Pular para o conteúdo principal

Resenha: Os Malaquias

LIVRO: OS MALAQUIAS  ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: ANDRÉA DEL FUEGO EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS NÚMERO DE PÁGINAS: 200 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse: Após perderem os pais, os irmãos Nico, Júlia e Antônio veem-se diante de nova realidade. O mais velho, ainda criança, passa a trabalhar na fazenda de um poderoso da região; a menina, por sua beleza, é adotada e levada para outra cidade; o caçula, um garoto que não cresce, é acolhido pelas freiras do orfanato. Separados ainda na infância, os três vão seguir diferentes caminhos, a um só tempo fantásticos e reais. A escassez de água, de amor e de unidade, que acompanha a família desde o raio que a originou, torna-se abundância à medida que as páginas do livro revelam novas e extraordinárias personagens ― freiras francesas, traficantes de bebês, espíritos ancestrais e pessoas que desaparecem no vapor de um bule a ferver ―, entremeadas por um vale mágico, despertado pela chegada de uma hidrelétrica à cidade de Serra Morena, onde pouco a pou

Resenha: Diário do Farol

Livro: O Diário do Farol
Editora: Alfaguara
Autor: João Ubaldo Ribeiro

Sinopse:
Em "Diário do farol", um clérigo amoral e inescrupuloso relata as maldades que perpetrou ao longo da vida. Os maus-tratos que sofreu na infância mudaram profundamente sua forma de ver o mundo: ele constatou que não havia motivos para ser bom, e decidiu que seria para sempre mau. Deixando de lado o filtro de qualquer valor moral, o padre lança mão de astúcia, dissimulação, violência e todo tipo de recurso torpe para atingir seu principal objetivo – tornar-se o pior dos seres humanos.
Com sua prosa engenhosa, João Ubaldo Ribeiro constrói um protagonista memorável, capaz de dialogar intensamente com o leitor e levá-lo a questionar os limites da moralidade humana.


Olá queridos leitores e leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Para os (as) leitores (a) habituados a lerem João Ubaldo Ribeiro sabem que sua escrita é bastante rica e inconfundível, se comparada à outros escritores de nome em evidência.
Além da profunda sondagem psicológica que não deixa nada a dever a um Dostoiévsky e que supera a habilidade narrativa de Poe (de quem o autor teve clara inspiração), João Ubaldo Ribeiro compôs uma estória robusta, daquelas que não nos deixam largar o livro um minuto sequer, que investiga parte da oculta podridão endógena da sociedade brasileira, situando a trama numa época bastante propícia para esse tipo de reflexões: a ditadura militar de 1964. É, enfim, um livro valiosíssimo para repensarmos nossa sociedade nesses tempos tão incertos e de ausência de compaixão, com perigos de extremismos cegos à realidade, em que estamos vivendo.
Nesse livro de João Ubaldo Ribeiro não vemos um psicopata carismático ou excessivamente louco a lá Stephen King nem nada tão idealizado com base em teses acadêmicas e pintado com as tintas do imaginário popular como um Hannibal Lecter, por exemplo, mas, sim, um ser humano complexo e realista que não se importa com noções de bem e mal, alguém que, até certo ponto, não sente remorsos ou arrependimentos, alguém de inteligência acima da média mas sem quaisquer freios morais, alguém internamente machucado que se utiliza das hipocrisias sociais para satisfazer os próprios desejos egoístas e que, insulado de contato humano real, vive de máscaras e tramoias vingativas engendradas por um ódio doentiamente paciente. A obra é reveladora, pois revela de forma magistral o lado feio da raça humana. Se você querido leitor e caríssima leitora não tiver estômago forte é melhor passar longe da experienciação de leitura desse livro, pois aqui, em certos momentos a leitura lhe causará repugnância e nojo, muito embora a obra não deixe de ser considerada como um livro genial. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!





Comentários

  1. Oi Luciano,
    Confesso que a dica de hoje não fez muito meu estilo, não devo ter estômago, como você mesmo disse, rs.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Que pena, pois o livro é sensacional, mas certamente não é um tipo de leitura para todos (as).

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi, Monique! A obra é sim impactante, mas é muito boa de ser realizada.

      Excluir
  3. Oi Luciano, eu amei sua resenha e suas palavras, foi muito bem escrita, porém, não é o tipo de livro que leio, tanto é que fujo de Stephen King ou até mesmo Poe hehe...

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Que pena, pois a leitura é extasiante e agradabilíssima. Beijo!

      Excluir
  4. Oi
    pelo que falou o protagonista parece ser um personagem mau e com sérios problemas, parece ser uma boa leitura para que curte o estilo que não é meu caso, mas gostei de conferir a resenha.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! O protagonista sofre com problemas psicológicos seríssimos, e a leitura é impactante.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog