Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Morte Entre Poetas

Livro: Morte Entre Poetas
Editora: Primavera
Autor(a):Angela Vallvey


Sinopse:
O que deveria ser apenas um encontro entre prestigiosos membros da literatura nacional, converte-se em algo perturbador, ao ser assassinado com uma punhalada no coração um dos poetas participantes. Nacho Arán, poeta e meteorologista, chega ao local pouco depois de perpetrado o crime. Livre de suspeitas, Nacho dedica-se a investigar os outros participantes. Logo descobrirá que quase todos eles têm algo contra o morto e perceberá que o requinte intelectual e a suposta sofisticação da cultura não servem como vacina contra o mal e as paixões violentas, contra o ódio e o desejo de vingança... Ágil e sutil, mas profunda, brilhante e divertida, Morte entre Poetas é um autêntico sucesso de narrativa, que deslumbrará os leitores. Uma história deliciosa que presta uma homenagem aos antigos romances de Agatha Christie e às guerras literárias de Pío Baroja.


Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Não conhecia a escrita da Ángela Vallvey e, depois da leitura desse livro, posso dizer que me encantei. Além de romancista, é poetisa e jornalista, o que confere uma multiplicidade de abordagens na sua obra, deixando o livro surpreendente.
Vallvey nos apresenta Nacho Arán, meteorologista que se tornou poeta, apesar de ser mais conhecido por gerir um site na internet, junto com sua tia, que investiga crimes. Após desvendar alguns casos, Arán se tornou ainda mais conhecido, contudo sua renda ainda provém do trabalho de meteorologia em uma TV.
Porém, a sorte de Nacho na literatura parece que mudará quando ele é convidado para um congresso com outros poetas, os melhores do seu país. Ele, honrado, prontamente aceita, mas só pode ir ao evento três dias após o início, pois não conseguiu dispensa de seu trabalho na TV.
Ao chegar a Cigarral, local do prestigiado evento, Nacho é surpreendido com a notícia de um assassinato. Um dos poetas participantes havia sido morto com uma punhalada no coração. Sendo o único livre de suspeitas, ele resolve começar uma investigação particular. Porém, será que entre tantos poetas, homens e mulheres cultos, havia um assassino? Quem teria motivos para matar um inofensivo poeta? Ou será que a poesia não é tão inofensiva assim?
Ángela Vallvey nos cativa do começo ao fim com sua obra. O primeiro choque que temos ao começar a leitura do livro é o modo de narração. Eu sou fã assumido de literatura policial e nunca vi nada do tipo. Ao invés da linguagem simples e ágil, a autora emprega uma narração quase poética, empregando inúmeras figuras de linguagem.
Outro ponto que me ganhou foi as diversas referências a poetas e renomados escritores. Aprendi muito mais com esta obra do que com muitas aulas de literatura que tive por aí e com muitos livros de crítica literária. A autora soube misturar com perfeição literatura de alta qualidade, suspense e assassinatos.
Apesar dessa linguagem poética e das referências, a leitura flui rápido; terminei a leitura de maneira rápida. Obviamente, a leitura não é tão ágil quanto à dos demais livros do gênero, porém, isso é esperado devido toda a profundidade da escrita da autora. É um livro diferenciado, gostoso de ler. Eu me surpreendi e tenho certeza de quem o lê, se surpreenderá também.
Além disso, a autora soube aprofundar muito bem os personagens, desbravando-as até o fundo de suas almas. Com o decorrer da obra, percebemos que os poetas tem um lado obscuro muito profundo, transformando todos em suspeitos. Eu, sinceramente, não sabia em quem apostar as minhas fichas. E, mesmo quando me decidi, acabei errando o assassino. Mais um ponto positivo para a autora, evidentemente.
Certamente foi uma leitura muito satisfatória e que me agregou em muitos aspectos.  Pretendo ler outros livros da autora, seja em prosa, como esse, ou poesias, outro gênero que eu amo. Para mim, esse livro foi mais do que uma obra incrível, foi uma descoberta literária.
Se você gosta de livros com uma linguagem poética, esse livro é uma leitura obrigatória. Para quem gosta da boa literatura policial, esse livro também é uma excelente opção; saia da rotina e desbrave este livro maravilhoso. Em resumo "Morte entre Poetas" é uma leitura recomendadíssima para os fãs do gênero, e mesmo para os que não tenham o costume de ler o gênero, mas querem se aventurar neste tipo de livro, sem dúvida a leitura o satisfará. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Hey Luciano! Tudo bem?
    Não conhecia o livro nem a autora, mas adoro quando a história tem referência a grandes poetas e escritores!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamiris estou bem e você? A obra é maravilhosa. Leia o livro, irás gostar.

      Excluir
  2. Olá, Luciano.
    Eu não sou muito fã de linguagem poética. Porém amo um bom livro policial e o enredo até me lembrou um pouco os da Agatha. Se der vou ler ele sim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Acredito que você vai gostar desse livro, embora carregue poesia, é um excelente livro policial.

      Excluir
  3. O livro parece trazer um conteúdo muito interessante. Porém não sou familiarizada com esse gênero e talvez não iria gostar da leitura.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! É uma pena você não ser familiarizada com o gênero, pois o livro é muito bom. Beijos!

      Excluir
  4. Amei a resenha, espero encontrar à venda todos os livros que tenho me interessado por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! O livro é maravilhoso. Espero que consiga encontrar e lê-lo.

      Excluir
  5. Oi Luciano, tudo bem?
    Como fã de literatura policial, adoro receber novas dicas do gênero.
    Achei a premissa do livro super interessante, com certeza leria se tivesse a oportunidade de tê-lo.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? O livro é maravilhoso, você que é fã do gênero certamente vai se agradar da leitura. Beijos!

      Excluir
  6. Oi Luciano,
    Poesia e policial seriam duas coisas que eu não pensaria em colocar juntas, mas que lendo sua resenha, parece funcionar. Não sou fã de poesias, mas arriscaria a leitura para conhecer.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra. Essa mistura, digamos inusitada funcionou muito bem neste livro. Leia-o, e irás se surpreender.

      Excluir
  7. Oi Luciano, eu amei a proposta do livro e fiquei muito curiosa com sua resenha, este livro possui muitos elementos que adoro!

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  8. Luciano. Deu vontade de ler ,pois sua resenha é perfeita!Não conhecia o livro!

    Obrigada pela visita e volte sempre!

    Beijos sabor carinho e uma terça_feira abençoada!

    Donetzka

    Blog Magia de Donetzka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Donetzka! Leia sim, pois o livro é maravilhoso. Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog