maravilhosa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! A edição está realmente maravilhosa. O autor escreve super bem, só é desnecessário a editora fazer comparação com o mestre do gênero.

      Excluir
  9. É bom que tenha avisado porque imagino que muita gente tenha ido esperando um novo King e se decepcionado. Leitores diferentes escrevem de formas diferentes e King está na ativa desde os anos 70 então quem sabe em um futuro, esse autor não seja tão bom quanto? Fiquei curiosa com O Vilarejo.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Acredito que você vai gostar do livro, pois você gosta do gênero e o livro é bem escrito, só é desnecessário compará-lo com o mestre King. Abraço!

      Excluir
  10. Oi Luciano!
    Eu li pouco de Stephen King mas o que li realmente tem essa descrição que você mencionou sobre a lentidão na escrita
    Não me arrisquei no Montes, mas todo mundo sempre tece elogios à ele
    Fiquei curiosa para ler O Vilarejo com a sua resenha... Tem um outro dele que falam bem que é o Jantar Secreto, você já leu?

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâmela! Eu já li muitos livros do Stephen King, pois eu gosto muito de ler terror e o King é mestre do gênero. Sobre o "Jantar Secreto" eu também já li a obra, e afirmo que é mais uma excelente obra do Raphael Montes. Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog